7 hábitos que não te deixam sair da pobreza

Descubra quais hábitos que não te deixam sair da pobreza e saiba como lidar com eles para alcançar o sucesso financeiro.

17 de fevereiro de 2022 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)


Existem hábitos que não te deixam sair da pobreza e que talvez você nem saiba que eles existem. Isso ocorre, pois no dia a dia, nós agimos por meio de hábitos que muitas vezes nem notamos que temos.

Se livrar dos hábitos negativos sobre dinheiro é essencial para alcançar seus objetivos financeiros. Você sabe quais são os hábitos que não te deixam sair da pobreza? No texto de hoje eu vou te contar quais são eles.

7 Hábitos que não te deixam sair da pobreza

Alguns hábitos que você deve deixar de lado caso queira ficar rico são:

1- Os pobres compram passivos

O primeiro hábito pobre é comprar passivos ao invés de investir em ativos. Em resumo, os ativos são tudo aquilo que coloca dinheiro no seu bolso, ao passo em que os passivos tiram dinheiro do seu bolso. Os pobres compram passivos, enquanto os ricos compram ativos.

Sempre que ganha dinheiro o pobre já pensa em comprar passivos como: casa, celular, carro e afins. É claro que essas coisas são necessárias em nossa vida. Mas se você quer enriquecer, você deve priorizar os ativos. Afinal de contas, são os ativos que irão fazer com que o seu patrimônio cresça e gere renda passiva.

Talvez você esteja pensando na mansão e nos carros que os ricos costumam ter. Essas coisas também são passivos. Entretanto, os ricos deixam de comprar passivos depois que já têm vários ativos que geram renda.

Portanto, se você quer ficar rico, foque primeiro em comprar ativos e construir um patrimônio. Depois de construir um patrimônio considerável e contar com muitos ativos, aí sim você vai poder comprar alguns passivos.

2- Hábito de pobre: economia burra

A chamada economia burra é quando você opta por economizar em pequenas coisas. Por exemplo, quando você deixar de tomar café para economizar um pequeno valor por mês. Mas por que isso é chamado de economia burra? Porque o que realmente faz diferença na construção do seu patrimônio não é o dinheiro do cafezinho.

Na verdade, são as grandes economias que fazem a diferença, por exemplo, deixar de financiar um imóvel é uma grande economia. Já uma economia burra é quando, por exemplo, você vai abastecer seu carro em um posto que é um pouco mais barato, mas é longe.

Ao fazer uma economia burra, a pessoa leva em conta apenas o valor direto do produto, não considera, por exemplo, o tempo a mais que ela terá que gastar.

A dica é calcular o quanto você ganha por hora trabalhada. Depois disso, verifique quanto tempo você desperdiça com esse tipo de economia. Se você perde muito tempo, você, na verdade, está perdendo dinheiro com esse tipo de economia.

3- Medo de mudança

O medo de mudança é mais um dentre os hábitos que não te deixam sair da pobreza. Muitas vezes, as escolhas que você faz por medo da mudança e opta por ficar na zona de conforto, fazem você continuar a ser pobre.

É claro que você não deve tomar decisões sem refletir sobre. Você deve se planejar e ter uma reserva de emergência sempre. Mas as mudanças são necessárias para quem quer enriquecer.

4- Risco de empreender

Outro hábito de pobre é acreditar que é melhor ter um trabalho mal pago do que se arriscar a empreender. No entanto, se você parar para analisar, vai ver que os ricos não têm essa aversão ao risco.

É claro que você não vai sair se arriscando à toa, os riscos devem ser calculados. Mas, para ficar rico, é preciso correr algum risco, então não escolha sempre a estabilidade.

5- Hábito de pobre: inveja

A inveja é mais um entre os hábitos que não te deixam sair da pobreza. Se você só tem críticas e pensamentos negativos sobre alguém que teve sucesso, você está prejudicando a si mesmo.

Se essa pessoa teve sucesso e você não, então você devia tentar aprender com ela, ao invés de ficar com inveja. Ao invés de ficar criticando o outro, vá atrás do seu próprio sucesso. Afinal de contas, ficar só olhando para o sucesso do outro e sentindo inveja, não vai fazer com que você tenha sucesso.

6- Preocupação com o que não está no seu controle

O sexto dentre os hábitos que não te deixam sair da pobreza é ficar se preocupando com o que não está no seu controle. Deixar esse hábito de lado é bem difícil, já que quando nos deparamos com algo que não podemos controlar, a nossa tendência é focar naquilo.

Com isso, acabamos perdendo tempo e usando nosso foco com coisas que não podemos mudar, já que não está no nosso controle. Se você não puder fazer nada prático sobre certo problema, não adianta focar só nele, ao invés disso, é melhor focar no que você pode controlar.

7- Culpa

Por fim, o último dentre os hábitos que não te deixam sair da pobreza é não assumir a culpa, ou seja, sempre que alguma coisa acontece, você culpa outra pessoa.

Por exemplo, ao chegar atrasado, você culpa o trânsito. Mas se você já sabia que teria trânsito, por que não saiu mais cedo de casa? Chegar na hora é responsabilidade sua, então assuma a culpa caso não cumpra essa responsabilidade.

Em quase todos os casos, o que acontece na nossa vida é culpa nossa. Se não é, estamos de alguma forma envolvidos na culpa. Mesmo que você não tenha culpa, você é culpado pela forma com que você irá lidar com isso.

Gostou das 7 dicas? Então assista ao vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha, e confira um hábito extra que pode estar te atrapalhando a ganhar dinheiro:

Enfim, agora que você conhece os 7 hábitos que não te deixam sair da pobreza, confira quais são os Hábitos milionários que podem te ajudar a se tornar milionário

Fonte: Roteiro de Raul Sena

O que acontece se não declarar o Imposto de Renda? Testei na PRÁTICA!

Fazer faculdade no Brasil vale a pena? A realidade é difícil de engolir

Ibovespa caindo! – Onde estou investindo para proteger o meu dinheiro?

A enorme BOMBA que pode enterrar de vez o Brasil