WACC: o que é, como funciona, fórmula e como interpretar

17 de setembro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 17 seg


WACC é uma sigla que significa Weighted Average Capital Cost ou, em português: custo médio ponderado de capital.

O capital do WACC pode ser derivado de fontes internas ou externas. Em ambos os casos, o intuito é que o capital aplicado proporcione rendimentos. Desse modo, o WACC serve como um reflexo do risco que uma empresa oferece para os investidores externos.

Quanto maior for o risco, maior tende a ser o retorno esperado pelos investidores e maior o WACC. É por isso que o custo médio ponderado de capital pode ser usado para prever o quanto um investimento deve trazer de lucros.

O que é WACC?

A sigla WACC significa Weighted Average Capital Cost, ou seja, ele é o custo médio ponderado de capital. Ele é um dos índices usados no mercado para garantir o retorno de uma aplicação. Com o WACC, o investidor consegue ter uma ideia do quanto de retorno ele terá ao investir em determinado ativo.

Nesse sentido, este é um indicador muito relevante, já que o intuito do investidor ao aplicar em determinado ativo é ter rentabilidade com a aplicação. Além disso, o WACC também aponta qual o percentual do capital da companhia está comprometido com o pagamento dos credores.

Desse modo, ele funciona como uma espécie de balizador para evitar o endividamento. Por fim, o custo médio ponderado de capital também considera a participação de investidores e o Valor Econômico Agregado (EVA) a ser gerado. Em outras palavras, o retorno pelo investimento é contabilizado como custo.

Para que serve o WACC?

O WACC serve como um índice que aponta o quanto determinado investimento oferece de rendimento. Dessa forma, ele também é útil para medir o custo de oportunidade de um investimento. Em resumo, o custo de oportunidade é o custo que você tem ao escolher determinada aplicação financeira ao invés de outra.

Por exemplo, se você opta por investir no Tesouro Selic ao invés de investir em um CDB (Certificado de Depósito Bancário), você tem um custo de oportunidade, já que ambas as aplicações proporcionam retornos diferentes.

O WACC serve também para determinar o potencial de uma companhia em gerar spread econômico positivo, isto é, a diferença entre o Retorno Sobre Investimento (ROI) e o WACC. Por exemplo, uma startup que pretende atrair os investidores-anjo, deve usar o WACC para atrair esses investidores.

Afinal de contas, se a empresa tem um grande potencial de rendimento, ela será mais interessante para os investidores-anjo. Enfim, o principal uso do WACC é decidir se determinada aplicação vale a pena. Portanto, ele funciona como uma espécie de taxa mínima aceitável de retorno da aplicação em uma empresa.

Por exemplo, se uma companhia apresenta retorno de 18% e tem um WACC de 10%, significa que ela está gerando 8% de retorno sobre cada real que a empresa investe. Porém, o WACC pode ser também superior ao retorno de uma empresa. Neste caso, a empresa está perdendo valor para os acionistas.

Como calcular o WACC?

A fórmula de cálculo do WACC leva em conta: o custo de capital de fonte interna (ke), o custo de capital de fonte externa (kd), o patrimônio líquido da empresa (E), a dívida total (D), o Imposto de Renda (IR), a proporção do capital correspondente ao patrimônio líquido (E/D+E) e, por fim, a proporção do capital correspondente à dívida (D/D+E).

Desse modo, a fórmula é: WACC = KE (E/D+E) + KD (D/D+E) . (1-IR). 

A fórmula por extenso é: WACC é igual o custo do capital de fonte interna vezes a proporção do capital correspondente ao patrimônio líquido, mais o custo do capital de fonte externa vezes a proporção do capital correspondente à dívida vezes um menos o Imposto de Renda (entre parênteses).

1- O que é o custo de capital de fonte interna (KE)?

O Custo de Capital de Fonte Interna (KE) é o capital fornecido, por exemplo, de um acionista. O cálculo é um pouco complicado, já que identificar o capital de fonte interna que o acionista deseja depende de muitos fatores.

Contudo, ao investir, essa pessoa deseja algum retorno e, por isso, é preciso realizar o cálculo para estimar qual será a rentabilidade. A fórmula leva em conta retorno dos ativos sem risco (Rf), a sensibilidade do mercado (?) e a taxa de mercado do ativo (Rm).

A fórmula é: KE = RF + ? (RM – RF). Ou seja: custo de aquisição de fonte interna igual ao retorno dos ativos sem risco mais sensibilidade do mercado vezes a taxa de mercado do ativo menos o retorno dos ativos sem risco.

2- O que é o custo de capital de fonte externa (KD)?

O Custo de Capital de Fonte Externa (KD) é mais fácil de ser calculado do que o KE. Isso porque, ao pegar um empréstimo em banco, já é estabelecido o valor que deverá ser pago. Sendo assim, esse é um indicador mais certeiro.

O cálculo do KD leva em conta a despesa financeira (juros derivados de empréstimos a serem pagos aos credores), o juros sobre capital próprio (JCP) e a dívida bruta. A fórmula de cálculo é: (Despesa financeira – JCP) / Dívida bruta, ou seja, entre parênteses a despesa financeira menos o JCP, dividido pela dívida bruta.

3- O que é o patrimônio líquido?

Por fim, o patrimônio líquido é o valor que os sócios da empresa possuem na companhia por certo período. Nesse sentido, o patrimônio é o resultado dos ativos menos passivos. Sendo que os ativos englobam todos os recursos financeiros da empresa, ao passo em que os passivos são as dívidas e despesas.

Qual é a importância do WACC?

O WACC é muito importante na análise de investimentos, sobretudo para quem usa o método de valuation. Afinal, o custo ponderado de capital ajuda a verificar se vale ou não a pena investir em certo ativo.

Inclusive, o WACC é um dos indicadores considerados por empreendimentos em fase de implementação que estejam buscando capital de terceiros. Além disso, o WACC é importante para a gestão da empresa, pois fornece dados como:

  • A proporção entre o capital de fonte externa e o de fonte interna, dentro de um projeto;
  • A taxa efetiva de impostos sobre o capital levantado.

Como interpretar o WACC?

O WACC funciona como uma média ponderada. O valor obtido com o seu cálculo reflete o peso que cada um dos elementos representa no financiamento de uma companhia.

Por exemplo, vamos supor que uma empresa tem R$50 mil de dívidas e consegue levantar um capital, por fontes internas e externas, de R$ 300 mil. Neste caso, o custo relativo ao capital próprio está em 3%, as dívidas têm um rendimento de 1% e é preciso pagar um imposto de 20%. O cálculo é:

  • WACC = [300/(50+300)] x 0,03 + [50/(50+300)] x 0,01 x (1-0,20)
  • (0,857 x 0,03) + (0,143 x 0,01 x 0,80)
  • 0,02571 + 0,001144 = 0,026854 = 2,6854%

Portanto, o WACC é 2,6854%, isso quer dizer que o investimento deve render mais do que esse valor para que seja rentável. Nesse sentido, um investimento que rendesse 1% não seria viável, já um que rendesse 5% justificaria o investimento.

Fontes: Capital research, EJFGV, Suno, Mais retorno e Yubb