Viés de resultado: descubra o que é e como funciona

30 de março de 2023, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 17 seg


O viés de resultado é um tipo de viés cognitivo. Com ele, damos mais importância para os resultados de eventos passados, do que para os fatores que envolveram o evento. 

Com este viés, você passa a levar em conta apenas o resultado, ignorando os fatores que o fizeram chegar até ele. Como todo viés cognitivo, o viés de resultado limita a racionalidade, induzindo a avaliações e tomadas de decisões incorretas.

Desse modo, ele pode afetar a sua vida pessoal, profissional e financeira. Por exemplo, este viés pode te fazer tomar decisões erradas ao investir e ter prejuízos.

O que é o viés de resultado?

O viés de resultado é um tipo de viés cognitivo que induz a avaliação de decisões tendo como base os seus feitos, desconsiderando a maneira pela qual ele foram conseguidos.

Ou seja, guiado por este viés, você tende a tomar decisões com base no resultado de eventos passados e não leva em conta como os eventos anteriores ocorreram. Sendo assim, você passa a dar uma ênfase muito grande para os resultados do passado, mas não analisa os fatores que levaram ao evento.

O problema desse viés é que você pode acabar tomando decisões erradas ao avaliar incorretamente aspectos da sua vida. Por exemplo, ao investir em um fundo imobiliário, você pode analisar a performance histórica do fundo, mas não verificar o contexto em que o fundo estava inserido quando teve bons resultados.

Como ele funciona?

Assim como os demais vieses, o viés de resultado funciona como um erro de julgamento do cérebro. Isso ocorre pois os vieses são um conjunto de limitações inconscientes do nosso cérebro, que parecem ter uma lógica, mas na verdade nos induzem ao erro.

Desse modo, os vieses afetam a nossa racionalidade e precisão na hora de tomar decisões e fazer julgamentos. O grande problema dos vieses é que eles ocorrem de forma inconsciente. Ou seja, geralmente não percebemos quando estamos sendo guiados por um viés.

Para piorar, os vieses têm como base lógicas falsas, isto é, o cérebro se baseia em uma lógica que não condiz com a realidade, mas que parece fazer sentido. Com isso, acabamos cometendo erros de julgamento e tomando decisões incorretas.

Existem vários tipos de vieses que podem agir sozinhos ou em conjunto. Eles podem ser causados por vários motivos como, por exemplo, emoções e pressões sociais. No geral, eles são o resultado da tentativa do cérebro de simplificar o processamento das informações que recebemos o tempo todo.

Como o viés de resultado pode interferir nas finanças?

O viés de resultado pode afetar muito as suas decisões financeiras e pode te induzir ao erro na hora de investir.

Por exemplo, vamos imaginar que você tenha investido na ação XXX e pouco depois ela passou por uma alta. Acontece que não foi apenas essa ação que subiu, foi o mercado com um todo, pois o cenário é otimista e as pessoas estão investindo muito.

Neste caso, você passa a acreditar que a empresa é muito boa e ignora que as ações no geral estão subindo e não apenas a que você investiu. Futuramente, você decide investir novamente e, sem fazer nenhum tipo de análise, investe na mesma ação.

O problema é que a empresa pode estar com fundamentos e indicadores ruins, mas como você teve uma boa experiência no passado investindo nela, você simplesmente investe de novo. Nessa situação, se a empresa não for boa, você pode acabar tendo prejuízos e prejudicando a sua saúde financeira.

Como evitá-lo?

Não é fácil evitar os vieses cognitivos no geral, já que é difícil notar quando estamos sendo guiados por vieses. No entanto, aprender a evitar os vieses pode te ajudar a tomar melhores decisões. 

Normalmente, quando olhamos somente para os resultados, ignoramos os fatores negativos se os resultados forem positivos. Mas se os resultados são negativos, tendemos a olhar apenas para os aspectos negativos, ignorando as partes positivas.

Nesse sentido, ao tomarmos uma decisão, é essencial nos lembrarmos de levar em conta os pontos positivos e negativos, independente do resultado. A ideia é se concentrar no processo como um todo e não apenas nos resultados. Para te ajudar nisso, você pode se fazer algumas perguntas, tais como:

  • O que te levou a tomar essa decisão?
  • Você poderia ter consultado pessoas para te ajudar?
  • Qual era o contexto geral quando você tomou a decisão?
  • Você poderia ter reunido mais dados antes de decidir?

Enfim, agora que você sabe o que é e como evitar o viés de resultado, aproveite para aprender também o que é o Efeito Barnum.

Fontes: Mais retorno e The cap.