Antônio Luiz Seabra: vida e carreira do fundador da Natura

22 de setembro de 2020, por Sidemar Castro

Tempo de leitura médio: 4 min, 16 seg


A Natura é uma das mais conhecidas empresas de cosméticos do Brasil e do mundo, fundada por Antônio Luiz Seabra e Jean Pierre Berjeaout, em 1969. 

Desde a sua criação, a Natura sempre priorizou o uso de ativos naturais e a proteção ao meio ambiente. Dessa maneira, Antônio Luiz Seabra foi um verdadeiro pioneiro em promover ações de conscientização ambiental e de proteção da natureza. A Natura foi a primeira empresa brasileira a vender refis dos produtos, como exemplo de uma das suas inovações. 

Atualmente, é uma das maiores empresas do mundo em sua área, depois de ter comprado as concorrentes Avon e Aesop. Eo empresário Antônio Luiz Seabra é fonte de inspiração para outros empresários que admiram a bandeira de proteção ambiental. Leia mais sobre esse empresário. 

Carreira de Antônio Luiz Seabra

Formação e primeiros trabalhos

Antônio Luiz Seabra nasceu em São Paulo, em 1942, e se interessou pelo ramo das finanças desde cedo. Aos 15 anos, trabalhou como calculista na gráfica onde seu pai era almoxarife. Formou-se em economia e ingressou na Remington Rand, uma empresa de fabricação de computadores, onde ficou por oito anos e chegou a ser superintendente da divisão de barbeadores elétricos.

Fundação da Natura

Em 1969, Seabra se tornou sócio de Jean Pierre Berjeaut, filho do dono de um pequeno laboratório de cosméticos em São Paulo. Juntos, eles criaram a Indústria e Comércio de Cosméticos Berjeaut Ltda, que logo mudou de nome para Natura, inspirada nos ingredientes naturais dos produtos. Seabra saía às ruas para vender seus cosméticos e fazer consultorias personalizadas. Em 1974, ele adotou o modelo de vendas diretas por meio de consultoras, inspirado na Avon. A Natura se tornou uma das maiores empresas de cosméticos do Brasil e do mundo, reconhecida por seus valores sustentáveis, sociais e ambientais.

Outros trabalhos de Seabra

Além da Natura, Seabra é proprietário da Bresco, uma empresa voltada para locação de escritórios, hotéis e armazéns. Ele também é espírita e apoia causas ligadas à fraternidade, à educação e ao desenvolvimento humano. Sua fortuna é estimada em cerca de 15,5 bilhões de reais, segundo a revista Forbes.

Quais são os valores e diferenciais de Antônio Luiz Seabra?

Antônio Luiz Seabra fez sua marca se destacar pelos princípios sustentáveis e a política de vendas diretas. Além disso, investiu em inovação e responsabilidade social e ambiental, fazendo da Natura uma das empresas mais sustentáveis do mundo.

Desde o começo, a empresa tem como objetivo criar produtos com aspecto artesanal e ser não apenas uma produtora, mas também uma varejista. Inicialmente, a empresa funcionava na rua Oscar Freire, em São Paulo. Desde o começo, Antônio Luiz Seabra valorizava o atendimento direto ao cliente e prestava consultoria de beleza. Na inauguração,  entregou rosas brancas aos clientes na rua.

Com esse contato mais direto com os consumidores, Seabra não apenas percebeu a relevância dos produtos que estava vendendo, como constatou a importância do contato humano. Não é à toa que a Natura aposta em revendedoras. 

Com o decorrer do tempo a empresa foi crescendo e se tornou uma das maiores marcas de cosméticos de toda a América Latina.

Dessa forma, ainda em 2004, a empresa realizou a sua IPO e suas ações estão disponíveis na bolsa de valores com o código NTCO3. Desde o ano de sua abertura de capital, a empresa realiza distribuição de dividendos

Sustentabilidade

Sempre com o princípio de preservação do meio ambiente, a empresa se utiliza de matérias-primas naturais. Assim, a Natura faz negócio com as cooperativas de comunidades da Amazônia, que têm, por princípio, a extração de matérias-primas de formas naturais, sem prejudicar a floresta.

Tendo sempre em mente o cartaz da sustentabilidade, a Natura foi pioneira em buscar formas de agredir menos o meio ambiente com seus produtos. Por exemplo, a Natura foi uma das primeiras empresas a tentar reduzir a emissão de gases do efeito estufa através de produtos com carbono neutro. 

Além disso, a empresa desenvolveu meios de passar para os consumidores um pouco de sua consciência ambiental. Uma das formas encontradas pela empresa foi a Tabela Ambiental, onde é mostrado como as embalagens são produzidas.

Como consequência de suas ações sustentáveis, a Natura recebeu, em 2015, o prêmio Champions of the Earth. Esse prêmio foi promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), dentro da categoria de Visão Empreendedora

Agora que você conhece a história de Antônio Luiz Seabra, conheça também outro case de sucesso, o da empreendedora Luiza Helena Trajano, quem é? História da presidente da Magazine Luiza