Efeito Barnum: o que é e como ele funciona?

27 de outubro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 3 min, 29 seg


O efeito Barnum é um tipo de viés cognitivo. Sendo assim, guiada por este viés, a pessoa tende a aceitar descrições de personalidades tidas como específicas.

Também conhecido como efeito Forer, este efeito apresenta a tendência mental do ser humano em aceitar narrações generalistas como se tivesse sido feitas para nós.

Por exemplo, esse efeito é uma das explicações para as pessoas acreditarem em astrologia e teste de personalidade.

Isso porque, apesar das avaliações serem muito genéricas e se aplicarem a todo mundo, elas parecem individuais.

Uma área que aproveita esse tipo de viés é o marketing. Em resumo, o marketing usa esse viés para incentivar o consumo de certo produto.

Desse modo, a pessoa que não tem controle e compra por impulso, pode acabar se endividando e arruinando a sua vida financeira.

Como o efeito Barnum funciona?

O efeito Barnum funciona como um viés cognitivo onde as pessoas tendem a aceitar descrições de personalidades tidas como específicas.

Em outras palavras, as pessoas acreditam em descrições gerais de personalidades como algo individual.

O nome efeito Barnum é uma referência ao norte-americano Barnum, o primeiro homem a ficar milionário da indústria do entretenimento.

Para você ter uma ideia, o empresário ficou milionário nesse ramo antes dos músicos, atores e afins se tornarem lucrativos como é hoje.

Em sua atividade, Barnum prometia ler a vida de pessoas que nunca havia visto. Muitas vezes ele falava coisas óbvias ou usava indícios transmitidos pelas pessoas.

Seja como for, as pessoas que eram “lidas” por Barnum ficavam encantadas por sua percepção. Isso gerou fama e riqueza para Barnum.

Essas pessoas se convenciam que tinham sido lidas, mesmo que as afirmações sobre elas fossem todas generalistas.

Vale destacar que o efeito Barnum tem vários nomes como, por exemplo, efeito Forer, Forer effect, Barnum effect e subjective validation.

Exemplos

Os testes de personalidade da internet são um bom exemplo do efeito Barnum.

Caso você não saiba do que estou falando, na internet existem vários tipo de testes que servem para indicar qual a profissão você deve seguir, o que cursar na faculdade e afins.

Esses testes servem para definir a personalidade com base em elementos genéricos.

Outro exemplo é no comércio. Você já chegou em uma loja e o vendedor te ofereceu justamente os produtos que você estava desejando?

Pois é, isso ocorre pois o vendedor olhou para você e conseguiu fazer uma rápida leitura física e comportamental para deduzir quais os produtos você queria.

Impactos do efeito Barnum na vida financeira

À primeira vista, o efeito Barnum não parece prejudicial. Mas, assim como os outros vieses cognitivos, ele pode levar a erros de julgamento, o que pode ser prejudicial.

Por exemplo, você pode ser levado a consumir produtos e serviços que você não precisa, só porque caiu no efeito Barnum.

Isso porque o marketing usa muito o efeito Barnum para estimular o consumo.

Neste caso, as empresas desenvolvem propagandas com mensagens generalizadas, que parecem ter sido feitas pensando em você.

Por exemplo, as empresas de vestuário e alimentícias trabalham em suas campanhas publicitárias mostrando justamente o que você precisa ouvir, ou o que está sentindo no momento.

Ao se identificar com a propaganda, a pessoa se sente estimulada a comprar. Se ela não tiver controle, ela pode acabar gastando demais e prejudicando a sua vida financeira.

LEIA MAIS

Efeito de dotação: saiba o que é como lidar com ele

Efeito reflexão, o que é? Relação com os investimentos e como se livrar

Viés atencional: descubra o que é e como funciona!

Efeito de ambiguidade: o que é e como funciona esse viés?

Desconto hiperbólico, o que é e como te afeta?

Viés da informação: aprenda o que é e qual sua origem

Viés do ator-observador: veja o que é e como funciona

Ilusão de superioridade: aprenda o que é e como funciona

Fontes: Mais retorno, The cap e Psicanalise clinica.