Erros que todo investidor comete – 6 erros para evitar ao investir

26 de maio de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 23 seg


Existem alguns erros que todo investidor comete. Sendo assim, preparamos uma lista dos principais erros para que você possa aprender com os erros das outras pessoas e evitar ter prejuízos ao investir.

Um dos erros mais cometidos é não diversificar corretamente a carteira de investimentos entre setores. Além disso, muitos investidores erram ao acreditar que estudar sobre investimentos é uma perda de tempo.

Enfim, apesar de falarmos sobre os erros mais cometidos e algumas soluções para eles, esse texto não deve ser considerado como uma recomendação de investimentos.

Erros que todo investidor comete

Descubra quais são os erros que muitos investidores cometem e evite repeti-los:

1- Subestimar a renda fixa

O primeiro dentre os erros que todo investidor comete é subestimar a renda fixa. Esse erro pode ser cometido por diversos fatores, inclusive porque a renda fixa não possui a mesma emoção da renda variável.

Se pararmos para analisar as referências, existem diversos filmes que retratam a emoção de investir em ações, mas não existe isso com a renda fixa.

A renda fixa é mais pragmática, previsível e resulta em poucas perdas, o que causa menos emoções do que a renda variável. Além disso, se pegarmos dados sobre o desempenho da renda variável, como, por exemplo, o Ibovespa anualizado, podemos notar que, por vezes, a renda variável avança mais e mais rápido do que a renda fixa.

Erros que todo investidor comete - 6 erros para evitar ao investir

Dessa forma, ao verificar o crescimento da bolsa, os investidores acreditam que aquele crescimento também irá acontecer em sua carteira.

No entanto, é preciso considerar diversos fatores. Primeiramente, a bolsa é feita de ciclos, o que significa que ela passa por momentos de alta e de baixa.

Mesmo que no longo prazo a bolsa traga um resultado positivo, é preciso lembrar que muitas pessoas perdem dinheiro, pois não investem no momento de baixa, mas sim no ciclo de alta, que é quando a bolsa está mais cara e sendo mais cobiçada.

Outro ponto a se considerar é que você pode escolher a empresa errada e não ter um bom resultado. Sendo que o desempenho que a maioria das pessoas considera é o de algum índice. Porém, se você não tiver uma carteira igual ao índice, nada garante que você terá um resultado similar.

Por fim, é preciso considerar ainda que se analisarmos historicamente, em diversos momentos, o mercado ofereceu títulos de renda fixa com um retorno superior ao retorno médio da bolsa.

2- Superestimar os resultados

O segundo dentre os erros que todo investidor comete é superestimar os resultados divulgados pelas empresas.

Ao descobrir que determinada companhia apresentou bons resultados, o investidor pode ser tomado pela emoção do momento e investir na empresa sem considerar se ela possui bons fundamentos e se encaixa na sua estratégia de investimentos.

Outro problema de investir baseado apenas nos resultados, é que essas ações podem se desvalorizar, mesmo divulgando bons resultados. Isso porque a cotação das ações é definida através das expectativas dos investidores em relação aos resultados futuros das companhias.

Erros que todo investidor comete - 6 erros para evitar ao investir

Logo, se a empresa atende à expectativa ou fica abaixo, as ações podem se desvalorizar. Em outras palavras, o resultado das cotações após a divulgação dos resultados depende do quanto os resultados se encaixam nas expectativas do mercado.

Sendo que o mercado precifica antecipadamente os ativos, tendo como base as expectativas dos resultados que ainda não tinham sido divulgados.

Uma boa maneira de evitar esse erro que a maioria dos investidores comete, é lembrar-se que a bolsa “sobe no boato e cai no fato”. Isto é, as ações se valorizam na expectativa e desvalorizam quando os resultados chegam.

3- Seguir dicas cegamente é um erro que todo investidor comete

Atualmente, existem diversos criadores de conteúdo, sites e analistas de investimentos. Por um lado, isso é muito bom, pois existe uma quantidade maior de pessoas compartilhando conhecimento sobre como investir bem.

Por outro lado, alguns investidores seguem cegamente as dicas ou copiam a carteira de investimento desses criadores.

Isso é um problema, pois as pessoas com experiência no mercado criaram uma filosofia própria de investimentos ou estratégia que seguem. A forma de investir dos criadores é baseada em coisas pessoais como, por exemplo, valor a ser investido por mês, perfil de investidor e objetivos.

Valor investe

Ou seja, pode ser que a estratégia dele não faça sentido para o valor que você irá investir e seu perfil. Dessa maneira, o investidor que apenas segue dicas, não monta uma carteira que atenda às suas necessidades, ele apenas busca investir em várias ações que não fazem sentido com nenhuma estratégia de investimentos.

Nesse sentido, o investidor não terá o mesmo resultado que os criadores de conteúdo e pode até mesmo ter prejuízo. Portanto, ao invés de cometer o erro que muitos investidores cometem e seguir uma dica cegamente, prefira montar sua própria estratégia de investimento, tendo como base suas necessidades e objetivos pessoais.

4- Vender ações porque se valorizaram

O quarto dentre os erros que todo investidor comete é vender as ações somente porque elas se valorizaram. Esse erro é também chamado de cultivo de ervas daninhas. Isso porque, sempre que uma ação cresce, o investidor vende e aplica em ações que estão em baixa.

Fazendo um paralelo com as plantas, é como se uma pessoa que tivesse uma horta sempre cortasse as plantas que começaram a se desenvolver bem, com o intuito de adubar as ervas daninhas. No fim das contas, essa pessoa terá cortado todas as plantas de qualidade e permanecido apenas com as ervas daninhas.

Desse modo, ao fazer o rebalanceamento da carteira de investimentos, é preciso considerar os indicadores da empresa e não vender as ações baseado somente no seu preço de cotação. Para evitar esse erro que os investidores cometem, não faça gestão ativa e venda ações somente se os fundamentos da empresa mudarem.

erros que todo investidor comete

Tv tabuleirense

5- Não diversificar entre setores é um erro que todo investidor comete

A diversificação é importante, pois dilui os riscos e potencializa os ganhos. Entretanto, muitos investidores cometem o erro de diversificar apenas entre empresas e não entre setores. Diversificar entre setores é fundamental, já que quando determinado setor se desvalorizar, sua carteira pode ser muito impactada se você não tiver diversificado.

6- Achar que estudar é perda de tempo

Para finalizar, um dos erros que os investidores mais cometem é achar que estudar sobre investimentos é perda de tempo. Ao cometer esse erro, muitos investidores perdem muito dinheiro e ficam traumatizados ao investir. Se você se dedicar a aprender, antes mesmo de começar a investir, as chances de você conseguir melhores retornos são muito maiores.

Para estudar você pode recorrer a livros e cursos. Livros clássicos como Ações Comuns Lucros Extraordinários de Philip Fisher e O Investidor Inteligente de Benjamin Ganham proporcionam uma boa base teórica para os investidores. Já os cursos como A Única Verdade Possível ensinam em pouco tempo como investir na prática em diversas classes de ativos.

Enfim, agora que você sabe quais são os 6 erros que todo investidor comete, veja o vídeo de Raul Sena e descubra quais erros ele já cometeu:

Agora que você sabe quais erros você não deve cometer, aprenda Como investir melhor? Seis dicas para obter melhores rendimentos

Imagens: The cap, Urbe, Valor investe, Guiainvest e Tv tabuleirense