“Princípios”: ensinamentos de Ray Dalio para alcançar o sucesso


Princípios é o livro do investidor e empresário Ray Dalio. No livro, Dalio compartilha vários princípios que o ajudaram a conseguir sucesso nos investimentos.

Por exemplo, um dos princípios é ser realista. Em resumo, Dalio explica que encarrar a realidade ao invés de criar ilusões é essencial para que você possa lidar com ela da melhor forma possível.

Além disso, o autor fala ainda sobre a importância de ter mente aberta. Ou seja, deixar o preconceito de lado e estar disposto a aceitar coisas novas.

Outro ponto importante abordado no livro, é que a emoção atrapalha as tomadas de decisão. Portanto, você deve ser racional e analisar friamente a situação antes de tomar uma decisão.

Enfim, Ray Dalio é um investidor bilionário e fundador sócio do Bridgewater Associates. Através de suas estratégias de investimento, a Bridgewater Associates se tornou o maior fundo hedge do mundo.

É por isso que o seu livro é tão comentado e referenciado no mercado financeiro.

Lições do livro Princípios?

Algumas lições do livro são:

1- Computadores fornecem informações valiosas, mas…

Os computadores têm várias vantagens como, por exemplo, memória, organização e algoritmos inteligentes. No entanto, um computador não substitui o ser humano em vários aspectos, tais como análise e empatia.

2- Leve com consideração a credibilidade ao tomar decisões

Antes de tomar uma decisão, se questione sobre suas motivações. A intenção é você verificar se realmente está tomando as decisões corretas.

Saber reconhecer quando se está errado é essencial para aprender com os erros e evoluir.

Sendo que, ao perceber que você estava errado, você abre os olhos para novas possibilidades que antes não tinham sido consideradas.

3- Princípios: O que deveria ou não ser

Ray Dalio explica que: “não se afere às suas visões de como as coisas “deveriam” ser, porque elas farão com que negligencie como elas realmente são”.

Ou seja, muitas vezes o nosso ponto de vista e emoção atrapalha a busca pela objetividade. Sendo assim, é essencial ser racional e realista e não tomar decisões com base em emoções.

4- Medo de mudança

Muitas pessoas preferem continuar em sua zona de conforto do que mudar. Um dos motivos para isso, é o medo das mudanças e do que pode ocorrer.

No entanto, a mudança é necessária e com ela, muitas oportunidades podem surgir. 

5- Mente aberta

Por fim, outra lição do livro Princípios, é a importância de manter a mente aberta. Com a mente aberta, você pode aprender novas coisas e aproveitar oportunidades.

Por outro lado, a pessoa de mente fechada não aprende coisas novas e não é capaz de enxergar as novas oportunidades.

Outros ensinamentos no livro Princípios

Outros ensinamentos do livro que você pode aplicar na sua vida são:

Inscreva-se na Pior Newsletter Possível!

Receba os melhores conteúdos (ou não) gratuitamente!

Usamos a Sendinblue como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Sendinblue para processamento, de acordo com o termos de uso deles

1- Encare a realidade

Primeiramente, seja realista, tenha o pé no chão e lide diretamente com o cenário diante de você. Isso é importante para que você não tome decisões com base nas suas emoções.

O grande problema de tomar decisões com base nas emoções, é que os seus sentimentos podem impactar a forma com que você enxerga os problemas. Com isso, você pode tomar decisões que depois irá se arrepender.

2- Busque o autoconhecimento

Se conheça, aprenda a analisar os fatos e a tirar suas próprias conclusões. Para Ray Dalio, este é o melhor caminho para fazer boas escolhas.

3- Princípios: Aprenda com os erros

É impossível não cometer erros ao longo do caminho. No entanto, os erros pode servir como oportunidades de aprendizado e crescimento.

Portanto, não veja o erro como um desastre. Veja como uma oportunidade para evoluir e se tornar uma pessoa melhor.

4- Tenha a mente aberta

Mantenha a mente aberta para aprender coisas novas e enxergar as oportunidades que surgem. Ter a mente aberta envolve estar disposto a receber opiniões diferentes da sua e deixar o preconceito de lado.

Ao ter a mente aberta você tem muito mais a ganhar do que se você mantiver a mente fechada, achando que já sabe tudo. Quem tem a mente fechada não vê as oportunidades.

5- Controle as emoções

Por fim, busque inteligência emocional para que você consiga controlar as suas emoções. Inclusive, a inteligência emocional é essencial em vários aspectos da sua vida.

No entanto, quando o assunto é investimentos, a inteligência emocional é ainda mais importante. Isso porque, sem ela, você pode tomar péssimas decisões ao investir.

LEIA MAIS

9 lições principais do livro “Do mil ao milhão”

7 lições do livro “Ações comuns, lucros extraordinários

13 lições ensinadas no livro “Os segredos da mente milionária”

Lições de O Investidor Inteligente: 9 ensinamentos preciosos do livro

O homem mais rico da Babilônia: lições e ensinamentos do livro

8 lições do livro Pai Rico, Pai Pobre de Robert Kiyosaki

Livros sobre investimentos para todos os níveis de investidores

Fontes: Porto fino multifamily office, Warren e, por fim, Guiainvest.

Bibliografia

  • Princípios de Ray Dalio: o que aprendemos com o fundador da Bridgewater. Porto fino multifamily office. Acesso em 08 de setembro de 2022.

Conte-nos a sua opinião...