13 lições ensinadas no livro “Os segredos da mente milionária”


No livro Os segredos da mente milionária, T. Harv Eker aponta as diferenças entre os ricos e os pobres. Sendo assim, essas diferenças estão na forma de pensar, nos hábitos e atitudes.

Um dos principais pontos abordados pelo autor, é a importância do pensamento. Isso porque o que pensamos sobre o dinheiro afeta a nossa forma de lidar com as finanças.

Por exemplo, se você pensa que pessoas ricas são pessoas más, então você não vai ficar rico, pois inconscientemente, você irá se afastar da riqueza para não ser uma pessoa ruim.

Por outro lado, os ricos têm alguns pensamentos específicos que os ajudam a tomar atitudes que resultam em grandes riquezas.

Além disso, outro pilar apontado por Eker é sobre a importância de se ter uma educação financeira, de investir em ativos e não em passivos.

Enfim, o objetivo do livro é entregar arquivos de riqueza que ajudam as pessoas a repensarem seu modo de ver o dinheiro e se conscientizarem da importância dos pensamentos.

13 lições do livro “Os segredos da mente milionária”

No livro Os segredos da mente milionária, T. Harv Eker faz uma comparação entre pensamentos, hábitos, sentimentos e atitudes de ricos e pobres.

Com isso, o livro traz vários ensinamentos para quem quer deixar de ser pobre e se tornar rico. Enfim, algumas lições presentes no livro Os segredos da mente milionária são:

1- Você é o criador da sua própria vida

Um dos pontos importantes abordados por Eker em seu livro é sobre o pensamento. O que pensamos impacta muito no resultado que queremos alcançar.

De fato, no livro Os segredos da mente milionária, Eker explica que: “Pensamentos conduzem a sentimentos. Sentimentos conduzem a ações. Ações conduzem a resultados”.

Portanto, ao controlar os seus pensamentos, você controla os resultados que você terá.

2- Pessoas ricas se arriscam para vencer

Pessoas com mentalidade rica assumem maiores riscos para conseguir alcançar seus objetivos. Por exemplo, elas abrem empresas disruptivas e lançam produtos competitivos.

Em contrapartida, as pessoas de mentalidade pobre tendem a evitar riscos. Isso porque elas têm medo de perder e, por isso, preferem nem tentar.

3- Ser rico deve ser um objetivo

Ser rico não deve ser apenas um desejo. Se você não se comprometer a ser rico e colocar isso como um objetivo, dificilmente você muito dinheiro.

O fato é que existem bilhões de pessoas que dizem que querem ser ricas. Mas quantas se comprometem e colocam a riqueza como objetivo?

Ao colocar a riqueza como objetivo, é preciso traçar metas para atingir esse objetivo.

4- Conviva com pessoas positivas e bem-sucedidas

As pessoas que estão ao seu redor influenciam em quem você se torna. Isso porque o ser humano tem a tendência de adotar parte do comportamento das pessoas que o cerca.

É por isso que estar rodeado de pessoas positivas e bem-sucedidas é fundamental para que você também seja uma pessoa bem-sucedida.

5- O livro os segredos da mente milionária ensina que você deve pensar grande

Defina uma meta ousada. Com isso, você tenderá a se sentir mais motivado para realizar as tarefas cotidianas e terá resultados mais significativos.

6- Nada de vitimização

No livro Os segredos da mente milionária, Eker explica que não adianta se colocar no papel de vítima. Ao invés disso, é melhor enxergar as oportunidades que existem nas diferentes situações.

Na prática, a vitimização funciona como um empecilho na vida do empresário, pois gasta uma energia que poderia ser usada no aproveitamento de oportunidades.

7- Autopromoção é um dos ensinamentos do livro

A autopromoção é muito importante para que as pessoas saibam do que você é capaz e para criar novas oportunidades.

As pessoas de mentalidade pobre não entendem isso e detestam a autopromoção. Mas o fato é que não tem nada de errado em vender a sua imagem para que oportunidades surjam.

8- Riqueza não é algo ruim

Muitas pessoas acreditam que o dinheiro é algo ruim e que as pessoas que são ricas são más. Acreditar nisso faz com que a pessoa se distancie da riqueza.

Afinal de contas, se você acha que dinheiro é ruim, porque você diz que quer ficar rico? Ao pensar que dinheiro é ruim, você inconscientemente se afasta das oportunidades de ganhar dinheiro.

9- A divisão do salário é ensinada no livro

Em resumo, Eker explica que é importante dividir o salário em partes:

  • 10% liberdade financeira e 10% para doações

  • 10% despesas de longo prazo

  • 50% necessidades básicas

  • 10% instrução financeira

  • 10% Diversão

10- Enriquecimento

Muitas pessoas não têm a capacidade de conquistar e conservar grandes quantias de dinheiro. Dessa forma, esse é um dos motivos pelos quais elas não enriquecem.

No entanto, Eker explica que o hábito de administrar as finanças é mais importante do que a quantidade de dinheiro que você tem.

11- Conhecimento

A educação financeira é essencial para quem deseja enriquecer. Portanto, não deixe de estudar sobre investimentos e como construir um patrimônio sólido no longo prazo.

12- Superação dos problemas

As pessoas com mentalidade rica enxergam as oportunidades. Em contrapartida, as pessoas de mentalidade pobre tendem a ver apenas os obstáculos.

Ou seja, é tudo uma questão de ponto de vista. Por exemplo, você pode ver as adversidades como uma oportunidade para aprender com a situação e aproveitar as oportunidades que surgirem.

13- O livro explica sobre a importância do longo prazo

Por fim, o livro fala ainda sobre a importância de administrar bem o seu dinheiro. Isso porque, as pessoas ricas sabem administrar seu dinheiro, ao passo em que as pessoas de mentalidade pobre não.

Por exemplo, os ricos aplicam em ativos com foco no longo prazo. Por outro lado, os pobres preferem comprar passivos e são muito imediatistas.

LEIA MAIS

Lições de O Investidor Inteligente: 9 ensinamentos preciosos do livro

O homem mais rico da Babilônia: lições e ensinamentos do livro

8 lições do livro Pai Rico, Pai Pobre de Robert Kiyosaki

Livros sobre investimentos para todos os níveis de investidores

Nassim Taleb, quem é? História de vida, carreira e livros publicados

3 regras de ouro para escolher um bom livro

Fontes: Exame, Marcus, Semeando independência e, por fim, Metas e glamour.

Bibliografia

  • Eker, T. Harv. Os segredos da mente milionária. Livro físico, acesso em 03 de setembro de 2022.

Conte-nos a sua opinião...