Amancio Ortega: quem é o dono do grupo administrador da Zara

Amancio Ortega é um empresário espanhol dono da Inditex, que controla diversas marcas, como por exemplo, a Zara. Conheça sua trajetória.

27 de outubro de 2020 - por Sidemar Castro


Amancio Ortega é o empresário espanhol dono da Inditex, o maior grupo têxtil do planeta. Algumas das marcas controladas pela Inditex são, por exemplo, Zara, Massimo Dutti e Pull&Bear.

Ortega é de origem humilde, tendo como mãe uma empregada doméstica e o pai ferroviário. Apesar disso, o empresário mantém uma vida discreta e prefere evitar os holofotes. 

Em resumo, a trajetória de vida de Ortega é extremamente inspiradora. Afinal, o empresário começou a trabalhar muito jovem para ajudar em casa. Atualmente, o empresário é um dos homens mais ricos do mundo.

Conheça sua trajetória!

Quem é Amancio Ortega?

Amancio Ortega é um empresário espanhol, nascido em 28 de março de 1936, em Busdongo de Arbas, León, Espanha. Ele é mais conhecido por fundar a Inditex, um dos maiores grupos de moda do mundo, que inclui marcas famosas como Zara, Massimo Dutti e Oysho.

A história do empresário Amancio Ortega começou quando ele tinha apenas 12 anos, momento em que o jovem decidiu largar os estudos e começar a trabalhar. Aconteceu que, um dia, ele foi com a mãe no supermercado comprar comida fiado, mas o comerciante se negou a vender. 

Depois daquela negativa, Ortega decidiu mudar a sua história. Desse modo, o jovem começou com a decisão de que não iria mais ver a mãe tentar comprar fiado e não conseguir, o que resultou no patrimônio que, em 2024, foi estimado em cerca de 134,3 bilhões de dólares, tornando-o uma das pessoas mais ricas do mundo.

O jovem conseguiu um emprego em uma loja de camisas chamada Gala. Anos depois do primeiro emprego, aos 27 anos, Ortega conseguiu abrir seu próprio negócio. A empresa, que se chamava Goa Confecciones, foi criada em 1963 e vendia roupões femininos. 

Em síntese, a loja foi aberta em sociedade com a primeira esposa, Rosalia Mera, e os dois irmãos de Ortega. Inicialmente, a empresa funcionava apenas na garagem, com cerca de 80 metros quadrados. Essa iniciativa inicial permitiu que ele controlasse a produção e eliminasse intermediários.

Vida pessoal

Amancio Ortega é conhecido por ser um bilionário discreto. Ele é tão discreto que no final da década de 1990, algumas reportagens contestavam a existência do empresário. Para acabar com as dúvidas, em 1999, a primeira fotografia de Ortega foi publicada no balanço da Inditex. 

Dessa forma, além de não realizar muitas aparições públicas, ele também se veste de maneira despretensiosa. Normalmente, o empresário é visto com uma camisa branca, um blazer azul e calças cinzas. Curiosamente, nenhuma dessas peças é da Zara. 

Outra característica marcante de Amancio Ortega, é o fato de gostar de circular entre os funcionários, evitando trabalhar em escritório fechado.

Por fim, em 2011, o empresário entregou a presidência da Inditex a Pablo Isla. Desse modo, atualmente, ele continua apenas no conselho de administração e está sempre de olho em todos os processos produtivos da empresa. 

Uma curiosidade, é que o empresário também é um investidor, sendo que o setor de investimentos de Ortega é o imobiliário. Dessa maneira, ele possui alguns edifícios, como, por exemplo, a sede da Amazon em Seattle. Além disso, ele também possui a maior imobiliária da Espanha. 

Atualmente, Ortega mora em La Coruña, juntamente com a sua segunda esposa, Flora Pérez, com quem se casou no ano de 2001. Ortega possui dois filhos do primeiro casamento e uma filha do segundo, Marta Ortega, que provavelmente será a herdeira da Inditex.

