Saúde financeira, o que é? Vantagens e 7 dicas para equilibrar as finanças

12 de março de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 30 seg


A saúde financeira está ligada aos hábitos e comportamentos que definem a forma com que as pessoas lidam com o dinheiro. Desse modo, uma vida financeira saudável é aquela que possui um equilíbrio nas finanças.

Para organizar sua vida financeira e equilibrar as finanças, é preciso recorrer à educação financeira. Sendo que é por meio dela que você irá adquirir as ferramentas necessárias para lidar com seu dinheiro. 

Ao juntar educação e saúde financeira, é mais provável que você leve uma vida mais tranquila. Afinal de contas, você terá seus gastos essenciais garantidos, uma reserva financeira para imprevistos e planejamento para a aposentadoria.

O que é saúde financeira?

A saúde financeira se refere ao equilíbrio nas finanças e está relacionado aos hábitos e comportamentos das pessoas ao lidar com dinheiro.

Sendo assim, uma vida financeira saudável é aquela em que a pessoa consegue arcar com despesas essenciais, gastos não essenciais e está preparada para lidar com gastos imprevistos.

Além disso, uma pessoa com saúde financeira se planeja financeiramente não apenas para realizar os sonhos, mas também para a aposentadoria.

Saúde financeira, o que é? Vantagens e 7 dicas para equilibrar as finanças

Dinheirama

Enfim, a saúde financeira é extremamente importante, pois impacta os aspectos físico, social e mental de um indivíduo. Por isso, adquirir bons hábitos é essencial para uma vida financeira saudável. Alguns hábitos que podem te ajudar são:

  • Ter um controle financeiro;
  • Gastar menos do que você ganha;
  • Ter uma reserva de emergência;
  • Investir todos os meses;
  • Planejar a aposentadoria;
  • Fazer planos de curto, médio e longo prazo.

É importante salientar que a saúde financeira não é restrita para quem ganha muito ou pouco dinheiro. Isso porque o controle financeiro deve ser adequado à realidade financeira de cada pessoa. Ou seja, ter equilíbrio nas finanças é adequar suas despesas e planos com a sua renda atual. 

Vantagens da saúde financeira

A grande vantagem de ter equilíbrio nas finanças, é a contribuição para a saúde mental, social e física.

Acontece que, quando você está com equilíbrio financeiro, você não tem o estresse de se preocupar com dívidas, tem a segurança financeira para lidar com imprevistos e pode viver uma vida mais sossegada ao saber que nada que seja essencial (que dependa de dinheiro), vai faltar na sua vida. 

Sem as preocupações de uma vida financeira desequilibrada, você consegue ser mais produtivo no trabalho e ter uma vida social mais agradável.

Além disso, é mais provável que você consiga realizar seus sonhos, já que terá se planejado para isso. Por fim, ao planejar e poupar para a sua aposentadoria, você garante uma velhice mais tranquila. 

Saúde financeira, o que é? Vantagens e 7 dicas para equilibrar as finanças

Cobizz

Para desfrutar de todas as vantagens da saúde financeira, talvez você tenha que mudar o seu mindset financeiro. Em síntese, o mindset financeiro é a forma com que você vê o dinheiro, com base nas crenças e ensinamentos adquiridos desde a infância.

Se suas crenças em relação ao dinheiro forem ruins, elas te atrapalham a ter uma vida financeira saudável. Logo, é importante se questionar quanto a isso e buscar formas de mudar seu mindset.  

Em contrapartida, se você não tiver equilíbrio nas finanças você acumula dívidas, não se prepara para emergências, para a aposentadoria e nem se planeja financeiramente para realizar os sonhos.

Essa situação pode ocasionar diversas consequências, como por exemplo: estresse, ansiedade, insônia, depressão, afastamento social, velhice difícil e baixa produtividade no trabalho.

