14 coisas que você precisa saber antes de investir em ETFs

14 de fevereiro de 2023, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 17 seg


Existem algumas coisas que é importante saber antes de investir em ETFs, pois podem impactar a sua escolha e seus retornos financeiros. Por exemplo, é essencial que você saiba a importância de diversificar a sua carteira, assim você reduz os riscos ao investir.

Os ETFs – Exchange Traded Funds ou Fundos de Índices – funcionam como um tipo de fundo de investimento que seja um índice. Sendo assim, eles são uma ótima opção para diversificar a carteira de investimentos.

O fato de seguir um índice faz com que a gestão seja passiva, e com isso a tendência é que a taxa de administração seja mais baixa do que os fundos tradicionais. Apesar disso, vale a pena comparar as taxas cobradas.

14 coisas que todo mundo precisa saber antes de investir em ETFs

Algumas coisas que você precisa saber antes de investir em ETF são:

1- Diversificação é essencial

A diversificação é muito importante para reduzir os riscos e aumentar as chances de retorno. Por exemplo, se você investir apenas nas ações da empresa X, a sua carteira irá sofrer muito caso essas ações se desvalorizem.

Mas se você tiver investido em outras empresas, se as ações da empresa X se desvalorizarem, a sua carteira não passa por uma baixa tão grande. Portanto, diversificar é uma forma de você reduzir os riscos e fazer sua carteira passar por menos oscilações.

Uma grande vantagem dos ETFs, é que eles proporcionam uma boa diversificação. Isso porque um ETF investe em diferentes empresas dentro da sua proposta de investimentos. E você pode aumentar ainda mais essa diversificação ao investir em variados ETFs de diferentes setores.

2- Compare as taxas

Antes de investir em ETFs, é importante que você analise quais são as taxas cobradas e, depois disso, compare as taxas entre os ETFs oferecidos pela sua corretora. Como a gestão é passiva, ela não exige muito do gestor, e não faz sentido ETFs que cobrem taxas muito altas.

3- O que saber antes de investir em ETFs: Transparência

Analise os dados do ETF e verifique se o gestor tem transparência na sua gestão. Cada ETF tem uma proposta de aplicação e é essencial que o gestor seja fiel e transparente em relação a isso.

4- Liquidez

A liquidez é a facilidade com que você consegue resgatar certa aplicação. Sendo assim, ativos com alta liquidez são aqueles que você consegue resgatar o dinheiro rapidamente, sem ter prejuízo. A falta de liquidez não é tão importante para aplicações de longo prazo, mas no curto ou médio prazo ela é essencial.

5- Opções de ETFs

Existem diversos tipos de ETFs no mercado. Sendo assim, você pode investir nos mais variados setores e proporcionar uma boa diversificação para a sua carteira.

6- Custo-benefício

Muitos ETFs tem um ótimo custo benefício, por isso analise as opções disponíveis do mercado, e invista no que melhor se encaixar no seu perfil, objetivos e que tenha melhor custo-benefício.

7- O que saber antes de investir em ETFs: Nível de risco

O nível de risco de um ETF varia de acordo com a estratégia e ativos na carteira. Sendo assim, se você é mais conservador, procure por ETFs com nível de risco mais baixo. Por outro lado, se você é moderado ou arrojado, existem muitas opções no mercado.

8- Rentabilidade

A rentabilidade do ETF depende muito da estratégia que ele segue. A tendência é que, quanto maior o risco, maiores as chances de retorno. Portanto, antes de investir, analise o histórico de retorno do fundo. Mas lembre-se de investir de acordo com o seu perfil e não apenas segundo a rentabilidade oferecida.

9- Tributação

Outra coisa que você precisa saber, antes de investir em ETFs, é a tributação desse tipo de investimento. Em resumo, a tributação para os ETFs de ações é de 15% sobre o ganho de capital, sendo que, diferente das ações, não existe a isenção para negociações abaixo de R$ 20 mil.

10- Você pode criar (integralização)/destruir (resgate) cota

O preço das cotas de ETFs têm como base a oferta e a demanda. Sendo assim, quando a demanda é alta a tendência é que o preço suba e fique acima do valor dos ativos, o mercado passa a arbitrar. Esse processo ocorre por meio da criação ou da destruição de cotas.

Em resumo, no começo do dia o gestor diz qual a carteira que é usada no cálculo do valor justo durante o dia. Para criar as cotas, o agente autorizado compra a cesta e entrega ao gestor em troca do valor correspondente, depois disso vai ao mercado vender as cotas para os investidores individuais.

11- O que saber antes de investir em ETFs: Preço

O preço dos ETFs varia de acordo com a oferta e demanda. Vale lembrar que preço é diferente de valor. O preço passa por oscilações de acordo com a oferta e demanda. Já o valor está relacionado com a qualidade do ETF e com a perspectiva de retorno futuro.

12- Aluguel de ações

O gestor do ETF pode alugar ações da carteira e ter um ganho extra. No Brasil, os gestores não podem ficar com os ganhos do aluguel, o valor deve ser repassado aos clientes. Desse modo, se o gestor fizer bons aluguéis, ele pode proporcionar um bom retorno aos investidores do ETF.

13- Mínimo de investimento

Para investir em ETFs, você deve comprar um Lote Padrão que vem com 10 cotas. Para saber o quanto vai custar, basta multiplicar 10 vezes o valor da cota.

14- O que saber antes de investir em ETFs: Como investir

Saber como investir em ETF é essencial para que você não cometa erros e saia no prejuízo. Primeiramente, é importante que você analise os ETFs disponíveis e escolha aquele que se encaixe no seu perfil de investidor e objetivos.

Depois disso, basta entrar na conta da corretora e enviar a ordem de compra, da mesma forma que você faz quando vai comprar ações.

Fontes: B3 e Linkedin.