Open investment: o que é, como funciona e quais os efeitos?

28 de fevereiro de 2023, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 16 seg


O termo open investment, que pode ser traduzido como investimento aberto, é um sistema de compartilhamento de dados entre instituições financeiras, sobre os investimentos dos usuários. 

Sendo assim, com o open investment, você pode compartilhar os seus dados de uma corretora com outra. Mas apenas se você quiser, já que o compartilhamento de dados só ocorre com a autorização do cliente.

Existem algumas vantagens em compartilhar seus dados como, por exemplo, o aumento da competição entre as corretoras. Isso porque as corretoras irão se esforçar para oferecer melhores produtos e condições para que você escolha investir nelas e não na concorrente.

Vale destacar que open investment é diferente de open finance. Os dois funcionam com a mesma lógica de compartilhamento de dados. Mas o open finance é um grande projeto com várias vertentes e uma delas é o open investment.

O que é open investment?

O open investment é um sistema que visa o compartilhamento de dados entre instituições financeiras. O objetivo é trocar informações sobre os investimentos dos usuários.

Por exemplo, vamos supor que você tem uma carteira de investimentos na corretora Y. Se você quiser, você pode compartilhar os seus dados financeiros com a corretora W. Com base na análise dos seus dados, a corretora W pode te oferecer novas opções de ativos e afins.

Um detalhe importante é que esse compartilhamento de informações depende da autorização do cliente. Ou seja, a sua corretora não tem permissão para compartilhar seus dados com outras corretoras, a não ser que você autorize. Isso garante a segurança da sua privacidade.

Como funciona o open investment?

O open investment é uma das vertentes do open finance. Ele funciona por meio de uma API – Application Programming Interface. Em resumo, uma API possibilita o compartilhamento de dados de forma segura entre instituições financeiras.

O intuito com o compartilhamento de informações entre instituições financeiras, é que elas possam oferecer produtos que se encaixem melhor no perfil do investidor de cada cliente.

Enfim, dentre as instituições que fazem parte do projeto de open investment estão o Banco Central do Brasil (Bacen) e a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA). O Bacen e a ANBIMA são os responsáveis por definirem as regras para o envio de informações dos clientes.

Quais são as vantagens do open investment?

Algumas vantagens do open investment são:

1- Simplificação das operações

Com o open investment, será possível acompanhar todos os investimentos em um só aplicativo. Ou seja, mesmo investindo em várias corretoras, você poderá acompanhar tudo em um só lugar. Isso torna mais simples acompanhar os seus ativos.

2- Melhores condições para os clientes

Uma das grandes vantagens do open investment é o aumento da competitividade entre corretoras. Isso porque uma corretora saberá o que a outra está oferecendo e vai se esforçar para oferecer algo melhor. Essa competitividade é ótima para os clientes, pois resulta na oferta de melhores produtos e condições.

3- Acesso ao mercado financeiro

Por fim, existe ainda a vantagem de que as corretoras irão tentar conquistar novos públicos, proporcionando acesso ao mercado financeiro para mais pessoas.

Ele é seguro?

Sim. De acordo com o Banco Central do Brasil, as operações de open investment são totalmente seguras, pois ocorrem em um ambiente protegido por diversas camadas de segurança. Inclusive, as instituições são obrigadas a seguir protocolos de boas práticas que são monitorados pelo próprio Bacen.

O sistema conta ainda com procedimentos de autenticação e confirmação dos dados, o que ajuda na proteção dos dados. Além disso, as informações são compartilhadas apenas com as instituições que o cliente autorizar.

Caso você queira saber quais instituições estão participando do open finance, basta entrar no site do Bacen e conferir a lista de participantes. Apenas as instituições listadas no Bacen podem aderir ao open investment.

Diferença entre open investment e open finance

A lógica dos dois é a mesma, já que o open investment é uma vertente do open finance. Ou seja, o open finance é um grande projeto e o open investment é um dos braços dele.

Vale destacar que o open finance (sistema financeiro aberto) é o mesmo sistema que antes chamávamos de open banking, houve uma mudança de nome.

Essa mudança ocorreu por causa que o projeto se ampliou e passou a abranger não apenas as transações de crédito tradicionais, mas também outros tipos de produtos e investimentos. Desse modo, atualmente o open finance tem como intuito o compartilhamento de informações sobre:

  • Operações de crédito
  • Investimentos
  • Mercado de câmbio
  • Seguros
  • Previdência privada

Em contrapartida, o open investment tem como foco apenas o compartilhamento de dados sobre produtos de investimentos de renda fixa, ativos de renda variável e afins.

Fontes: Cresol, Suno e Rico.