Tokens de exchange: o que são, como funcionam e 5 opções

13 de setembro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 54 seg


Os tokens de exchange são tidos como tokens de utilidade e proporcionam diversas vantagens para os usuários como, por exemplo, o desconto em taxas de negociação.

Além disso, esses tokens podem ser usados como um incentivo para aumentar a liquidez da exchange. Sendo que a liquidez é a facilidade com que o token pode ser convertido em criptomoedas ou moeda fiduciária.

Apesar desse tipo de token estar crescendo e ter proporcionado bons retornos para alguns investidores, eles possuem alguns riscos, como os incidentes de segurança que podem ocorrer na exchange e afetar o preço do seu token.

O que são tokens de exchange?

Os tokens de exchange são considerados como tokens de utilidade e possuem como objetivo oferecer algumas vantagens para os traders. Nesse sentido, eles podem ser usados, por exemplo, como recompensa para os traders que criam liquidez na corretora.

Além disso, eles também podem ser utilizados para dar aos usuários da corretora alguns direitos de governança ou para reduzir as taxas de negociação. Apesar dos tokens de exchange não serem considerados legalmente como ações de capital da corretora emissora, o valor dos tokens é acoplado ao desempenho da empresa.

Ao oferecer vantagens as corretoras podem atrair mais usuários e, consequentemente, elevar os seus ganhos através do aumento no número diário de negociações. Uma das maneiras de quantificar essa relação entre o tokens de exchange e desempenho da exchange é o quociente valor-token-e-volume-exchange (TVEV).

Tokens de exchange: o que são, como funcionam e 5 opções

Cripto intercambio

Essa métrica é determinada através da divisão do limite de mercado total do token pelo volume de negociações da corretora em 24 horas. Vale destacar que grandes aumentos no preço do token e do TVEV, estão normalmente relacionados com notícias positivas envolvendo a corretora.

Como funcionam?

Os tokens de exchange funcionam como uma maneira de oferecer vantagens para os seus detentores. Dentre as vantagens mais oferecidas está o desconto em taxas de negociação. Por exemplo, a Binance oferece desconto para os usuários que usam o seu token, o BNB, para pagar as taxas de negociação.

Outra vantagem bem comum é o direito de governança Neste caso os usuários podem ter voz em alguns assuntos da corretora como, por exemplo, a listagem de novas moedas. Além das vantagens diretas recebidas pelos detentores do tokens, as exchanges também usam estratégias visando aumentar o preço dos seus tokens.

Uma estratégia bastante comum é a recompra simbólica, onde as corretoras se comprometem a usar parte dos seus lucros na recompra de tokens dos usuários. Sendo que algumas corretoras optam por queimar esses tokens. 

Tokens de exchange: o que são, como funcionam e 5 opções

Ironx

Riscos dos tokens de exchange

Alguns tokens de exchange proporcionam bons rendimentos para os usuários. Entretanto, existem alguns riscos envolvidos. Um dos principais riscos é a conformidade regulamentar. Hoje em dia, os principais tokens são negociados como tokens de utilidade e para um grande número de especialistas, eles são tidos como isentos das leis de valores mobiliários.

Contudo, atualmente eles são o mais próximo que temos de títulos simbólicos ou ações de patrimônio simbólico. Apesar disso, se os tokens fossem classificados como títulos seria mais complicado investir neles. Seja como for, os tokens de exchange possuem algumas características semelhantes em relação às ações como, por exemplo:

  • Direitos de governança: Os direitos de governança dos titulares dos tokens são parecidos com os direitos de voto dos acionistas.
  • Benefícios: Vantagens como descontos e dividendos são parecidos com os proventos distribuídos pelas ações. 
  • Preço: O preço dos tokens estão relacionados com o desempenho da exchange de forma parecido com a relação entre as ações e as empresas.
Tokens de exchange: o que são, como funcionam e 5 opções

Giovanna de souza

Os tokens de exchange também possuem riscos em relação às rápidas mudanças no mercado de criptomoedas. A rapidez das mudanças é um risco, pois a popularidade de uma corretora pode mudar rapidamente e afetar o preço dos tokens.

Assim como as criptomoedas, os tokens de exchange possuem ainda o risco de volatilidade. Por fim, existe ainda a questão dos incidentes de segurança, já que um roubo a uma exchange pode resultar na desvalorização dos seus tokens.

Opções de tokens de exchange que podem ser rentáveis

Algumas opções de tokens de exchange que podem ser rentáveis são:

1- UNI

No momento, a Uniswap (UNI) é considerado como o maior DEX do mercado. Desse modo, o seu protocolo já chegou aos US$ 4 bilhões em valor alocado. A animação com o lançamento do Uniswap v3 e a capacidade dos detentores dos tokens em apostar seus UNI e receber uma parte das taxas, funciona como uma maneira de aumentar a demanda e o preço do token.

2- LINA

A Linear Finance é uma plataforma Defi que foi lançada em 2020. No começo ela foi lançada como um token ERC-20, mas recentemente passou a fazer parte da Binance Smart Chain (BSC).

Tokens de exchange: o que são, como funcionam e 5 opções

Coin 68

Em síntese, a rede consegue bloquear tokens para cunhar tokens de ativos sintéticos da Linear, chamados de Liquid. A rede também tem integração com os mercados tradicionais e possibilita o acesso a mercado como forex e commodities, que podem ser operados no mercado Defi.

3- CAKE

O terceiro dentre os tokens de exchange é a PancaSwap (CAKE), considerada como a maior DEX em operação na rede BSC. Sendo que ela foi o primeiro protocolo Defi dessa rede a atingir o valor de mercado de US$ 1 bilhão. Um dos fatores que contribuíram para o seu crescimento foram as taxas elevadas da rede Ethereum que fez com que os usuários procurassem por alternativas como a CAKE.

4-  SRM

Criada por meio de uma parceria da Solana com a exchange FTX, a Serum (SRM) é uma DEX focada em derivados que opera na rede blockchain Solana.

Uma das vantagens da Solana é a sua escalabilidade, já que ela consegue processar 710 mil transações por segundo e tem uma capacidade atual testada de 50 mil transações por segundo.

Esses números são realmente impressionantes principalmente se compararmos com outras redes. Por exemplo, a rede Ethereum possibilita somente 15 transações por segundo e cobra taxas altas.

Panorama crypto

5- SUSHI

Assim que foi lançada, a SUSHI foi acusada de ser uma cópia do token UNI da Uniswap. Posteriormente, um desenvolvedor vendeu seus tokens, o que resultou em uma forte queda dos preços. Apesar disso, o token está se recuperando bem e pode proporcionar bons retornos no futuro.

Enfim, agora que você sabe o que são tokens de exchange, aproveite para aprender sobre a Gestão de investimentos: o que é e como funciona

Fontes: Investing, Cointelegraph e Livecoins

Imagens: Cripto intercambio, Ironx, Giovanna de souza, Coinext, Coin 68 e Panorama crypto