Maldição do conhecimento: o que é e como funciona esse viés?

8 de novembro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 59 seg


A maldição do conhecimento é um tipo de viés cognitivo. Com este viés, a pessoa não consegue se comunicar de forma eficiente com outra pessoa.

Na prática, a maldição do conhecimento é a tendência das pessoas com maior grau de instrução de usar termos muito técnicos ou acadêmicos para se comunicar com pessoas sem tanta instrução.

Também chamado de Curse of Knowledge, esse viés pode ser percebido ao se conversar, por exemplo, com profissionais como médicos, advogados e analistas da bolsa de valores.

Esses profissionais tendem a usar um linguajar muito técnico, o que dificulta a compreensão por parte das outras pessoas que não têm o mesmo grau de instrução sobre certo assunto.

Inclusive, muitas vezes os profissionais estão usando um linguajar técnico e nem percebem. O ruim dessa situação é que a comunicação entre as partes não é eficiente.

Quais são as características da maldição do conhecimento?

A maldição do conhecimento é caracterizada como um viés cognitivo. Ou seja, ele é um erro sistemático de interpretação.

Existem vários tipos de vieses cognitivos que podem afetar a nossa forma de ver o mundo e levar à interpretações errôneas. Sendo que muitos vieses se relacionam.

Por exemplo, a maldição do conhecimento se relaciona com o viés da retrospectiva e a pressupostos equivocados sobre o conhecimento de terceiros.

Desse modo, esse viés é causado pela diferença entre o nível de capacitação entre indivíduos.

Nesse sentido, quanto maior for essa diferença de nível de instrução, maiores são as chances da maldição do conhecimento aparecer.

Além disso, a maldição do conhecimento é caracterizada por ser involuntária.

Em outras palavras, a pessoa com nível superior não percebe que está usando termos que a pessoa de nível inferior não compreende.

Sendo assim, a pessoa de nível superior acredita que está se comunicando de forma clara. Em contrapartida, a pessoa de nível inferior não entende o linguajar, muitas vezes técnico, da outra pessoa.

É claro que pode acontecer ainda de uma pessoa de nível de instrução superior usar uma linguagem mais técnica para impressionar ou constranger outras pessoas.

Mas neste caso, isso é feito de forma consciente. Logo, não é a maldição do conhecimento.

Qual a origem?

A maldição do conhecimento tem como origem a dificuldade de algumas pessoas em se colocar no lugar do próximo. Ou seja, falta um pouco de empatia para se colocar no lugar do outro.

Dessa forma, esse viés pode ser evitado se a pessoa de grau de instrução superior se colocar no lugar do outro e ver se o seu discurso é compreensivo para uma pessoa que não tem o mesmo grau de instrução que ela.

Lembrando que esse viés não é proposital. Portanto, a pessoa simplesmente não pensou em se colocar no lugar da outra, pressupondo que qualquer um entenderia o que ela está dizendo.

Um dos motivos para isso, é que o ser humano tem a tendência de reinterpretar os eventos do passado.

Com isso, tendemos a moldar o passado para a realidade presente, só que de forma distorcida para que os eventos se encaixem com a nossa realidade atual.

Dessa forma, não conseguimos nos colocar no lugar do próximo, pois o nosso cérebro não permite nem mesmo que a gente se coloque no nosso próprio lugar de forma correta.

Efeitos desse viés cognitivo

Um dos efeitos deste viés é que a comunicação entre duas pessoas com graus de instrução diferentes, pode não ser efetiva.

Em outras palavras, uma pessoa fala enquanto a outra não entende nada. Portanto, a comunicação entre as partes não ocorre de forma clara e satisfatória.

Além disso, a pessoa que não está entendendo o que está sendo dito, tende a desviar a sua atenção. Isso porque, é difícil manter a concentração em algo que você não está entendendo.

Por fim, existe ainda o fato de que esse viés pode levar à tomada de decisão errada. Isso ocorre pois a pessoa não entendeu as informações que lhe foram passadas, logo, ela pode tomar decisões erradas.

Por exemplo, vamos supor que um investidor leigo esteja conversando com um analista de ações da bolsa. Mesmo que o investidor se esforce, dificilmente ele vai entender o linguajar técnico do analista.

Desse modo, o investidor pode acabar investindo nos ativos errados, pois não entendeu o que o analista quis dizer sobre os ativos.

Como contornar a maldição do conhecimento?

Uma forma de evitar a maldição do conhecimento é se perguntar: a minha comunicação está clara? Qual o grau de instrução da pessoa que estou conversando? Eu estou usando termos técnicos?

Com essas perguntas, você pode começar a se colocar no lugar da outra pessoa. Se você chegar à conclusão de que a pessoa não está te entendendo, você pode tornar a sua comunicação mais simples e clara.

Dependendo da situação, você pode recorrer ainda a conteúdos visuais para mostrar o que você está tentando explicar com palavras.

LEIA MAIS

Declinismo: o que é e como funciona esse viés cognitivo?

Viés da informação: aprenda o que é e qual sua origem

Ilusão de superioridade: aprenda o que é e como funciona

Viés atencional: descubra o que é e como funciona!

Efeito de ambiguidade: o que é e como funciona esse viés?

Desconto hiperbólico, o que é e como te afeta?

Viés atencional: descubra o que é e como funciona!

Fontes: The cap, Mais retorno e It forum.