T-Notes: saiba o que é e como funciona


T-Notes é a abreviação de “Treasury Notes”. Em resumo, eles são um tipo de modalidade de investimento em renda fixa norte-americana. Enfim, neste texto você vai conferir:

  • O são T-Notes?
  • Qual é a diferença entre T-Notes, T-Bonds e T-Bills?
  • Brasileiros podem investir nesses títulos?
  • Esses títulos são úteis apenas em casos específicos?

O são T-Notes?

T-Notes é uma abreviação de “Treasury Notes”. Trata-se de uma modalidade de investimento em renda fixa norte-americana.

Além dos títulos T-Notes, no mercado também existem os T-Bonds e os T-Bills. O conjunto desses 3 tipos de títulos forma o chamado “Treasury Securities”.

Em síntese, quando uma pessoa investe em um dos tipos de títulos Treasury Securities, ela está adquirindo títulos de dívidas públicas do governo dos EUA.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
convite
Aprenda a investir gratuitamente com Raul Sena

Ou seja, o investidor empresta dinheiro para o governo, em troca de uma taxa de juros. Sendo que o governo emite esses títulos como uma forma de arrecadar recursos e financiar suas obrigações nacionais.

Como você já deve ter notado, esses títulos funcionam de forma bem parecida com os títulos do Tesouro Direto no Brasil. Não é atoa que os Treasury Securities são considerados o Tesouro Direto do governo americano.

Vale destacar que os Treasury Securities são tidos como os investimentos mais seguros do mundo. Afinal de contas, eles contam com a garantia do governo dos EUA e eles não são títulos de valor flutuante.

Qual é a diferença entre T-Notes, T-Bonds e T-Bills?

Os T-Notes, T-Bonds e T-Bills são tipos de Treasury Securities. Sendo assim, eles têm em comum o fato de serem títulos públicos que o governo dos EUA emite.

No entanto, eles se diferem em relação ao tempo de aplicação. Isso porque, no T-Nodes, só é possível fazer o resgate da aplicação de 1 a 10 anos.

Por outro lado, no caso dos T-Bonds, o prazo de resgate só é possível acima de 10 anos. Por fim, nos T-Bills, o prazo de resgate é de no máximo 12 meses.

Portanto, os três tipos de títulos se diferenciam em relação ao prazo de maturação e são de longo, médio e curto prazo. Em resumo, o prazo de cada um deles é:

  • T-Bonds: maturação acima de 10 anos;
  • T-Notes: maturação entre 1 e 10 anos;
  • T-Bills: maturação em até 12 meses.

Assim como ocorre com o Tesouro Direto no Brasil, as aplicações em Treasury Securities com um prazo maior tendem a oferecer um retorno mais alto.

Brasileiros podem investir nesses títulos?

Sim, os investidores brasileiros podem aplicar em T-Notes. Contudo, o cadastro físico pode ser um pouco complexo.

Isso porque, para que você consiga investir em T-Notes, os EUA exigem a apresentação do Social Security Number (SSN) – um número de identificação pessoal parecido com o CPF do Brasil.

Desse modo, uma alternativa é procurar por uma corretora de investimentos norte-americana que seja autorizada a trabalhar com traders estrangeiros.

Lembrando que a aplicação e o resgate são feitos em dólar. Sendo assim, é preciso converter tanto antes de investir, quanto ao fazer o resgate da aplicação.

Esses títulos são úteis apenas em casos específicos?

Não, os T-Notes são uma alternativa de investimento como qualquer outra disponível no mercado. Sendo assim, não existe um caso em específico onde o investidor deve optar por T-Notes.

Como este é um ativo como qualquer outro, é preciso levar em conta os aspectos que geralmente são considerados ao investir como, por exemplo, qual é o seu perfil de investidor, objetivos e composição da carteira.

Além disso, depois de investir é importante ficar de olho nas variações econômicas em geral, tais como a valorização da moeda, queda da taxa de juros, taxa de inflação e demais informações que possam impactar seus investimentos.

Enfim, gostou de aprender sobre os T-Notes? Então aproveite para descobrir outras formas de investir no exterior de forma fácil e prática.

Fonte: Mais retorno.

Procurando uma boa oportunidade de compra? Nos dias 19 e 20 de julho vamos mostrar as ações mais baratas do mercado. Cadastre-se grátis!


Conte-nos a sua opinião...