Quais são os principais indicadores econômicos? Veja os 14 principais


Conhecer os principais indicadores econômicos é essencial para quem deseja entender mais sobre o mercado financeiro.

Isso porque, os indicadores servem para que seja possível visualizar a realidade econômica de forma direta e quantitativa.

Sendo que entender sobre economia e mercado financeiro é fundamental para todos os investidores.

O que são indicadores econômicos?

Um indicador econômico é um índice. Em resumo, ele é usado para que possamos visualizar uma realidade econômica de forma direta e quantitativa.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ou seja, ele é uma estatística que supõe a medição de certa variável por um período de tempo. Talvez você esteja se perguntando o por que de conhecer os indicadores.

Conhecer os indicadores é essencial para que você possa entender a situação econômica do país. Sendo que isso pode te ajudar a investir melhor.

Quais são os principais indicadores econômicos? Veja os 14 principais

Afinal de contas, ao conhecer a situação econômica do país, você pode tomar decisões de investimento mais acertadas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Por exemplo, vamos supor que você quer investir em um título de renda fixa. Vamos imaginar que você escolheu o Tesouro IPCA+.

Se você não souber o que é o IPCA, como você vai saber como será o seu retorno? Além disso, sem saber o que é IPCA, você não vai poder analisar qual o melhor momento para aplicar neste título.

Como funcionam os indicadores econômicos?

Os indicadores econômicos ajudam a entender em números os resultados das decisões coletivas. Sendo assim, eles ajudam a entender o cenário macroeconômico.

Sendo que eles podem ser divididos em diferentes mercados, já que a economia é segmentada por vários blocos distintos. Os blocos são:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
  • Bens e serviços: Lida com a produção agregada nacional e seus preços.
  • Trabalho: Se relaciona com os níveis de emprego, salários e oferta de mão de obra.
  • Monetário: Esta divisão é controlada pelo Banco Central (Bacen). É composto pela oferta e demanda da moeda. Também está ligada à taxa de juros e ao estoque de crédito.
  • Títulos: São regidos pela comparação entre gastos e renda. Também envolve a classificação e análise de agentes econômico deficitários e superavitários.
  • Divisas: Por fim, as divisas são compostas pela balança comercial.

Quais são os principais indicadores econômicos? Veja os 14 principais

Compor os indicadores não é simples. É preciso ter uma estrutura de coleta de dados bem robusta. Dessa forma, não é qualquer um que consegue compor um indicador confiável. No Brasil, os 3 principais são:

  1. Bacen: O Bacen tem regência do mercado monetário.
  2. IBGE: A sigla IBGE deriva de Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Em resumo, o IBGE é um dos principais centros de estudo do Brasil.
  3. FGV: Por fim, temos a Fundação Getúlio Vargas. A FGV é responsável por vários indicadores importantes.

Quais são os principais indicadores econômicos

Os principais indicadores, e que é bom estar sempre de olho, são:

1- PNAD

PNAD é a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. A PNAD é feita pelo IBGE. Ela é uma pesquisa que fornece dados sobre:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
  • Quantidade de pessoas empregadas;
  • Desempregadas;
  • Taxa de ocupação;
  • Taxa de desemprego.

Além disso, ela traz uma média dos rendimentos dos trabalhadores.

Quais são os principais indicadores econômicos? Veja os 14 principais

2- Produção industrial

É difícil analisar o desenvolvimento de uma região sem uma indústria forte, competitiva e diversificada.

Isso porque, a indústria é o setor que mais influencia no crescimento do produto agregado. É por isso que existe um indicador com foco em medir a produção industrial do país.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

3- TR

TR é a Taxa Referencial. A TR foi implantada no governo Collor, mas há alguns anos está zerada.

O seu cálculo é feito a partir da Taxa Básica Financeira, que está relacionada com os juros praticados pelos maiores bancos do Brasil. Enfim, a TR se relaciona também com o rendimento da poupança.

4- Salário mínimo

O salário mínimo é o menor valor que os funcionários de uma empresa devem receber.

Ou seja, este é o valor mínimo que uma pessoa deve receber por sua mão de obra na produção de bens e serviços. É por isso que ele é um dos principais indicadores do Brasil.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quais são os principais indicadores econômicos? Veja os 14 principais

5- Balança comercial

A Balança Comercial aponta a relação entre o total de exportações e importações de bens e serviços.

O ideal é que o total de exportações seja maior do que as importações. Com isso, o país tem um superávit. Se a situação for contrária, temos o déficit.

