Quais são os tipos de treasuries?

20 de julho de 2022, por Sidemar Castro

Tempo de leitura médio: 6 min, 21 seg


No mercado norte-americano existem vários tipos de treasuries, isto é, títulos de dívida do governo dos EUA. Eles diferem entre si em relação aos prazos de vencimento, sendo um investimento com baixo risco, uma vez que eles têm a garantia do governo do país com a maior economia do planeta.

No total existem quatro tipos de treasuries: T-Bonds, T-Notes, T-Bills e TIPS.

Quer saber mais sobre cada um deles? Então, continue a leitura e aprenda mais esse tipo de investimento internacional.

O que são treasuries?

Os treasuries americanos são títulos de dívida do Departamento do Tesouro dos EUA. Sendo que eles servem como uma forma do governo arrecadar recursos para financiar as atividades públicas do país.

Os EUA não é o único país que emite títulos com a intenção de captar recursos. Por exemplo, no Brasil, nós temos o Tesouro Direto, que funciona de forma similar aos treasuries americanos.

No entanto, como os treasuries são emitidos em dólar, por uma das maiores economias do mundo, eles são considerados como um investimento muito seguro. Isso porque a garantia dos treasuries é feita pelo próprio governo norte-americano. As chances da economia americana quebrar e os EUA dar calote nos investidores é bem pequena.

Como são os títulos mais seguros do mercado, a taxa oferecida não é tão alta. Afinal de contas, no mercado existe uma relação entre risco e retorno.

No Brasil, por exemplo, os títulos do Tesouro Direto são considerados como a opção de investimento mais segura do país. Mas se compararmos os treasuries e o Tesouro Direto, os primeiros são mais seguros, já que a economia dos EUA é bem maior e mais estável do que a brasileira.

Enfim, como são muito seguros, os treasuries são muito usados como ativos de proteção.

Dessa forma, quando o mercado está passando por instabilidades e insegurança, é normal que os investidores procurem esse tipo de ativo.

Tipos de treasuries

Os tipos de treasuries são:

1. Treasury Bills

Os Trasury Bills são também chamados de T-Bills.

Eles são títulos de dívida do governo dos Estados Unidos, emitidos pelo Tesouro Nacional americano. São caracterizados por terem um prazo de validade de curto prazo, normalmente com vencimento em um ano ou até menos. Mesmo assim, são considerados títulos de baixíssimo risco.

Os T-Bills são emitidos para financiar as atividades do país. O investidor pode comprar os títulos emitidos pelo tesouro com uma rentabilidade que será resgatada no vencimento do título. Por isso, os T-Bills são vistos como investimentos de renda fixa, conservadores e seguros.

Os títulos são emitidos com um valor descontado em relação ao valor de face ao título de fato. Por exemplo, um título com valor real de $1.000,00 pode custar, no momento da compra, $950. A diferença do valor real e do valor de aquisição é determinada pela taxa de juros oferecida pelo título na hora da contratação.

Os rendimentos obtidos através dos T-Bills são isentos de taxas estaduais e locais, mas estão sujeitos ao imposto de renda federal e, portanto, devem ser declarados.

2. Treasury Notes

Os Treasury Notes, ou T-Notes, têm um prazo de vencimento mais longo do que os T-Bills, sendo emitidos pelo governo americano. Eles são uma modalidade de investimento em renda fixa e são usados principalmente para financiar os gastos do governo.

Os T-Notes têm prazos de vencimento que variam de 2 a 10 anos. O pagamento dos juros é feito semestralmente até a data de vencimento do título. A taxa de juros é estipulada no período do investimento, e o investidor que emprestou o dinheiro o receberá de volta com o acréscimo de uma determinada porcentagem.

Estes títulos são considerados um dos investimentos mais seguros do mundo. Eles são negociados no mercado secundário, o que oferece mais liquidez ao investimento. Os rendimentos obtidos estão sujeitos ao imposto de renda federal, mas são isentos de impostos estaduais e municipais.

Os T-Notes, juntamente com os T-Bills e os T-Bonds, formam o conjunto de títulos conhecidos como Treasury Securities. A principal diferença entre eles está no tempo de maturação do investimento. Os T-Bills têm vencimento de até 12 meses, os T-Notes entre 1 e 10 anos, e os T-Bonds têm maturação acima de 10 anos.

3. Treasury Bonds

Os Treasury Bonds são conhecidos como T-Bonds. São títulos de dívida pública emitidos pelo governo dos Estados Unidos e têm um prazo de vencimento superior a 10 anos e são usados para financiar os gastos do governo.

Os T-Bonds rendem juros periódicos até a data do seu vencimento. O pagamento dos juros é feito semestralmente. A taxa de juros é estipulada no período do investimento, e o investidor que emprestou o dinheiro o receberá de volta com o acréscimo de uma determinada porcentagem.

Considerados um dos investimentos mais seguros do mundo, são negociados no mercado secundário, o que oferece mais liquidez ao investimento. Os rendimentos obtidos através dos T-Bonds estão sujeitos ao imposto de renda federal, mas são isentos de impostos estaduais e municipais.

4. TIPS

Os TIPS, sigla em inglês para “Treasury Inflation-Protected Securities”, são títulos de dívida pública emitidos pelo governo dos Estados Unidos. Eles são uma modalidade de investimento em renda fixa que oferece proteção contra a inflação.

O valor principal dos TIPS aumenta conforme a inflação aumenta. Isso significa que, se a inflação aumentar, o valor principal do TIPS também aumentará, e o investidor receberá mais dinheiro quando o título vencer. Ou seja, os TIPS uma opção popular para proteger portfolios da inflação e para diversificar, reduzindo o risco ou volatilidade da carteira.

Como investir em Treasuries no Brasil?

Mesmo estando no Brasil, você pode investir em treasuries. Existem algumas formas de fazer isso, a mais fácil é por meio de ETFs – Exchange Traded Funds.

Em resumo, os ETFs funcionam como fundos de índice e são negociados na bolsa de valores. Sendo assim, você pode comprar cotas de ETFs relacionados com os títulos públicos dos EUA.

Inclusive, os ETFs são bem comuns nos EUA. Alguns exemplos de ETFs de renda fixa de treasuries são:

  • SHV (iShares Short Treasury Bond ETF). Aplica em títulos prefixados com menos de 12 meses para vencimento.
  • IEI (iShares 3-7 Year Treasury Bond ETF). Investe em títulos públicos de médio prazo, isto é, de 3 a 7 anos para o vencimento.
  • IEF (iShares 7-10 Year Treasury Bond ETF). Aplica em títulos públicos de médio prazo. Ou seja, de 7 a 10 anos para o vencimento.

Vale destacar que para investir nesse tipo de ETF, você precisa abrir uma conta em uma corretora internacional. Sendo que no mercado existem várias corretoras estrangeiras com foco no público brasileiro.

Além dos ETFs, outra opção para investir em treasuries no Brasil é por meio do Contrato Futuro de US Treasury Note de 10 anos, negociado na bolsa brasileira.

Fontes: Suno, Remessa online, Infomoney