T-Notes: saiba o que são e como funcionam os Treasury Notes

17 de junho de 2022, por Sidemar Castro

Tempo de leitura médio: 4 min, 0 seg


T-Notes, ou Treasury Notes, são títulos de dívida do governo dos Estados Unidos que representam uma modalidade de investimento em renda fixa norte-americana.

Eles são negociados com uma taxa de juros fixa e seu vencimento pode variar de dois até dez anos. São considerados um investimento de baixo risco.

Continue a leitura e saiba mais sobre os T-Notes.

O são os T-Notes?

Os T-Notes, abreviação em inglês de Treasury Notes, são títulos de dívida pública emitidos pelo governo dos Estados Unidos com o objetivo de arrecadar recursos e financiar suas obrigações nacionais.

Quando uma pessoa investe em T-Notes, ele está, essencialmente, emprestando dinheiro ao governo americano. Em troca, o governo promete pagar o valor emprestado acrescido de juros.

Os T-Notes são considerados um dos investimentos mais seguros do mundo, pois a negociação é feita diretamente com o governo dos EUA. Por outro lado,  não são títulos de valor flutuante, a rentabilidade depende, no máximo, da variação da taxa de juros ao longo do período estipulado.

A diferença entre os T-Notes, T-Bonds e T-Bills está no tempo de maturação do investimento:

  • T-Notes têm um tempo de maturação que varia entre 1 e 10 anos. Isso significa que o investidor pode resgatar o valor investido em qualquer momento dentro desse período.
  • T-Bonds têm um tempo de maturação acima de 10 anos. Ou seja, isso significa que o investidor só pode resgatar o valor investido após um período mínimo de 10 anos.
  • T-Bills têm um tempo de maturação até 12 meses. O investidor pode resgatar o valor investido em qualquer momento dentro desse período.

Assim como no Tesouro Direto brasileiro, os investimentos realizados em Treasury Securities que permanecerem ativos por mais tempo terão uma rentabilidade maior em comparação às outras modalidades.

Como funcionam os Treasury Notes?

Os Treasury Notes, ou T-Notes, são títulos de dívida pública emitidos pelo governo dos Estados Unidos. Quando você investe em T-Notes, está essencialmente emprestando dinheiro ao governo dos EUA. Em troca, o governo promete pagar o valor emprestado acrescido de juros.

Os T-Notes são emitidos pelo governo dos EUA através de uma oferta competitiva ou não competitiva. Na oferta competitiva, os investidores especificam o rendimento que desejam ter, e a oferta pode ser aprovada ou não pelo governo. Já no caso da oferta não competitiva, os investidores aceitam a rentabilidade que é estabelecida pelo próprio governo.

Um dos principais motivos que fazem os T-Notes serem tão populares é que eles são negociados no mercado secundário, o que oferece mais liquidez ao investimento. Além disso, o pagamento dos juros referentes ao investimento é feito semestralmente até a data de vencimento do título.

Os T-Notes geralmente possuem vencimento de dois, três, cinco, sete e dez anos. Esse investimento não sofre incidência de imposto municipal e nem estadual, mas possui a tributação federal.

É possível investir em T-Notes no Brasil?

Sim, é possível investir em T-Notes no Brasil, mas o processo pode ser um pouco complexo. Para investir em T-Notes, os Estados Unidos exigem a apresentação do Social Security Number (SSN) – um número de identificação pessoal semelhante ao CPF no Brasil.

Portanto, se você não possui uma empresa nos EUA, por exemplo, deverá recorrer a uma corretora de investimentos americana autorizada a trabalhar com traders estrangeiros.

Além disso, a bolsa brasileira (B3) realiza negociações de títulos da dívida pública do Tesouro dos Estados Unidos por meio do Contrato Futuro de US Treasury Note, de 10 anos.

Lembre-se, a aplicação e o resgate são feitos em dólar, então é preciso considerar a conversão tanto antes de investir quanto ao fazer o resgate da aplicação.

Quem pode investir em Treasury Notes?

Os Treasury Notes, ou T-Notes, são acessíveis a uma ampla gama de investidores, incluindo indivíduos, empresas e instituições financeiras. No entanto, para brasileiros investirem em T-Notes é necessário que eles apresentem o Social Security Number (SSN), similar ao CPF no Brasil.

Caso não tenham, deverão procurar uma corretora de investimentos dos EUA que possa trabalhar com traders de outros países. Portanto, embora seja tecnicamente possível para os brasileiros investirem em T-Notes, o processo pode ser um pouco mais complicado.

Fonte: Mais retorno, Suno, Money Now News, Como Investir