Como o governo pode controlar a inflação?

2 de junho de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 29 seg


Para controlar a inflação, o governo pode adotar medidas de curto e longo prazo, que envolvem tanto o aperto fiscal quanto o monetário.

Em síntese, algumas dessas medidas são:

  • Redução dos gastos públicos: O governo pode diminuir seus gastos para reduzir a demanda por bens e serviços, o que pode ajudar a controlar a inflação de demanda.
  • Aumento da taxa de juros: O Banco Central pode aumentar a taxa de juros para tornar o crédito mais caro e desestimular o consumo, o que pode ajudar a controlar a inflação de demanda.
  • Aumento da carga tributária: O governo pode aumentar os impostos para reduzir a demanda por bens e serviços, o que pode ajudar a controlar a inflação de demanda.
  • Ajuste das finanças públicas: O governo pode ajustar suas finanças, eliminando gastos e reduzindo a necessidade de se financiar com emissão de moeda, o que pode ajudar a controlar a inflação de custos.
  • Combate à corrupção: O governo pode combater a corrupção e o desvio de recursos públicos, o que pode ajudar a reduzir a inflação de custos.

É importante ressaltar que o controle da inflação é um desafio para o governo e que as medidas adotadas podem ter impactos na economia e na vida dos cidadãos. Além disso, é necessário adotar medidas que sejam adequadas ao tipo de inflação em questão, seja ela de demanda ou de custos.

Leia a matéria e veja como isso é possível.

O que é inflação?

A inflação é um indicador econômico que expressa o aumento dos preços dos bens e dos serviços em um período de tempo determinado. Ela é causada por diversos fatores e pode ser classificada em diferentes tipos, dependendo desses fatores. Aqui estão alguns tipos de inflação:

Inflação de demanda

Este tipo de inflação é caracterizado pelo desequilíbrio entre procura e oferta. Ou seja, muitas pessoas estão buscando por um mesmo produto, ao qual a indústria não consegue disponibilizar no mercado em quantidade suficiente.

Inflação estrutural

A inflação estrutural é decorrente da precariedade física dos ambientes onde são produzidos ou até mesmo transportados diversos bens de consumo do país.

Inflação de custo ou de oferta

A inflação de custos, ou Inflação de Oferta, surge quando a demanda por certos bens e serviços permanece estável, enquanto o custo de produção aumenta. Desta forma, existe mais demanda do que oferta (embora a demanda, por si mesma, não tenha aumentado), o que gera uma pressão para o aumento dos preços.

Inflação inercial

A inflação inercial é um processo automático de realimentação de preços. Resumidamente, é quando o índice de inflação é a soma da inflação passada, mais a expectativa da inflação futura.

Cada tipo de inflação tem suas próprias causas e efeitos na economia. É importante entender esses diferentes tipos para poder analisar e responder adequadamente às mudanças na economia.

Como o governo pode controlar a inflação?

O governo tem várias estratégias para controlar a inflação. Aqui estão algumas delas:

Redução de gastos públicos

O controle da inflação muitas vezes envolve medidas de aperto fiscal, como a redução dos gastos públicos. Isso ajuda a conter a demanda por bens e serviços, o que pode diminuir o ritmo de aumento dos preços. No entanto, essas decisões podem ter um impacto recessivo na economia e podem envolver sacrifícios no curto prazo, como um crescimento mais baixo e um desemprego mais alto.

Impostos mais altos

Outra estratégia é aumentar os impostos. Isso também pode ajudar a conter a demanda por bens e serviços, pois os consumidores terão menos dinheiro disponível para gastar. No entanto, isso também pode ter um impacto negativo na economia, pois pode desencorajar o investimento e o consumo.

Elevação dos juros

O governo, em parceria com o Banco Central, pode aumentar a taxa básica de juros (Selic) para combater a inflação. A taxa Selic influencia todas as taxas de juros do país, como as de empréstimos, financiamentos e de aplicações financeiras.

Quando a Selic aumenta, o custo do crédito para famílias e empresas sobe, o que contribui para ‘esfriar’ a atividade econômica e, consequentemente, a inflação tende a perder força.

Essas são apenas algumas das estratégias que o governo pode usar para controlar a inflação. No entanto, é importante lembrar que cada uma dessas estratégias tem suas próprias vantagens e desvantagens, e o sucesso de qualquer estratégia depende de uma variedade de fatores econômicos e políticos.

Como a inflação afeta a economia?

A inflação é um fenômeno que afeta a economia e a vida das pessoas de diversas maneiras. Aqui estão algumas maneiras pelas quais a inflação pode impactar a economia:

Poder de compra

A inflação tem uma influência direta no mercado econômico. Com o índice em alta, produtos e serviços ficam mais caros e a população terá que gastar mais para adquirir algo. Isso pode diminuir o poder de compra das pessoas, o que significa que elas podem comprar menos com a mesma quantidade de dinheiro.

Investimentos

A inflação pode desencorajar novos investimentos. Isso ocorre porque a inflação cria um ambiente de incerteza, o que pode tornar mais arriscado investir em novos projetos ou empresas.

Crescimento econômico

A inflação pode dificultar o crescimento econômico do país. Isso ocorre porque a inflação pode levar a uma diminuição do consumo e do investimento, o que pode, por sua vez, levar a uma diminuição da produção econômica.

Política monetária

A inflação também afeta a política monetária. Quando a inflação está alta, os bancos centrais geralmente aumentam as taxas de juros para tentar reduzir a demanda por bens e serviços e, assim, controlar a inflação.

Portanto, é fundamental que o governo adote medidas para controlar a inflação e minimizar seus impactos negativos.

Fontes: G1, Empiricus, Porque, Adyfn, Portal da Indústria, Brasil Escola, Forbes