Carreira de Amancio Ortega

Primeiros trabalhos

Amancio Ortega se interessou pelo mundo da moda desde jovem. Aos 13 anos, começou a trabalhar como balconista em uma loja de camisas em La Coruña, onde adquiriu valiosa experiência no setor.

Em 1963, fundou sua primeira empresa, Confecciones Goa, que produzia fronhas e roupões de banho. Essa iniciativa inicial permitiu que ele controlasse a produção e eliminasse intermediários, estabelecendo uma base sólida para seu futuro na indústria da moda.

Zara

Depois de criar a primeira empresa, Amancio Ortega abriu a primeira Zara, em 1975. Uma curiosidade é que, inicialmente, a loja se chamava Zorba. Entretanto, esse já era o nome de um café na região, logo a loja teve que ser rebatizada.

O nome Zara foi escolhido por dois motivos. Primeiramente, se trata de um nome de fácil pronunciação em vários idiomas diferentes. O segundo motivo foi mais financeiro, já que o empresário queria aproveitar pelo menos em parte o letreiro que já tinha comprado. 

Posteriormente, em 1985, foi criado o grupo Inditex, como uma forma de reunir as várias marcas de Amancio Ortega. Portanto, dentro do Inditex temos marcas como: Zara, Zara Home, Bershka, Stradivarius, Oysho, Massimo Dutti e Pull&Bear. 

Finalmente, em 1988, foi aberto uma loja em Portugal e a Zara se tornou uma marca internacional. Consequentemente, outros países ganharam lojas Zara, como França e EUA. Atualmente, Inditex está em 96 países, o que totaliza 7 mil lojas, sendo que 2.259 são apenas lojas Zara. 

Além disso, a Inditex abriu o capital, em 2001, na bolsa de Madrid, e conseguiu arrecadar 2,4 bilhões de euros. No entanto, até hoje Amancio Ortega é o acionista majoritário com 60% das ações.

Em resumo, desde a IPO, tanto a Inditex continua a crescer em receita, quanto as ações continuam a se valorizar. 

Fortuna de Amancio Ortega

As explicações para a enorme fortuna do empresário, que começou como funcionário em uma loja de camisetas e agora é uma das pessoas mais ricas do mundo, são muitas. Uma dessas explicações se refere à diversificação entre os seus empreendimentos.

A fortuna de Amancio Ortega é impressionante. Em setembro de 2024, seu patrimônio líquido foi estimado em cerca de U$134,3 bilhões, tornando-o uma das pessoas mais ricas do mundo e o segundo mais rico da Europa.

Sua riqueza cresceu bastante após a abertura de capital da Inditex em 2001, quando a empresa foi avaliada em 9 bilhões de Euros. Desde então, as ações da Inditex valorizaram-se mais de 700%, consolidando ainda mais sua posição no mercado.

Além disso, Ortega investe muito em imóveis através da Pontegadea Inversiones, possuindo propriedades valiosas em várias cidades europeias.

Como a Inditex possui diversas marcas com propostas diversas, elas não competem diretamente entre si e podem coexistir lado a lado, gerando riqueza. A internacionalização da marca também é um dos motivos de crescimento da fortuna de Ortega. 

Outro pilar da Zara, e que a difere de outras empresas, é o conceito de fast fashion. Isso significa que a empresa busca oferecer aos clientes as últimas tendências do mundo fashion. Além do mais, a empresa está sempre atenta ao que os clientes estão procurando e comprando. 

Fontes: Método Mássimo, Action Coach SC, Infomoney, Onze

Sean Parker: conheça a biografia e carreira do criador do Napster

Mukesh Ambani: conheça a vida e carreira do bilionário indiano

Chris Gardner: o investidor retratado em “À procura da felicidade”

Leila Pereira: biografia da empresária e presidente do Palmeiras