Reserva de oportunidade: o que é, como criar e como utilizar?

29 de setembro de 2020, por Sidemar Castro

Tempo de leitura médio: 7 min, 46 seg


A reserva de oportunidade, como o próprio nome sugere, é um dinheiro reserva para aproveitar as oportunidades quando elas surgirem. Assim, financeiramente falando, você estará preparado para agarrar as oportunidades e não vai precisar se lamentar pela falta de dinheiro.

Contudo, reserva de oportunidade é diferente de reserva de emergência. Portanto, é importante ter as duas. Afinal, a reserva de emergência vai te salvar em imprevistos e, por outro lado, a de oportunidade vai te permitir desfrutar das boas surpresas da vida.

Em resumo, a reserva de oportunidade é um dinheiro que fica guardado, rendando um pouco de juros, só esperando o momento certo de ser gasto.

Quer saber mais sobre ela? Então, continue a leitura!

O que é reserva de oportunidade?

É um valor que uma pessoa precisa ter para aproveitar as oportunidades quando elas aparecerem. No mercado financeiro, essas oportunidades costumam ser janelas de compra de ativos a um valor atrativo. Normalmente, isso ocorre quando há alguma queda brusca em um determinado ativo e o investidor acredita que aquele papel está sendo negociado a um valor menor ao seu valor intrínseco.

No entanto, a oportunidade não se resume somente em aplicação em ações ou fundos. Uma ideia de negócio também é uma oportunidade que exige investimento. Portanto, essa reserva de valor poderá ser destinada a um investimento que o indivíduo decida realizar.

A reserva de oportunidade difere da reserva de emergência, que é um valor necessário para ser usado em situações emergenciais, como por exemplo, um conserto de carro ou qualquer outro imprevisto inesperado. A reserva de oportunidade não tem um valor certo, pois podem surgir oportunidades que necessitam de valores altos e outras nem tanto.

Para construir essa reserva de oportunidade, um percentual dos investimentos pode ser destinado para esse tipo de aplicação. Por exemplo, um poupador pode decidir colocar 20% na reserva de oportunidade. Todo mês ao realizar seu aporte mensal, ele deverá observar se sua reserva de oportunidade está atingindo essa meta de alocação e equilibrar esse percentual baseado no seu aporte.

Como e onde criar uma reserva de oportunidade?

Para criar uma, você pode seguir estes passos:

  1. Planejamento: Defina uma porcentagem do seu patrimônio líquido que você gostaria de investir em oportunidades financeiras. Você pode determinar uma porcentagem do seu faturamento para ser guardada mensalmente. O ideal é que seja entre 10%-20%.
  2. Comprometimento: Estabeleça um valor mensal a ser guardado. Com o intuito de alimentar esse fundo, você poderá acrescentar, mensalmente, valores adicionais e adequados ao seu padrão de vida.
  3. Organização Financeira: Escolha os tipos de investimentos que deseja fazer e comece a economizar e investir regularmente. A reserva de oportunidade pode ser criada paulatinamente, seguindo as especificidades de sua condição financeira.

Quanto ao local para guardar sua reserva, ela geralmente não fica na poupança. Em vez disso, ela fica em categorias de investimentos mais simples e que podem ser resgatadas a qualquer momento. Você pode aportar esse valor mensalmente em um ativo de baixo risco e rápida liquidez.

Os valores variarão de acordo com o indivíduo, bem como o preço de cada oportunidade. Portanto, é importante reavaliar o seu planejamento financeiro para identificar os valores que podem ser destinados à reserva.

Quais são as vantagens de ter uma reserva de oportunidade?

Ter uma pode trazer várias vantagens, incluindo:

  • Potencial de retorno: Uma das principais vantagens de ter uma reserva de oportunidade é que você tem a possibilidade de buscar melhores retornos com investimentos.
  • Aproveitamento de momentos de crise: Em momentos de crise, muitas oportunidades de investimento podem surgir. Com uma reserva de oportunidade, você estará preparado para aproveitá-las.
  • Diversificação da carteira: Ela permite que você diversifique sua carteira de investimentos, o que pode ajudar a reduzir riscos e aumentar o potencial de retorno.
  • Flexibilidade para investir: Com uma reserva de oportunidade, você tem a flexibilidade para investir em diferentes tipos de ativos conforme as oportunidades aparecem.
  • Tranquilidade e confiança: Saber que você tem uma pode trazer tranquilidade e confiança, pois você sabe que está preparado para aproveitar boas oportunidades de investimento quando elas surgirem.
  • Preservação da reserva de emergência: Ter uma permite que você preserve sua reserva de emergência para situações imprevistas.
  • Preservação dos seus outros investimentos: Com uma reserva de oportunidade, você não precisa vender seus outros investimentos para aproveitar uma nova oportunidade.
  • Acesso rápido e fácil a montantes sempre que necessário: A reserva de oportunidade geralmente é mantida em investimentos de alta liquidez, o que significa que você pode acessar seu dinheiro rapidamente quando precisar.
  • Segurança do capital investido: Como a reserva de oportunidade geralmente é mantida em investimentos de baixo risco, seu capital está relativamente seguro.
  • Possibilidade de aproveitar oportunidades de investimentos mais lucrativos: Com uma reserva de oportunidade, você pode aproveitar oportunidades de investimento que têm o potencial de ser mais lucrativas.
  • Possibilidade de aumentar seu portfólio e diversificar: Com uma, você tem a possibilidade de aumentar seu portfólio de investimentos e diversificar seus ativos.

