Teoria Malthusiana, o que é? Princípios, porque não funcionou e críticas

7 de dezembro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 54 seg


A Teoria Malthusiana indicava a possível formação de uma crise no mercado de commodities, baseado no crescimento populacional. Sendo que, quando foi criada, a teoria defendia que o crescimento da população seria superior à quantidade de alimentos produzidos. 

O Ensaio Sobre o Princípio da População, escrito por Thomas Malthus, é tido como uma das obras mais relevantes em relação ao crescimento demográfico. No entanto, o economista estava errado e suas projeções não se concretizaram. 

Outras teorias surgiram depois que a Teoria Malthusiana começou a ser desacreditada. Entre estas teorias está a teoria neomalthusiana, que se baseava em alguns dos princípios da Teoria Malthusiana, porém, com algumas novas ideias. 

O que é Teoria Malthusiana

A Teoria Malthusiana, também conhecida como malthusianismo, foi criada em 1798, pelo economista britânico Thomas Malthus. O economista publicou o Ensaio Sobre o Princípio da População, no qual explicava suas ideias e falava sobre o crescimento demográfico. 

Teoria Malthusiana, o que é? Princípios, porque não funcionou e críticas

Google sites

Thomas Robert Malthus nasceu em 1766, em Surrey, na Inglaterra. Ele estudou teologia e filosofia, se tornando professor de economia e sacerdote anglicano. Ele é conhecido, principalmente, pelo desenvolvimento da Teoria Malthusiana.

Na época em que foi criada, existia uma preocupação em relação à quantidade de pessoas e a produção de alimentos. Dessa maneira, a Teoria Malthusiana previa que o rápido crescimento populacional iria suplantar a quantidade de alimentos. Ou seja, haveria uma escassez mundial de alimentos.  

Princípios da Teoria Malthusiana

O argumento central da Teoria Malthusiana era que invariavelmente teria uma parcela de população pobre no futuro da humanidade. Isso porque a humanidade possuía um alto potencial de crescimento populacional, Contudo, a oferta de alimentos não acompanhava essa perspectiva. 

Teoria Malthusiana, o que é? Princípios, porque não funcionou e críticas

Descomplica

O economista acreditava que medidas deviam ser tomadas para conter o crescimento populacional, já que a população possuía o potencial de crescimento ilimitado, e a produção de alimentos era limitada. Malthus acreditava que a população iria dobrar em apenas 25 anos. 

Uma das soluções propostas por Malthus, era o chamado “controle moral”. Ou seja, o controle da natalidade. No entanto, este controle não deveria ser feito através de métodos contraceptivos, mas sim pelo adiamento dos casamentos e pela abstinência sexual. Entretanto, essas medidas seriam destinadas apenas para a parcela pobre da população. 

Porque a teoria não funcionou

As ideias defendidas por Teoria Malthusiana não viraram realidade, já que, com a revolução industrial, a produção agrícola foi impulsionada por novas tecnologias. Sendo assim, com a contribuição das máquinas, a produção de alimentos cresceu exponencialmente.

De fato, a oferta de alimentos aumentou tanto, que ocorreu o contrário do que o defendido na Teoria Malthusiana. Ou seja, na verdade foi a produção de alimentos que suplantou o crescimento populacional. 

Teoria Malthusiana, o que é? Princípios, porque não funcionou e críticas

Bekuda

Em resumo, Malthus se enganou ao estudar o crescimento populacional de um espaço geográfico limitado e por acreditar que os resultados da sua análise se aplicavam ao mundo todo. Além disso, o economista não foi capaz de prever os impactos da revolução industrial. 

Por fim, ele estava errado em relação à proporção do crescimento geográfico. Malthus acreditava que a população dobraria em 25 anos, coisa que não aconteceu. Em relação à pobreza que Malthus previu, ela de fato ocorreu. Mas, ela não é decorrente da falta de alimentos, mas sim da má distribuição.

Críticas à Teoria Malthusiana

Como a Teoria Malthusiana não se aplicou de fato à realidade, algumas críticas surgiram em relação à teoria. Basicamente, Malthus acreditava que a humanidade estava destinada ao fracasso e sua teoria foi considerada como muito pessimista. 

On this day

O economista defendia a diminuição da assistência destinada à população pobre. Isso porque, segundo ele, ao dar assistência aos pobres, a ajuda amenizava problemas por eles enfrentados, o que resultava no aumento da natalidade. Esta ideia em particular foi fortemente criticada por outros pensadores. 

Outras teorias

Após o fracasso da Teoria Malthusiana, algumas outras teorias surgiram. Algumas se baseavam nas teorias de Malthus, outras iam contra elas. As duas principais teorias foram:

1- Teoria Reformista

A teoria reformista fazia uma forte crítica à Teoria Malthusiana, sendo que os idealizadores defendiam ideias opostas. Desse modo, para os reformistas, o crescimento da taxa de natalidade era o resultado do subdesenvolvimento, e não o motivo.  Sendo assim, enquanto houvesse um déficit na educação, saneamento básico e saúde, existiria pobreza. 

2- Teoria Neomalthusianismo

A teoria neomalthusianismo surgiu tempos depois da Teoria Malthusiana, no início do século XX. Ela se utiliza das ideias do malthusianismo, porém, era voltada, principalmente, para os países subdesenvolvidos e em desenvolvimento. 

Hype science

Dessa forma, o neomalthusianismo defendia o uso de medidas governamentais para exercer um controle de natalidade, o que resultaria no controle do crescimento populacional.

Algumas medidas defendidas eram a abstinência sexual, o casamento tardio, a restrição da quantidade de filhos por família e, por fim, a ampla utilização de anticoncepcionais. 

Além do controle populacional, a teoria neomalthusiana afirmava que os países deviam investir em educação e saúde. Para os defensores desta teoria, se atitudes não fossem tomadas para o controle do crescimento populacional, os recursos naturais da Terra seriam completamente esgotados. 

E aí, curtiu conhecer a Teoria Malthusiana? Que tal aproveitar para aprender sobre o mundo dos investimentos e como investir? Existem algumas dicas que podem te ajudar Investidores iniciantes – 5 passos para investir e opções de aplicações

Fontes: Suno, Mundo educação e Toda matéria

Imagens: Google sites, Descomplica, On this day, Bekuda, Aventuras na história e Hype science