O que são Tokens de governança?

15 de março de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 25 seg


Os tokens são um dos assuntos mais quentes do momento. Mas você sabia que existem diferentes tipos de tokens? No texto de hoje eu vou te falar sobre o token de governança.

Porém, aqui no site já tem texto sobre outros tipos de tokens, como, por exemplo, os utility tokens.

O que é token de governança?

O token de governança é um tipo de token onde o seu dono pode contribuir com a organização que emitiu o token. Em outras palavras, se você tem esse tipo de token, você pode contribuir de forma direta com o emissor do token.

Sendo que essa contribuição ocorre por meio de votações. Elas podem ser, por exemplo, para estabelecer parâmetros e atualizações dos protocolos operados pela organização.

Vale destacar que esse tipo de tokens tem uma grandiosidade que, por vezes, passa despercebida. Isso porque ele está relacionado com a forma inovadora de governança organizacional.

Isso causa uma reflexão sobre os modelos organizacionais tradicionais. Afinal de contas, os modelos tradicionais são hierárquicos e centralizadores.

Com isso, apenas um grupo é responsável pelas decisões e operações. Por outro lado, com o token de governança, é possível a criação de uma comunidade.

Sendo que essa comunidade pode ser confiável, sólida, colaborativa, descentralizada e com interesses em comuns. Enfim, se você tem esse tipo de token, você pode votar em vários tipos de decisões. Por exemplo:

  • Percentuais de remuneração para quem é provedor de liquidez nas corretoras descentralizadas;
  • Quais tokens podem ser usados como colateral;
  • Quantidade de tokens novos que podem ser distribuídos.

Como funciona?

O token de governança contribui com o modelo de operação das Organizações Autônomas Descentralizadas (DAOs). Esse modelo nasceu com as tecnologias blockchains. Isso porque, com esta tecnologia, foi criado uma rede:

  • Confiável;
  • Transparente;
  • Descentralizada.

Desse modo, uma sociedade pode se organizar sem intermediários. Com isso, o indivíduo tem liberdade e autonomia para execução direta de serviços. Isso sobretudo em relação aos serviços financeiros.

É por isso que os novos modelos de negócios e soluções que foram criadas graças à blockchain tem o mesmo intuito da rede. Isto é, ser: colaborativa, segura, transparente e descentralizada.

Nesse cenário o token de governança é essencial. Afinal de contas, é ele quem irá garantir, de forma segura, a interação de um grupo de pessoas para contribuir com uma organização.

Exemplo de token de governança

Um exemplo do modelo de operação que usa esse tipo de token é a Uniswap. Em resumo, a Uniswap é um protocolo. Ele atua como uma exchange descentralizada (Defi).

Ele permite que os seus usuários criem liquidez a um token. É possível ainda que os tokens sejam negociados de forma rápida e simples.

Recentemente, a Uniswap lançou o UNI, o seu token de governança. Esse token permite que os usuários tenham alguns direitos de governança.

Por exemplo, os detentores dos tokens podem votar em melhorias e inovações no ecossistema Uniswap. A Uniswap emitiu cerca de 1 bilhão de unidades do token UNI.

Do total, 60% foi direcionado para a comunidade da rede. Os outros 40% dos tokens foram divididos entre colaboradores, investidores, consultores e acionistas da Uniswap.

Cada uma das pessoas que recebeu UNI, recebeu 400 UNI no dia 17 de setembro de 2020. Hoje 1 UNI vale cerca de $ 10,85 USD.

Ou seja, quem ganhou o token e ficou com ele, hoje tem cerca de R$ 22.500,00. Antes que você fique animado com este tipo de token, calma.

Esse é um tipo de token que ainda exige cautela. Isso porque, o mercado de Defi ainda é muito novo. Sendo que ele passou a ganhar fama apenas já cerca de 12 meses.

Riscos

Assim como vários outros tipos de tokens, o token de governança tem riscos. Os protocolos Defi têm vários serviços que se parecem com os bancos tradicionais. Um exemplo disso, é o sistema de empréstimos.

No entanto, os bancos tradicionais contam com regulamentações e a ajuda do governo. Apesar disso, até mesmo os bancos podem quebrar.

Esse risco é ainda maior no mercado de criptomoedas. Afinal de contas, estamos falando de um mercado que ainda é novo. Logo, ele está sujeito a muitas falhas.

Tokens de governança versus ações

Se você investe em ações, deve conhecer as ações ordinárias. Esse tipo de ação dá o direito ao investidor de participar da assembleia da empresa.

Sendo assim, a pessoa pode votar e contribuir com as decisões da empresa. Como você pode notar, os tokens de governança lembram um pouco esse tipo de ação.

Mas os dois são diferentes. Quando uma pessoa compra ações na bolsa, ela quer ter retorno a partir da performance da empresa no mercado. Já os tokens estão relacionados com a criação de uma comunidade.

Enfim, gostou de conhecer sobre esse tipo de token? Então não deixe de aprender também sobre: o que são tokens de exchanges; o que é tokenização; NFT; os Security tokens: o que são e como funcionam as STOs.