Amancio Ortega, quem é? Vida, carreira, fortuna e administração da Zara

27 de outubro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 58 seg


Amancio Ortega é empresário espanhol dono da Inditex, o maior grupo têxtil do planeta. Algumas das marcas controladas pela Inditex são, por exemplo, Zara, Massimo Dutti e Pull&Bear

Ortega nasceu no dia 28 de março de 1936, tendo como mãe uma empregada doméstica e o pai ferroviário. De origem humilde, o empresário é discreto e prefere evitar os holofotes. 

Em resumo, a trajetória de vida de Ortega é extremamente inspiradora. Afinal, o empresário largou a escola aos 12 anos para começar a trabalhar e ajudar em casa. Atualmente, o empresário é um dos homens mais ricos do mundo.

Trajetória de Amancio Ortega

A história do empresário Amancio Ortega começou quando ele tinha apenas 12 anos, momento em que o jovem decidiu largar os estudos e começar a trabalhar. Aconteceu que, um dia, ele foi com a mãe no supermercado comprar comida fiado, mas o comerciante se negou a vender. 

Business insider

Depois daquela negativa, Ortega decidiu mudar a sua história. Desse modo, o jovem começou com a decisão de que não iria mais ver a mãe tentar comprar fiado e não conseguir, o que resultou no patrimônio atual de US$ 70 bilhões. 

O jovem conseguiu um emprego em uma loja de camisas chamada Gala. Anos depois do primeiro emprego, aos 27 anos, Ortega conseguiu abrir seu próprio negócio. A empresa, que se chamava Goa Confecciones, foi criada em 1963 e vendia roupões femininos. 

Em síntese, a loja foi aberta em sociedade com a primeira esposa Rosalia Mera e os dois irmãos de Ortega. Inicialmente, a empresa funcionava apenas na garagem, com cerca de 80 metros quadrados. 

Zara

Depois de criar a primeira empresa, Amancio Ortega abriu a primeira Zara, em 1975. Uma curiosidade é que, inicialmente, a loja se chamava Zorba. Entretanto, esse já era o nome de um café na região, logo a loja teve que ser rebatizada.

Konomista

O nome Zara foi escolhido por dois motivos. Primeiramente, se trata de um nome de fácil pronunciação em vários idiomas diferentes. O segundo motivo foi mais financeiro, já que o empresário queria aproveitar pelo menos em parte o letreiro que já tinha comprado. 

Posteriormente, em 1985, foi criado o grupo Inditex, como uma forma de reunir as várias marcas de Amancio Ortega. Portanto, dentro do Inditex temos marcas como: Zara, Zara Home, Bershka, Stradivarius, Oysho, Massimo Dutti e Pull&Bear. 

Finalmente, em 1988, foi aberto uma loja em Portugal e a Zara se tornou uma marca internacional. Consequentemente, outros países ganharam lojas Zara, como França e EUA. Atualmente, o Inditex está em 96 países, o que totaliza 7 mil lojas, sendo que 2.259 são apenas lojas Zara. 

Amancio Ortega, quem é? Vida, carreira, fortuna e administração da Zara

Publish0x

Além disso, a Inditex abriu o capital, em 2001, na bolsa de Madrid, e conseguiu arrecadar 2,4 bilhões de euros. No entanto, até hoje Amancio Ortega é o acionista majoritário com 60% das ações.

Em resumo, desde a IPO, tanto a Inditex continua a crescer em receita, quanto as ações continuam a se valorizar. 

Vida pessoal

Amancio Ortega é conhecido por ser um bilionário discreto. Ele é tão discreto que no final da década de 1990, algumas reportagens contestavam a existência do empresário. Para acabar com as dúvidas, em 1999, a primeira fotografia de Ortega foi publicada no balanço da Inditex. 

Dessa forma, além de não realizar muitas aparições públicas, ele também se veste de maneira despretensiosa. Normalmente, o empresário é visto com uma camisa branca, um blazer azul e calças cinzas. Curiosamente, nenhuma dessas peças é da Zara. 

Outra característica marcante de Amancio Ortega, é o fato de gostar de circular entre os funcionários, evitando trabalhar em escritório fechado.

Por fim, em 2011, o empresário entregou a presidência da Inditex a Pablo Isla. Desse modo, atualmente, ele continua apenas no conselho de administração e está sempre de olho em todos os processos produtivos da empresa. 

Amancio Ortega, quem é? Vida, carreira, fortuna e administração da Zara

Tecmundo

Uma curiosidade, é que o empresário também é um investidor, sendo que o setor de investimentos de Ortega é o imobiliário. Dessa maneira, ele possui alguns edifícios, como, por exemplo, a sede da Amazon em Seattle. Além disso, ele também possui a maior imobiliária da Espanha. 

Atualmente, Ortega mora em La Coruña juntamente com a sua segunda esposa Flora Pérez, com quem se casou no ano de 2001. Ortega possui dois filhos do primeiro casamento e uma filha do segundo casamento, Marta Ortega, que provavelmente será a herdeira da Inditex.

Fortuna de Amancio Ortega

As explicações para a enorme fortuna do empresário, que começou como funcionário em uma loja de camisetas e agora é uma das pessoas mais ricas do mundo, são muitas. Uma dessas explicações se refere à diversificação entre os seus empreendimentos.

Como a Inditex possui diversas marcas com propostas diversas, elas não competem diretamente entre si e podem coexistir lado a lado, gerando riqueza. A internacionalização da marca também é um dos motivos de crescimento da fortuna de Ortega. 

Amancio Ortega, quem é? Vida, carreira, fortuna e administração da Zara

Sucessful startups

Outro pilar da Zara, e que a difere de outras empresas, é o conceito de fast fashion. Isso significa que a empresa busca oferecer aos clientes as últimas tendências do mundo fashion. Além do mais, a empresa está sempre atenta ao que os clientes estão procurando e comprando. 

Enfim, agora que você conhece a história de vida do empresário espanhol Amancio Ortega, aproveite também para conhecer o empresário Brasileiro à frente da Natura Antônio Luiz Seabra, quem é? Vida, projetos e carreira do empresário

Fontes: Seu dinheiro, Suno e Eu quero investir 

Imagens: Meio e negócio, Fashion net work, Business insider, Sucessful startups, Tecmundo, Publish0x e konomista