Os 4 melhores investimentos para os autônomos aplicarem

22 de fevereiro de 2023, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 25 seg


Existem boas opções de investimentos para autônomos que desejam construir um patrimônio ou apenas ter uma segurança financeira. Por exemplo, a previdência privada é uma forma de investir e ainda garantir uma aposentadoria com boas condições financeiras.

Muitas vezes, os autônomos evitam ou desconsideram a possibilidade de fazer investimentos, já que não recebem um valor fixo mensal. Mas o fato da renda variar é apenas mais um motivo para você construir um patrimônio e garantir sua saúde financeira.

Além disso, muitas pessoas evitam investir por falta de conhecimento sobre investimentos, achando que é um bicho de sete cabeças e que é preciso de muito dinheiro para investir. No entanto, existem ativos fáceis de investir e que não exigem muito de você, como você vai perceber nesse texto!

Os 4 melhores tipos de investimentos para autônomos

Alguns bons investimentos para autônomos são:

1- Tesouro direto

O tesouro direto é uma das opções mais interessantes para quem está começando a investir. Isso porque, além de oferecer um bom rendimento, ele ainda é um dos investimentos mais seguros do mercado.

Existem três tipos de tesouro direto: Tesouro Selic, Tesouro Prefixado e Tesouro IPCA+. Em resumo, o Tesouro Selic remunera a Selic do período, sendo assim, ele é um título pós-fixado. Já o Tesouro Prefixado oferece uma taxa de juros desde a aplicação até o vencimento, sem alteração.

Por fim, temos o Tesouro IPCA+, um título híbrido que oferece uma taxa de juros mais o IPCA do período. Como o IPCA mede a inflação, o Tesouro IPCA+ garante um retorno acima da inflação, o que é muito vantajoso em épocas de inflação alta.

2- Fundo de investimento

Os fundos de investimento funcionam como uma reunião de investidores com foco na aplicação em um setor ou ativo em específico. Existem vários tipos de fundos de investimento, que investem nos mais diversos tipos de ativos.

O grau de risco do fundo depende do tipo de ativo que ele investe. O ideal é que você escolha o fundo que melhor se encaixa ao seu perfil e ao seu objetivo ao investir. Por exemplo, os fundos multimercado são uma boa opção de investimentos, pois eles proporcionam uma boa diversificação na carteira.

3- Previdência Privada

A previdência privada é uma boa opção de investimento para autônomo, pois muitos autônomos têm dificuldade em organizar seu fluxo de recolhimentos ao INSS e acabam acumulando pouco tempo de contribuição ao longo dos anos, o que dificulta na hora de aposentar.

Nesse sentido, um plano de previdência privada é uma forma de garantir que você vai se aposentar com uma boa renda. Você pode ainda se aposentar da forma tradicional e com a previdência privada, com isso você tem uma renda ainda maior.

4- Seguro de vida resgatável

Por fim, temos ainda a opção do seguro de vida resgatável, que não é um investimento mas funciona como uma boa proteção financeira. Em resumo, o seguro de vida resgatável tem as mesmas coberturas de um seguro de vida comum, mas ele também oferece a possibilidade de resgate antecipado após período de carência.

Sendo assim, esse tipo de seguro proporciona uma segurança financeira caso você fique sem renda, por exemplo, pois você pode resgatar o seguro.

Como os autônomos podem organizar as finanças para poderem investir?

Antes de investir, siga algumas dicas:

1- Organize suas finanças

O primeiro passo para organizar suas finanças, é verificar quais são seus gastos e fontes de renda. Se você é autônomo, é essencial também separar os gastos pessoais das contas da empresa. A mistura dos dois pode gerar muita confusão, por isso, mantenha tudo sempre separado.

Em relação às despesas pessoais, analise quais são seus gastos fixos, variáveis e supérfluos. Depois disso, verifique quais gastos podem ser cortados. Ao reduzir os gastos você consegue aumentar o valor que será destinado aos investimentos.

2- Crie uma reserva de emergência

Antes de pensar em investir, você precisa se organizar para criar uma reserva de emergência. Em resumo, a reserva de emergência é uma reserva que deve ser usada apenas em casos de imprevistos. Ela é essencial para que você tenha tranquilidade financeira.

O valor da reserva varia bastante, mas no geral é equivalente às despesas de 6 meses. No entanto, em casos de autônomos, o recomendado é que esse valor seja maior, já que as receitas variam.

3- Estude sobre investimentos

Não invista sem estudar sobre investimentos, pois você pode acabar cometendo erros que irão resultar em prejuízos financeiros. Você pode estudar sobre investimentos de várias formas como, por exemplo, por meio de canais no YouTube, livros e cursos.

Os livros são uma boa opção para você aprender sobre a teoria, já os cursos como A Única Verdade Possível, por exemplo, te ensinam na prática como investir.

4- Conheça seu perfil de investidor

Saiba qual é o seu perfil de investidor, para que você escolha os ativos de acordo com o nível de risco que você está disposto a correr. Os três tipos de perfis são:

Enfim, escolher os ativos de acordo com o seu perfil é essencial para que você tenha sucesso ao investir e consiga realizar seus objetivos.

5- Entenda sobre os tipos de investimento

Além de estudar sobre investimentos em geral, é essencial que você estude sobre os tipos de investimento disponíveis. Você não precisa estudar todos, já que existe uma variedade enorme no mercado.

Mas estude sobre os investimentos que se encaixam no seu perfil de investidor, assim você ficará apto a escolher o melhor ativo de acordo com os seus objetivos ao investir.

6- Invista

Por fim, invista. Investir é uma ótima forma de fazer o seu dinheiro render. Sendo assim, investindo no longo prazo você pode construir um sólido patrimônio. Lembre-se sempre de investir com foco no longo prazo e não acredite em promessas de dinheiro rápido e fácil.

Fontes: O seu dinheiro vale mais, Materialize e, por fim, Mag.