E as desvantagens?

Embora a reserva de oportunidade possa trazer muitos benefícios, também existem algumas desvantagens que você deve considerar:

  • Custo de oportunidade: Este é o principal ponto negativo dela. O conceito de custo de oportunidade está relacionado ao que você deixa de ganhar por escolher uma alternativa em detrimento da outra. Por exemplo, o dinheiro que você mantém em sua reserva de oportunidade poderia estar sendo investido em outros ativos que poderiam potencialmente oferecer um retorno maior.
  • Rentabilidade menor: Como ela geralmente é mantida em investimentos de baixo risco, a rentabilidade tende a ser menor do que outros tipos de investimentos. Além disso, é muito difícil conseguir uma remuneração alta para uma reserva de oportunidade.
  • Dinheiro parado: Algumas pessoas acreditam que deixar o dinheiro parado em renda fixa esperando uma oportunidade que pode nunca aparecer não compensa. Esse pensamento acredita ainda que manter dinheiro parado só é realmente lucrativo a longo prazo para grandes investidores.
  • Perda de valor: Quando a inflação da economia está maior que a rentabilidade de ativos de renda fixa, a reserva de oportunidade poderá perder valor.
  • Dificuldade em prever oportunidades: As oportunidades de investimento podem ser difíceis de prever e, como resultado, o dinheiro na sua reserva de oportunidade pode acabar ficando parado por um longo período de tempo.

Quando usar a reserva de oportunidade?

Ela pode ser utilizada em diversas situações, principalmente quando surgem oportunidades de investimento que requerem capital imediato. Aqui estão alguns exemplos de quando você pode usar sua reserva de oportunidade:

  • Quedas no mercado: Ela pode ser utilizada quando há quedas no mercado, ou seja, quando um ativo chega a um valor abaixo do potencial apontado por analistas.
  • Investimentos atrelados ao dólar: Agora serviria para reforçar a posição em produtos financeiros atrelados ao dólar, como os fundos cambiais.
  • Crises financeiras: Foi assim também em março de 2020, quando começou a pandemia. Naquele mês, a Bolsa de Valores teve perdas de 29,9%. Quem aumentou sua exposição a ações de empresas com potencial de recuperação conseguiu obter ganhos.
  • Novos investimentos em ações: Ela pode ser útil em casos de um novo investimento em ações.
  • Compra de um imóvel ou bem material de alto valor: A reserva pode ser usada para a compra de um imóvel ou bem material de alto valor.
  • Viagem: Ela pode ser usada para uma viagem.

O objetivo sempre será trazer mais rentabilidade à carteira. No entanto, nem sempre um ativo que se depreciou representa uma oportunidade futura de valorização. Portanto, é importante avaliar cuidadosamente cada oportunidade antes de decidir usar sua reserva.

Qual a diferença entre a reservar de oportunidade e reserva de emergência?

A reserva de emergência e a reserva de oportunidade são duas estratégias financeiras diferentes, cada uma com seu próprio propósito:

Reserva de Emergência

Esta é uma quantidade de dinheiro reservada para cobrir despesas de curto prazo e imprevistas. Assim, é possível ter mais tranquilidade em situações que aumentem os seus gastos ou reduzam sua renda. O ideal é que uma pessoa deve alocar pelo menos seis vezes o valor de seus gastos mensais na reserva de emergência. Além disso, é interessante alocar ela em investimentos de alta segurança e liquidez — de preferência diária.

Reserva de Oportunidade

Por outro lado, a reserva de oportunidade tem um objetivo distinto. De modo geral, ela corresponde ao montante reservado para aproveitar oportunidades interessantes que podem aparecer no meio do caminho. A reserva de oportunidade é um dinheiro destinado exclusivamente para aproveitar cenários potencialmente interessantes de investimento. Para servir ao seu propósito, a reserva deve ser investida em uma aplicação segura e com alta liquidez.

Em resumo, a reserva de emergência é destinada a cobrir despesas inesperadas e imprevistas, enquanto a reserva de oportunidade é destinada a aproveitar oportunidades de investimento que surgem.

Fontes: Eu Quero Investir, BTGPactual, Bora Investir, Nord Investimentos, Grao, Clube do Valor, Idinheiro