Saúde e educação financeira

Tanto a saúde financeira quanto a educação financeira estão relacionadas ao modo com que as pessoas lidam com o dinheiro. Entretanto, elas não são sinônimos, apesar de serem complementares. Como dito anteriormente, a saúde financeira é o equilíbrio nas finanças pessoais. 

Nx fácil

Já a educação financeira, está relacionada sobretudo às informações necessárias para lidar com dinheiro e posteriormente ter equilíbrio nas finanças.

Desse modo, é por meio da educação financeira que as pessoas começam a entender sobre termos importantes, como o que é a taxa Selic e os impactos dela na vida das pessoas. 

Mas não adianta ter apenas o conhecimento de finanças e não colocar isso em prática. Por isso, a saúde e a educação devem ser aliadas. Em outras palavras, é essencial permanecer em busca de conhecimentos acerca de finanças e, paralelamente, manter o equilíbrio nas finanças pessoais. 

Dicas para ter saúde financeira

Se você está com sua vida financeira em desordem, aqui vão algumas dicas que certamente irão te ajudar a reverter essa situação:

1- Educação financeira

Busque aprofundar seus conhecimentos acerca de finanças. Comece aos poucos, pesquisando os termos básicos, como o que é Selic, CDI e inflação.

Depois disso, você pode começar a estudar sobre outros aspectos financeiros que estão presentes no nosso dia a dia, como juros compostos e as funções do Banco Central. Por fim, direcione seus estudos para o mundo dos investimentos.

Exame

2- Controle financeiro

O controle financeiro envolve diversas etapas. Primeiramente, é preciso calcular qual o valor da sua renda. Depois disso, faça uma lista com todas as suas despesas fixas, variáveis e gastos supérfluos.

Com essas listas em mãos, você poderá identificar para onde exatamente está indo o seu dinheiro e realizar cortes. É importante estar sempre de olho nas despesas e procurar gastar menos do que recebe.

3- Dívidas

Se você tiver dívidas, principalmente com cobrança de juros, é recomendado que você se organize e pague todas. Aqui cabe um adendo: as dívidas não são apenas aquelas faturas atrasadas.

Na verdade, sempre que você compra um produto parcelado, você está se endividando. Dessa maneira, o recomendado é evitar comprar itens parcelados.

Saúde financeira, o que é? Vantagens e 7 dicas para equilibrar as finanças

Saber poupar

4- Padrão de vida

Manter um padrão de vida adequado aos seus rendimentos é essencial para ter um equilíbrio nas finanças. Isso porque, ao gastar somente o equivalente, ou abaixo da sua renda, você evita o acúmulo de dívidas.

5- Planejamento financeiro

Se você deseja adquirir um bem de alto valor, o mais recomendado é se planejar para arcar com seus custos e não financiar. Ao financiar, por exemplo, um carro, você está se endividando e pagando juros.

Ao contrário, se você investir por alguns anos com foco em comprar o carro, você pode pagar à vista e conseguir um bom desconto.

Kambarico

6- Reserva de emergência

A reserva de emergência é um dinheiro destinado exclusivamente para imprevistos. Essa reserva precisa corresponder a pelo menos a 6 meses dos seus gastos mensais e deve ser criada antes de você começar a investir.

Com a reserva montada, quando surgir uma emergência, você não terá que resgatar os investimentos para lidar com ela.

7- Invista

Grande parte dos brasileiros ainda não investe. No entanto, investir é uma ótima alternativa para fazer o seu dinheiro trabalhar por você.

Inclusive, você pode fazer investimentos com foco na sua aposentadoria. Assim você garante que na velhice não irá depender apenas da aposentadoria da previdência social.

Veja o vídeo de Raul Sena e conheça as ações que ele investe para aposentar:

E aí, curtiu aprender sobre educação financeira? Então comece agora mesmo a fazer o seu Controle financeiro, o que é? Conceito, como fazer e dicas para alcançar

Fontes: Suno, Rebel, Onze e Coach financeiro

Imagens: Bremenkampcf, Dinheirama, Nx fácil, Cobizz, Saber poupar, Kambarico e Exame