9 lições principais do livro “Do mil ao milhão”

8 de setembro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 7 seg


Do mil ao milhão é o livro do investidor Thiago Nigro. O livro aborda os 3 pilares para atingir a liberdade financeira e possui diversos ensinamentos para os investidores.

Os 3 pilares para enriquecer são: gastar bem, investir melhor e ganhar mais. Na parte de gastar bem, o Primo Rico explica que não é cortando os pequenos gastos, como o cafezinho, que uma pessoa irá enriquecer.

Já no pilar de investir melhor, Thiago fala sobre a relação entre risco, rendimento e liquidez. Por fim, em ganhar mais o autor explica a importância de ter mais de uma fonte de renda.

Dentre as muitas lições do livro, temos o ensinamento de investir com foco no longo prazo. Além disso, Thiago Nigro explica ainda a importância de estudar sobre investimentos para obter resultados melhores.

Caso você não conheça, Thiago Nigro é o criador do canal Primo Rico. Sendo que em seu canal no YouTube ele compartilha conteúdos sobre educação financeira aos mais de 5 milhões de inscritos.

Quais são os pilares do livro Do mil ao milhão?

Os 3 pilares do livro Do Mil ao Milhão são:

1. Gastar bem

O primeiro pilar que Thiago Nigro explica no livro é a importância de saber gastar bem o seu dinheiro. Isso envolve fazer compras conscientes e deixar de lado a ostentação.

Além disso, gastar bem envolve comprar ativos ao invés de passivos. Com isso, você adquire bens que irão te gerar renda e deixa de lado os bens que tiram seu poder de compra.

Desse modo, ao gastar bem você fica mais perto de alcançar o sucesso na sua vida financeira. Vale destacar que mesmo que você ganhe pouco, é essencial saber gastar bem.

2. Investir Melhor

O segundo pilar é saber investir melhor. Esse é um pilar muito importante pois vai fazer com que você construa o patrimônio que você tanto deseja.

Por exemplo, se você aplica na poupança, você não está investindo bem. Isso porque na poupança o rendimento é baixo.

Ao invés disso, você pode optar por ativos com retornos muito mais altos. Sendo que existem ativos com baixo risco e que proporcionam um retorno muito maior do que a poupança.

Os Certificados de Depósito Bancário (CDBs) são exemplos disso. Em resumo, os CDBs contam com a mesma proteção da poupança, mas o retorno é muito maior.

3. Ganhar Mais

Por fim, o terceiro pilar é ganhar mais dinheiro. É claro que você pode cortar gastos e investir o dinheiro economizado.

Mas ao encontrar opções para ganhar mais, você pode investir uma quantia maior por mês. Dessa forma, você pode alcançar seus objetivos financeiros muito mais rápido.

Quais as principais lições do livro Do mil ao milhão?

Algumas lições do livro Do mil ao milhões são:

1- Invista pensando no longo prazo

Primeiramente, invista com foco no longo prazo. Apenas investindo ao longo do tempo é que você vai conseguir construir um patrimônio considerável e consistente.

2- Não gaste dinheiro com bobagens

Corte os gastos supérfluos. Muitos gastos não servem para nada, são apenas para gastar dinheiro atoa. Prefira evitar esse tipo de gasto e investir esse dinheiro em ativos.

É claro que você não deve cortar todos os gastos e não comprar nada que você goste. Mas é preciso ter controle e fazer gastos planejados.

3- O tempo te faz um investidor melhor

É normal que ao começar a investir você cometa alguns erros. Mas com o passar do tempo, você vai aprendendo com os erros a investir melhor. Portanto, não tenha medo de começar a investir.

4- Livro Do mil ao milhão: Fuja de oportunidades de dinheiro fácil

Existem muitas promessas de dinheiro fácil por aí. No entanto, isso de ganhar dinheiro fácil é furada.

Por exemplo, ao procurar formas de ganhar dinheiro fácil você pode acabar caindo em uma pirâmide financeira. Com isso, você acaba perdendo dinheiro ao invés de ganhar.

Portanto, tenha foco no longo prazo e invista aos poucos de forma consistente.

5- Estude sobre finanças para investir melhor

Como você já sabe, ao começar a investir você vai cometer erros e com o passar do tempo você vai investir melhor. Mas, se você estudar sobre investimentos, você vai aprender a investir melhor mais rápido.

Algumas formas de estudar sobre investimentos são: livros sobre finanças, cursos de educação financeira, sites e canais no YouTube.

6- Desenvolva uma mentalidade empreendedora

A mentalidade empreendedora é muito importante para quem deseja alcançar os objetivos financeiros. Sendo que essa mentalidade vale tanto para quem tem um negócio, quanto para quem é funcionário.

7- Livro Do mil ao milhão: Comece a poupar e a investir

Não fique postergando. Comece a poupar agora e a investir o mais rápido possível. Em resumo, quanto mais cedo você começar, mais tempo os juros compostos tem para agir e mais dinheiro você terá.

8- Investir na sua carreira

Quando você investe, você faz o seu dinheiro render. Mas o dinheiro para investir precisa vir de algum lugar.

É por isso que você deve focar na sua carreira e investir nela para então ganhar mais dinheiro e poder investir mais.

9- Livro Do mil ao milhão: Sacrifícios para ficar rico

De acordo com Thiago Nigro, você precisa sacrificar cinco coisas se quiser ser rico. São elas:

  • Conforto presente

  • Equilíbrio

  • Mediocridade

  • Vontade de ser querido

  • Fragilidade

  • Perfeccionismo

LEIA MAIS

O homem mais rico da Babilônia: lições e ensinamentos do livro

Lições de O Investidor Inteligente: 9 ensinamentos preciosos do livro

Livros sobre investimentos para todos os níveis de investidores

3 regras de ouro para escolher um bom livro

8 lições do livro Pai Rico, Pai Pobre de Robert Kiyosaki

7 lições de Benjamin Graham: o investidor inteligente

Fontes: Casa do estudo, A crítica e Mobills.