Unidade Real de Valor (URV): o que foi e qual sua importância?

2 de março de 2023, por Sidemar Castro

Tempo de leitura médio: 4 min, 33 seg


A Unidade Real de Valor (URV) foi uma moeda paralela criada em março de 1994 como parte do Plano Real no Brasil.

Em poucas palavras, foi uma referência de valor não monetária, ou seja, não era uma moeda fiduciária. Ela foi criada para ajudar na transição do Cruzeiro Real para o Real, e seu valor era atualizado diariamente com base na inflação. Preços eram cotados em URVs e cruzeiros reais, mas os pagamentos tinham que ser feitos exclusivamente em cruzeiros reais, já que a URV não se tornaria moeda legal até 1º de julho de 1994.

A URV foi extinta em 1º de julho de 1994, quando foi convertida em uma nova moeda, o Real, na proporção de 1 real = 1 URV = CR$2,750.

O que foi a Unidade Real de Valor (URV)?

A Unidade Real de Valor (URV) foi um tipo de moeda paralela, que fazia a conversão dos preços e valores para o novo padrão monetário, na tentativa de controlar a inflação.

Lançada no período de transição do Cruzeiro Real para o Real, o URV servia como um tipo de estágio para a implementação da nova moeda. Sendo assim, ela tinha como intuito garantir a estabilização dos preços dos produtos, servindo como uma referência de preços, apesar de sofrer uma variação diária.

Um detalhe importante é que a URV não foi a única responsável pela estabilização no processo de troca de uma moeda para outra. Isso porque, depois da implementação do Plano Real dar certo, o governo ficou mais seis anos fazendo várias reformas estruturais e de gestão pública, com foco na estabilidade econômica.

Vale destacar que a URV nunca existiu fisicamente. Por isso não existem cédulas de URV. Ela funcionava como uma moeda escritural, uma referência de conversão. Na primeira semana de oficialização, 1 URV valia 647,50 Cruzeiros Reais. No dia 30 de Junho de 1994, a URV valia 2.750,00 Cruzeiros Reais e, no dia posterior, foi convertida a R$1.

Como ela funcionava?

A Unidade Real de Valor (URV) foi uma moeda de transição que funcionou como uma unidade de referência para a conversão dos preços durante o Plano Real.

Ela foi oi criada para estabilizar os preços dos produtos e controlar a inflação. Durante o período de transição, os preços eram expressos tanto na moeda corrente da época (o Cruzeiro Real) quanto em URVs. Isso permitiu que as pessoas se acostumassem com os novos valores, enquanto a inflação continuava a corroer o poder de compra do Cruzeiro Real.

A URV era ajustada diariamente de acordo com a inflação, enquanto o valor do Real permanecia estável. Isso permitiu que os preços fossem gradualmente convertidos para o Real sem causar um choque inflacionário.

No dia 1º de julho de 1994, todas as URVs foram convertidas em Reais, e a nova moeda começou a circular. A partir desse momento, a URV deixou de existir e o Real se tornou a única moeda do Brasil.

Como a URV surgiu e para quê?

A Unidade Real de Valor (URV) foi criada como parte do Plano Real, um programa econômico que visava controlar a inflação no Brasil. A moeda foi introduzida em 1º de março de 1994 e funcionou como uma moeda de transição entre o Cruzeiro Real e o Real.

A função da URV, dentro do Plano Real, foi garantir a estabilidade dos preços dos produtos. Para isso, funcionou como uma unidade de referência, que contava com uma variação mais controlada.

A URV brasileira foi criada com base em uma iniciativa econômica que surgiu como resposta à hiperinflação alemã na década de 1920. Após a Primeira Guerra Mundial, a Alemanha sofreu uma das maiores inflações da história. Como solução, o país criou um plano econômico que contava com duas moedas simultaneamente: a Reichsmark, que desvalorizava pela alta inflação, e a Rentenmark, que mantinha a estabilidade.

Transição da Unidade Real de Valor para o Real

Na época em que a URV surgiu, o Brasil estava passando por um período de hiperinflação. Vários planos tinham sido postos em prática e não tinham conseguido conter a inflação. Quando a URV foi criada, a moeda até então era o Cruzeiro Real, com uma inflação de 40%.

A criação da URV ocorreu como parte do processo de implementação do Plano Real. Sendo assim, a implementação do Plano Real ocorreu de forma estratégica, por meio de três etapas:

  • Período de equilíbrio das contas públicas, com diminuição de despesas e aumento de receitas;
  • Criação da URV; 
  • Lançamento do Real.

Além disso, para colocar a URV em prática, foi preciso um plano de comunicação com a população. Até porque mesmo os salários passariam a ser lançados em URV. Um dos principais motivos pelos quais a URV teve sucesso, é que ela acompanhava as oscilações do dólar, equilibrando a relação entre salários e preços dos produtos.

Fontes: CNN Brasil e Planalto