Capex, o que é? Definição, como funciona, cálculos e como interpretar


Capex é o investimento que a empresa realiza em si mesma para manter o seu nível operacional, ou aumentá-lo. Como exemplo de investimento capex podemos citar a compra de maquinário e equipamentos. 

Periodicamente, todas as empresas precisam realizar investimentos capex. Entretanto, é preciso estar atento se a empresa possui caixa para isso. Afinal, ao investir e não ter dinheiro, muitas empresas contraem dívidas. 

Outro tipo de despesas das empresas, que não deve ser confundido com capex, é o opex. Esse tipo de gasto se refere à manutenção operacional da empresa, desse modo, ele é um custo de curto prazo. 

O que é capex

A sigla capex vem do termo em inglês capital expenditure, que pode ser traduzido como despesas de capitais ou investimentos em bens de capitais.

Next process

Capex são investimentos em bens de uma empresa, feitos para manter ou aumentar a produção. Portanto, custos com instalações e compras de equipamentos podem ser classificados em despesas de capitais. 

Como o capex funciona

Para que uma empresa possa crescer e se desenvolver, ela precisa investir em diversos tipos de bens, como máquinas e equipamentos.

Em outras palavras, para que a companhia aumente seus lucros, ela primeiro precisa investir na empresa para aumentar seu potencial produtivo. Dessa maneira, essa verba empregada para investir na empresa, é chamada de capex. 

Capex, o que é? Definição, como funciona, cálculos e como interpretar

The corner

Os gastos capex podem aparecer de maneiras diferentes nos balanços das empresas. Como, por exemplo: 

  • Despesas de aquisição;
  • Aquisição de imobilizado;
  • Despesas de capital.

Dessa forma, para identificar o capex de uma empresa, dentro do seu balanço patrimonial, é preciso se ater aos gastos que sejam voltados para crescimento da empresa. 

Diferenças entre capex e opex

A sigla opex vem de operational expenditure. Assim, no opex, são levados em consideração os gastos de curto prazo para que a empresa possa funcionar. Alguns exemplos de opex são: gastos com tributos, combustível e vendas de produtos. 

Como os gastos de opex estão relacionados à tudo o que a empresa precisa para funcionar, ele é um gasto contínuo, com valores variáveis.

Por outro lado, o capex é um gasto único e fixo. Enquanto o capex são despesas para manutenção ou aumento da produção da empresa, o opex está relacionado aos custos operacionais.

Dbm sistemas

É importante notar que um bem adquirido, como uma máquina, demanda manutenção. No entanto, os custos com essa manutenção não são considerados como capex, mas sim como opex. No capex entram apenas os gastos de bens para manter a produção atual ou aumentá-la. 

Em resumo, os gastos capex são de longo prazo, afinal você não vai comprar um maquinário todos os dias. Já os gastos opex são de curto prazo, pois objetivam garantir o funcionamento da empresa. 

Cálculos

O cálculo do capex está relacionado aos ativos da empresa. Isso significa que no cálculo só são considerados os gastos com aquisição de bens e não gastos com manutenção. Sendo assim, o intuito é compreender as variações entre os ativos e os passivos da empresa durante dois períodos. 

Capex, o que é? Definição, como funciona, cálculos e como interpretar

Serjal

Para encontrar o valor do capex, é preciso ter acesso ao balanço patrimonial da empresa. Desse modo, o cálculo é feito do meio da fórmula: 

Capex = Variação dos Ativos Imobilizados (atual – anterior) + depreciação 

Na contabilidade, as empresas precisam considerar em seus cálculos as despesas com depreciação e amortização. Isso porque, conforme os bens são usados, eles vão se desvalorizando. Logo, a empresa deve descontar nos custos fixos os valores referentes à depreciação e amortização. 

Interpretação dos resultados

Os valores destinados ao capex variam de acordo com o segmento da empresa. Por isso, o resultado final dos cálculos devem ser interpretados de acordo com a área da empresa. 

Capex, o que é? Definição, como funciona, cálculos e como interpretar

A voz da indústria

Vale lembrar que o capex é um investimento. Logo, ele visa contribuir com o desenvolvimento da empresa. Portanto, é importante que a empresa possua caixa para realizá-lo quando preciso. Caso isso não ocorra, é necessário procurar formas de se conseguir o dinheiro por outros meios, como, por exemplo, empréstimos. 

Como usar o capex na análise de investimentos

Quando uma empresa investe mais dinheiro do que possui, ela está pegando empréstimos. O problema é que a empresa pode entrar em uma espiral de endividamento se os investimentos não trouxerem retorno o suficiente para suprir todos os gastos e ainda pagar as dívidas. 

Em outras palavras, investimentos devem ser feitos. Mas é preciso que eles tragam retornos financeiros. Quando isso não ocorre e a empresa precisa continuar investindo, ela pode contrair uma dívida gigantesca.

Capex, o que é? Definição, como funciona, cálculos e como interpretar

Alpha investidor

Sendo assim, ao analisar uma empresa para investir em suas ações, o investidor deve analisar quais são os investimentos capex que a empresa está fazendo. Porém, ele deve considerar também qual o lucro líquido da empresa e qual o seu nível de endividamento. 

Agora que você entende como funciona o capex, aprenda também sobre o Patrimônio Líquido – O que é, cálculos, subdivisões e índices relativos

Fontes: Suno, Mais retorno Capital research e Investir pra enriquecer

Imagens: The corner, Esan, Next process, Dbm sistemas, A voz da indústria, Alpha investidor e Serjal

Conte-nos a sua opinião...