Tipos de reservas de valor e como eles protegem você da inflação

13 de abril de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 4 seg


A reserva de valor é uma quantia em dinheiro que serve como uma proteção contra crises econômicas. Sendo assim, a característica principal dos diferentes tipos de reserva de valor é a preservação do patrimônio.

Vale ressaltar que a intenção é a proteção do patrimônio e não a valorização. Em outras palavras, ela serve para preservar o que você já tem e não necessariamente para multiplicar.

Entender isso é importante pois os ativos usados nem sempre proporcionam um alto rendimento. Mas isso não é muito importante em uma reserva de valor, pois o intuito é a proteção contra a inflação e não o retorno.

É por isso que para ser uma boa reserva de valor, o ativo deve atender à 4 critérios:

  1. Preservação de valor com o passar do tempo;
  2. Ser escasso;
  3. Tem alta liquidez, ou seja, é fácil encontrar compradores;
  4. Não se deteriorar com o passar do tempo.

Portanto, é preciso escolher bem os ativos para criar uma reserva de valor.

Tipos de reservas de valor

Alguns opções de reservas são:

1- Ouro

O ouro é um dos principais tipos de reservas de valor. Isso porque ele possui todas as características de um bom ativo para reserva de valor.

Em 1º lugar, o seu valor se mantêm com o passar do tempo. Afinal de contas, ele é usado pelos humanos há séculos. Além disso, ele não existe em abundância e não pode simplesmente ser criado.

Ele tem uma boa liquidez e, por fim, não se deteriora com o passar do tempo. Enfim, caso você tenha ficado interessado em investir em ouro, saiba que atualmente existem 4 formas de aplicar em ouro:

  1. Contratos futuros;
  2. Barras de ouro;
  3. Fundos de investimentos que aplicam em ouro;
  4. ETFs atrelados a ouro.

2- Tipos de reserva de valor: Bitcoin

Em resumo, o Bitcoin é uma criptomoeda que funciona de forma descentralizada. Como ela é descentralizada, ela não passa por interferências políticas e econômicas de bancos ou outras moedas.

Além disso, somente 21 milhões de unidades de Bitcoins podem ser minerados no total. Isso faz com que exista escassez da criptomoeda.

Apesar de apenas uma porcentagem pequena de pessoas comprarem Bitcoin, ele é bastante negociado, possuindo liquidez. No entanto, o Bitcoin é relativamente recente.

Isso significa que ele ainda não corresponde ao critério de preservar o valor com o tempo. Mas como ele corresponde a várias outras características, ele é usado como reserva de valor por muitas pessoas.

3- Prata e outros metais

O uso de prata e outros metais como reserva de valor não é consenso no mercado. Alguns especialistas consideram que eles são uma boa reserva de valor.

Entretanto, a prata e outros metais não têm as mesmas características que o ouro como, por exemplo, a liquidez.

Justamente por não possuir liquidez, que alguns especialistas não consideram a prata e outros metais como reserva de valor.

Enfim, você pode investir em prata através de fundos que aplicam neste metal ou comprando COE atrelada à prata.

4- Tipos de reserva de valor: moedas estrangeiras

Assim como a prata e outros metais, o uso de moedas estrangeiras como reserva de valor também não é um consenso no mercado.

Isso porque, as moedas não se encaixam em boa parte das características que uma boa reserva de valor deve ter. Por exemplo, as moedas, mesmo estrangeiras, não preservam o seu valor com o passar do tempo.

Além disso, não existe escassez, já que os governos emitem dinheiro quando querem. Contudo, as moedas possuem uma alta liquidez e podem proteger contra crises locais.

5- Imóveis

Por fim, os imóveis ou propriedades de terra também podem ser usados como reserva de valor. Eles correspondem a muitos critérios de uma boa reserva de valor.

Contudo, eles têm o problema da liquidez. Um imóvel não é vendido de forma rápida e fácil.

Na verdade, ao colocar um imóvel à venda, você pode demorar muito para encontrar um comprador e talvez tenha que diminuir o preço do imóvel.

Além disso, você tem custos para manter o imóvel em bom estado, caso contrário ele se deteriora com o tempo e vai perdendo valor.

Enfim, no texto acima eu te expliquei quais são os tipos de reserva de valor tendo como fonte os sites Yubb e Xpi.

Aproveite para navegar pelo site Investidor Sardinha e aprender mais sobre os diferentes tipos de reserva. Por exemplo, você pode gostar de aprender como fazer uma reserva de oportunidade.

Ou ainda como criar uma reserva de emergência. Por fim, você pode gostar de saber o que é reserva de liquidez.