6- INPC

INPC é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor. Ele é calculado pelo IBGE. O INPC é um dos principais indicadores da variação mensal de preços.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Desse modo, ele aponta o quanto varia o custo de vida de famílias com rendimento mensal entre 1 a 5 salários mínimos. O INPC é muito importante, já que ele engloba cerca de 50% das famílias do Brasil.

7- O PIB está entre os principais indicadores econômicos

PIB é a sigla para Produto Interno Bruto. O PIB serve para metrificar a atividade econômica de uma cidade, estado ou país. Por isso, ele é um dos indicadores mais usados.

Sendo que se uma região tiver uma baixa no PIB por dois trimestres seguidos, temos a recessão técnica. Vale destacar que o PIB é um indicador de crescimento.

No entanto, ele não é um índice de desenvolvimento. Isso porque, ele não leva em conta dados como nível de escolaridade, expectativa de vida e distribuição de renda.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

8- INCC

INCC é o Índice Nacional de Custos da Construção. Ele é calculado pela FGV.

O INCC serve para medir a evolução dos custos das construções. Para isso, ele analisa a evolução dos preços nas capitais de 18 estados.

9- Taxa Selic

A taxa Selic é muito importante para os investidores. Em 1º lugar, você precisa entender que a Selic é a taxa básica de juros.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Isso significa que ela influencia as outras taxas de juros. Logo, ela também impacta no retorno dos investimentos. Um exemplo disso, é o Tesouro Selic. Este título tem como retorno a variação da Selic.

Em 2º lugar, a Selic está ligada à inflação. Isso porque, ela é usada para controlar a oferta de crédito. Dessa forma, ela é uma ferramenta de controle da inflação.

10- IGP-M

A sigla IGP-M é de Índice Geral de Preços do Mercado. Sendo assim, o IGP-M aponta o movimento dos preços do mercado nacional.

Desse modo, ele é usado em reajustes de energia e contratos de aluguel. Enfim, o seu cálculo é feito todos os meses pela FGV e divulgado no final de cada mês.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quais são os principais indicadores econômicos? Veja os 14 principais

11- O IPCA está entre os principais indicadores econômicos

O IPCA é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. Sendo que o seu cálculo é feito pelo IBGE. Em síntese, ele mede a variação dos custos de vida das famílias com renda entre 1 a 40 salários mínimos por mês.

Ele serve como um indicador oficial para que o Governo possa conferir as metas inflacionárias. O IPCA também está relacionado com os investimentos.

12- PIM-PF

PIM-PF é a Pesquisa Industrial Mensal Produção Física. Feita pelo IBGE, a PIM-PF acompanha os índices mensais de produção da produção nacional.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Sendo assim, a PIM-PF serve para entender o cenário da economia. Afinal de contas, o setor industrial representa uma boa parte do PIB.

Além disso, esse setor afeta os índices de empregabilidade e aponta quais são os setores que estão mais ativos.

13- Desemprego e informalidade

O IBGE é o responsável por divulgar o índice de desemprego. Como o próprio nome sugere, esse índice mede a quantidade de pessoas que estão sem emprego.

Além disso, ele serve como um indicador da quantidade de pessoas que desistiram de procurar emprego ou que têm trabalho informal.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Esse é um indicador importante pois ele mostra a capacidade atual da economia de absorver os trabalhadores.

Inclusive, ele afeta outros índices. Por exemplo, ele afeta a quantidade de renda para consumo e os gastos do governo com benefícios.

14- Dólar PTAX

Por fim, temos o dólar PTAX, que é um índice de câmbio. Sendo assim, ele é usado para estudar o dólar futuro e o atual. Ele serve ainda como parâmetro em diferentes produtos do mercado de câmbio.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em síntese, ele representa a média das taxas de negociação praticadas no mercado intradiário. Sendo que o seu cálculo é feito pelo Bacen.

Outros indicadores econômicos

Acima temos a lista com os principais indicadores econômicos. Mas eles não são os únicos. Existem alguns outros que não têm uma relevância tão grande.

Contudo, você pode ficar de olho neles também. Alguns listados no site do Bacen são:

  • Índice do nível de emprego formal – Brasil;
  • Aplicações financeiras;
  • Fundos de Investimento;
  • Arrecadação do IPI por setores – Regime de competência;
  • Previdência Social – Fluxo de caixa;
  • Banco Central do Brasil – Operações cambiais;
  • Valor da cesta básica em 17 capitais (municípios).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

E aí, gostou de conhecer os principais indicadores? Então aproveite para ler sobre algumas siglas importantes no mundo dos investimentos; CDI; IOF; RDB; FGC; IPO; CDB; FIIs; e, por fim, B3 – Significado, origem e história da Bolsa de valores do Brasil


Conte-nos a sua opinião...