Os 6 melhores investimentos para quem tem perfil arrojado

17 de março de 2023, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 38 seg


Os melhores investimentos para o perfil arrojado são os ativos que têm grandes chances de altos retornos, apesar do alto nível de risco. Afinal, o investidor arrojado está disposto a correr os maiores riscos, desde que exista a chance de obter altos retornos.

Apesar de aceitar correr grandes riscos, caso tenha o perfil arrojado, não deixe de analisar bem um ativo antes de investir. Se você não analisar o ativo, pode acabar se arriscando por um ativo que não tem um retorno tão interessante.

Por exemplo, as ações são boas opções de aplicações. Existem empresas na bolsa que são arriscadas, mas que as chances de retorno são altas. Da mesma forma, existem empresas arriscadas que proporcionam um baixo retorno.

Quais são os melhores investimentos para quem tem o perfil arrojado?

Algumas boas opções para os investidores arrojados são:

1- Ações

As ações são um dos investimentos mais famosos do mercado, e podem ter diferentes graus de risco. Se você é um investidor arrojado, pode optar pelas ações mais arriscadas, que possuem grandes chances de altos retornos como, por exemplo, as small caps.

O risco das ações deriva do fato de que o preço pode subir ou descer, fazendo com que você ganhe ou perca dinheiro. Mas não existe nenhum tipo de garantia. Ainda há o risco da empresa quebrar e os investidores ficarem no prejuízo.

Por isso, mesmo sendo um investidor arrojado, vale a pena analisar bem a empresa antes de investir. A ideia é estar ciente do risco que você está correndo e se preparar para lidar com ele. Ou seja, nada de sair investindo em qualquer empresa, pois você pode ter muitos prejuízos.

Além disso, é essencial investir sempre com foco no longo prazo, independente do seu perfil e do ativo escolhido. Ao focar no longo prazo, você consegue construir um patrimônio sólido ao longo do tempo.

2- Fundos multimercado

Os fundos, no geral, funcionam como uma reunião de investidores com foco na aplicação em um setor ou ativo em específico. No caso dos fundos multimercado, o patrimônio é aplicado em diferentes setores e ativos, por exemplo, ele pode aplicar em ações, renda fixa, câmbio e etc.

A grande vantagem dos fundos multimercado é que eles proporcionam uma boa diversificação para a carteira do investidor, já que eles aplicam em vários tipos de ativos ao mesmo tempo.

O nível de risco varia de acordo com a estratégia adotada pelo gestor, por isso, antes de investir verifique se a gestão do fundo condiz com os seus objetivos de investimento.

3- Investimentos para perfil arrojado: Fundos de ações

Os fundos de ações funcionam de forma parecida com os fundos multimercado, mas neste caso o gestor aplica a maior parte do patrimônio do fundo em ações. O nível de risco do fundo vai depender da estratégia adotada pelo fundo na escolha de ações, já que algumas ações são mais arriscadas do que outras.

Assim como os fundos multimercado, os fundos de ações têm a vantagem de proporcionar diversificações para a carteira do investidor. Mas neste caso a diversificação é restrita às ações. Outra vantagem é que você não precisa analisar as empresas, pois essa é a função do gestor do fundo.

A desvantagem dos fundos de ações e de outros fundos disponíveis no mercado, são as taxas cobradas. Por exemplo, você precisa pagar a taxa de administração e a taxa de performance. Por isso, antes de investir não deixe de conferir quais são os custos de investir no fundo.

4- Fundos imobiliários

Os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) são fundos focados em aplicar em imóveis ou títulos do setor imobiliário. Os FIIs não são tão arriscados, pois passam por poucas variações. Mesmo assim, eles são uma boa opção para compor a carteira dos investidores arrojados.

Uma das vantagens dos FIIs é o pagamento de proventos quase todos os meses. Você pode usar esses proventos para reinvestir e aumentar a sua participação no fundo ou pode usar esse dinheiro como uma espécie de “salário”. No entanto, apenas reinvestindo os proventos você consegue usufruir da mágica dos juros compostos.

5- BDR

Os Brazilian Depositary Receipts (BDRs) são certificados negociados no Brasil e que representam ações de empresas internacionais. Sendo assim, os BDRs são uma forma de diversificar a carteira internacionalmente, por meio da bolsa brasileira.

Outra opção, é abrir uma conta em uma corretora internacional, fazer a transferência e investir diretamente no exterior. A vantagem disso é que você tem acesso a uma enorme quantidade de ações internacionais.

6- Investimentos para perfil arrojado: ETF

Para encerrar a lista de investimentos para perfil arrojado, temos os ETF – Exchange Traded Fund, que são fundos de índice. O intuito desse fundo é seguir um índice de referência, proporcionando um rendimento similar ao índice.

Existem vários tipos de ETFs disponíveis na bolsa de valores, que acompanham diferentes índices. Vale a pena analisar as opções e escolher a que melhor se encaixa com seus objetivos.

Fontes: Renovainvest e Vai investir.