Custo de oportunidade, o que é? Conceito, importância e como calcular


O custo de oportunidade se refere ao valor pago ao abrir mão de uma opção em prol de outra. Por exemplo, se você deixa seu dinheiro em casa, você está tendo um custo de oportunidade por não investi-lo. Isso porque, investindo em ativos de renda fixa, o dinheiro renderia muito mais.

Portanto, esse possível rendimento que você renunciou é o custo de oportunidade de deixar o dinheiro de fácil acesso em casa. Contudo, o custo de oportunidade não está atrelado apenas a investimentos. Constantemente, temos que fazer escolhas no lugar de outras em vários aspectos da nossa vida.

Em resumo, entender o que é custo de oportunidade é importante para nos lembrarmos de sempre avaliar detidamente nossas opções e fazermos escolhas conscientes do que perdemos ao realizarmos escolhas. 

Hc investimentos

O que é custo de oportunidade

O custo de oportunidade é o resultado de uma decisão. Portanto, ao escolher entre uma opção ou outra, você abre mão de uma coisa em nome de outra. Essa decisão pode ir entre coisas mais simples, como tomar um vinho suave ou seco, até escolhas realmente difíceis.

Em outras palavras, na vida, sempre temos que realizar escolhas e, ao optar por um caminho, perdemos benefícios que o outro proporcionaria, já que sempre temos que abrir mão de determinadas coisas em prol de outras.

Por exemplo, ao optar por investir o seu dinheiro no tesouro direito e o retirar da poupança, você abre mão da facilidade de deixar seu dinheiro parado e opta por se arriscar um pouco mais por uma rentabilidade maior.

Custo de oportunidade o que é? importância e como calcular

Notícias ao minuto

Outro exemplo se relaciona à reserva de oportunidade. Essa reserva serve como um dinheiro disponível para investir quando aparecer uma oportunidade.

Contudo, como essa oportunidade pode demorar para aparecer, o tempo em que se deixa esse dinheiro esperando pela oportunidade e ele não rende tanto quanto se estivesse aplicado, é o custo de oportunidade.

Em resumo, o custo de oportunidade permeia diversos aspectos das vidas das pessoas. Tanto no âmbito individual, como no âmbito social, ambiental, financeiro e ainda na administração de empresas. 

Tipos

Os custos de oportunidade podem ser divididos em quatro tipos:

Escondido: Como o próprio nome sugere o custo de oportunidade escondido não está claro, não está exposto. Portanto, como o risco está camuflado, não é possível saber exatamente qual é o seu custo. Sendo que ele pode ser embutido apenas no final.

Aberto: O custo de oportunidade aberto é o oposto do escondido. Dessa maneira, seus custos não estão camuflados para serem posteriormente embutidos. 

Custo de oportunidade o que é? importância e como calcular

Valor investe

Ambiental: O custo de oportunidade ambiental se refere ao valor máximo de aproveitamento possível de um recurso natural. Logo, ao optarmos por usarmos recursos naturais como o petróleo, estamos tendo um custo de oportunidade ambiental.

Contábil: Para finalizar, o custo contábil se refere aos custos que uma empresa teve ao investir em determinado recurso e não em outro. Então, se uma empresa opta por comprar um equipamento e não outro, ela teve um custo de oportunidade contábil.

Como calcular

Na área de investimentos, calcular o custo de oportunidade é bastante simples. Basta que você analise o quanto você iria ganhar com o investimento ou com outro. Suponhamos que você está em dúvida entre deixar seu dinheiro na poupança, ou investi-lo em tesouro direto.

Para esse cálculo, basta que você encontre qual a rentabilidade da poupança naquele momento e qual a do tesouro direto.

Por fim, ao descobrir qual o valor da rentabilidade de ambos, basta comparar os resultados. Se ao comparar você optar por deixar na poupança, o seu custo de oportunidade será todo o rendimento de juros compostos que você deixou de ganhar se investisse no tesouro direto. 

Endinheirando

Podemos colocar essa comparação da seguinte maneira:

Custo de oportunidade A: Benefício de B + [Custo real A – Custo real B]

Dessa maneira, existe uma comparação direta entre os custo de uma escolha no lugar de outra.

Por exemplo, ao analisar entre investir em ações ou CDB é importante analisar detidamente a empresa e o potencial de valorização das ações entre outros aspectos importantes uma análise fundamentalista é o mais recomendado. Já no CDB analise o banco emissor e a sua confidencialidade e demais dados importantes. 

Contudo, em algumas aspectos de nossa vida não lidamos com números. Logo o que compararemos são benefícios e importância.

Por exemplo, a escolha entre uma viagem em família e investir o dinheiro, são benefícios com pesos diferentes a serem avaliados. Logo, a pessoa deve pesar os benefícios de ambas as opções e escolher aquela que julgar mais acertada.

Custo de oportunidade o que é? importância e como calcular

Velti

Enfim, existe ainda a possibilidade do cálculo de custos ser zero. Esse resultado ocorre quando não existe uma escolha a ser feita em detrimento de outra. Em outras palavras, se não existe uma escolha, também não existe um custo. 

Importância do custo de oportunidade

O poder de escolha é o que acarreta no custo de oportunidade. Portanto, ao realizar uma escolha, é muito importante se ater aos prós e contras.

Na área de investimento, entre as opções disponíveis de investimento, é importante pesar a rentabilidade, os riscos, a liquidez e os prazos.

Coioftalmologia

Enfim, analisar as oportunidades é importante para saber qual a escolha melhor se encaixam com seus objetivos, tendo sempre em mente, que ao escolher uma opção estamos abrindo mão de outra.

Em resumo, o conceito de custo de oportunidade serve para todos os momentos de ponderação e decisão das nossas vidas por isso é tão importante entender esse conceito. 

E aí, curtiu saber sobre os custos de oportunidade? Então aproveite também para saber como funcionam os Impostos sobre investimentos – Principais tipos e como são cobrados

Fontes: Rico, Dicionário financeiro e Btg pactual

Imagens: Hc investimentos, Notícias ao minuto, Velti, Coioftalmologia, Admiral markets, Endinheirando e Valor investe

Conte-nos a sua opinião...