Indicadores econômicos, o que são? Importância e lista completa


Os indicadores econômicos são dados estatísticos que visam indicar a situação de determinado local. Logo, com a sua análise, é possível determinar como está o desempenho econômico e fazer previsões dos desempenhos futuros. 

Alguns tipos de investimentos, como poupança, tesouro direto e LCA, também são diretamente influenciados pelos indicadores econômicos, pois alguns têm o seu rendimento atrelado a algum indicador. 

Em resumo, acompanhar os indicadores econômicos é uma forma de acompanhar o desempenho nacional e traçar estratégias econômicas. 

Ggv inteligência

O que são indicadores econômicos

Os indicadores econômicos são o resultado de um levantamento que objetiva mostrar qual a situação de um local. Estes levantamentos são realizados periodicamente, a maioria deles mensalmente. 

Empreender dinheiro

Em síntese, este levantamento de dados pode ser feito através de uma empresa privada ou por meio de agências governamentais. 

Importância dos indicadores econômicos

Os indicadores econômicos são importantes para indicar qual a situação da nação. Por meio deles, é possível reconhecer os momentos de alta ou baixa do mercado nacional. Ou seja, eles ajudam nas tomadas de decisões. 

Conexão política

Além disso, através do acompanhamento dos índices, é possível traçar estratégias econômicas e empresariais. Por fim, algumas taxas que são também indicadores, como a Selic e a TR, influenciam diretamente nos rendimentos dos investimentos. 

Indicadores econômicos

1- PIB

A sigla PIB significa Produto Interno Bruto. O PIB é o resultado da soma dos bens e serviços finais produzidos dentro do período de análise, sendo que, nesse índice são considerados os bens já existentes, as atividades informais e ainda os serviços não remunerados.

Portanto, o PIB pode indicar a riqueza de uma cidade, estado ou país. 

Desse modo, quando o PIB está em alta, significa que a economia está crescendo. Por outro lado, se ele indicar baixa em dois trimestres seguidos, significa recessão. E, além disso, se o PIB tiver baixa três trimestre consecutivos, é uma situação de crise. 

Indicadores econômicos o que são? Lista completa com os principais

Rádio cultura do nordeste

Para calcular o PIB são considerados:

  • Consumo das famílias = C;
  • Investimentos feitos pelas empresas = I;
  • Gastos realizados pelos governos = G;
  • Exportações líquidas (às exportações líquidas são o resultado das exportações menos importações) = NX.

Dessa maneira, temos a seguinte fórmula para calcular o PIB: PIB = C + I + G + NX

Por fim, existe ainda o PIB per capita, que é o resultado da divisão do valor do produto interno bruto pelo número de habitantes do país. 

2- IPCA

O IPCA – Índice de Preço ao Consumidor Amplo, é um índice que mede a inflação. Apesar de existirem outros índices que também visam medir a inflação, o IPCA é o considerado oficial pelo governo. 

Indicadores econômicos o que são? Lista completa com os principais

Bremenkam pcf

Os dados coletados para a sua realização são de famílias com renda de 1 a 40 salários mínimos. Os preços averiguados são de produtos e serviços como alimentação, bebidas, moradia, saúde e transporte. 

Em resumo, o IPCA é calculado mensalmente e é levado em consideração o consumo dessas famílias nas regiões de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Brasília. 

3- IGP-M

Dentre os indicadores econômicos, o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), indica as oscilações dos preços de atacado e construção. Ele é realizado pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV) e serve como um parâmetro de confiança do mercado privado.

Dessa maneira, o IPG-M é usado como um indexador de contratos. 

Indicadores econômicos o que são? Lista completa com os principais

Valor investe

Em síntese, esse indicador econômico é composto por porcentagens de outros índices: 

  • IPA – Índice de Preços por Atacado que corresponde a 60%;
  • IPC – Índice de Preços ao Consumidor correspondendo a 30%;
  • INCC – Índice Nacional de Custo de Construção que corresponde aos 10% restantes.

4- INPC

Outro índice com o mesmo objetivo que o IPCA é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor. No entanto, ele é menos abrangente que o IPCA, já que leva em consideração apenas as famílias com até 5 salários mínimos. 

Indicadores econômicos o que são? Lista completa com os principais

Suno

Esse indicador econômico também é calculado pelo IBGE e indica as oscilações de preços no mercado de varejo em produtos básicos, como arroz e feijão. Exatamente por isso, ele é usado em cálculos de reajustes salariais. 

5- Dólar

Inicialmente, pode parecer estranho que uma moeda estrangeira sirva como um dos indicadores econômicos no Brasil.

Entretanto, a cotação do dólar influencia diversos aspectos da economia brasileira, como o turismo internacional e as exportações. 

Indicadores econômicos o que são? Lista completa com os principais

G1

Quando o dólar está em baixa, os importadores e o turismo internacional são favorecidos. Por outro lado, se a moeda está em alta, a inflação brasileira aumenta e também os preços de produtos exportados. 

Taxas que são indicadores econômicos

Algumas taxas também influenciam na economia nacional e servem como indicadores econômicos.

Elas devem ser especialmente acompanhadas pelos investidores, já que influenciam diretamente no rendimento de diversos tipos de investimentos, como, por exemplo, o tesouro direto.

1- TR

Dentre os indicadores econômicos, a Taxa Referencial (TR) foi criada ainda nos anos 90, durante o governo Collor. Ou seja, a TR foi criada com intuito de combater a hiperinflação que assolava o país na época. 

Indicadores econômicos o que são? Lista completa com os principais

OCP News

A TR foi derivada da Taxa Básica Financeira (TBF) e serve como base para aplicações financeiras como a poupança. Para o seu cálculo, consideramos:

Taxa Básica Financeira = TBF

Fator Dedutível = R

Dessa forma, a equação para o seu cálculo é:  TR = 100 x {[(1 + TBF ÷ 100) ÷ R]  – 1} 

2- Selic

A Selic – Sistema Especial de Liquidação e Custódia, é considerada como a taxa base de juros do Brasil.

Exatamente por isso, ela influencia diversas outras taxas, como as de juros de financiamentos e empréstimos.

Nesse sentido, o Comitê de Política Monetária (COPOM) é o responsável por definir a Selic a cada 45 dias.

Indicadores econômicos o que são? Lista completa com os principais

Urbe.me

Essa taxa é muito importante no controle da inflação. Dessa forma, com a Selic alta, a tendência é que as pessoas gastem menos, o que diminui a inflação.

Em contrapartida, quando a Selic baixa, a inflação sobe. Ou seja, a Selic influencia diretamente a lei da oferta e demanda. 

E aí, curtiu conhecer quais são os indicadores econômicos nacionais? Então aproveite também para descobrir O que a Selic influência nos seus investimentos?

Fontes: Top invest e Bussola do investidor 

Imagens: Suno, Ggv inteligência, Empreender dinheiro, Suno, Conexão política, Rádio cultura do nordeste, Bremenkam pcf, Valor investe, G1, OCP News e Urbe.me

Conte-nos a sua opinião...