Robinson Shiba: conheça a história do dentista fundador da China in Box

2 de setembro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 7 min, 53 seg


Robinson Shiba é um desses empreendedores que servem de inspiração pela coragem e inovação. Quando jovem,  teve um imprevisto em sua vida. Ele tinha duas opções: ou se lamentava e voltava para casa, ou buscava um novo caminho. Ao decidir buscar por novas oportunidades, Shiba deu um importante passo que o levou para o caminho do empreendedorismo

Hoje, é dono da maior rede de fast-food brasileira, a China in Box. Cada escolha em nossa vida importa, e as de Robinson Shiba o ajudaram a se tornar quem ele é hoje. Além de ser conhecido pelas empresas de sucesso, Shiba também ficou famoso após participar do reality show Shark Tank Brasil.

Quem é Robinson Shiba?

Robinson Shiba nasceu em Maringá, no interior do Paraná, descendente de avós japoneses. Quando ainda era menino, com 3 anos de idade, a família de Robinson se mudou para São Paulo. Na capital paulista, o pai de Robinson começou a trabalhar como sócio do próprio pai (o avô do garoto), em uma loja de materiais para construção. 

Ainda na infância, ao voltar da escola, o menino gostava de observar o avô administrar o negócio. Robinson também gostava muito de futebol, o que foi motivo de represálias, pois o horário de almoço dos funcionários, por vezes, se alongava por uma partida de futebol puxada por ele.

Já adulto, seguindo o caminho do pai que era dentista, Robinson decidiu estudar odontologia. Dessa maneira, durante a graduação, fez uma viagem para os Estados Unidos com alguns colegas de faculdade, por dois meses, com o intuito de melhorar a fluência em inglês.

Acidente e recuperação de Robinson Shiba

Contudo, Robinson sofreu uma situação inesperada: ele foi assaltado e perdeu todo o seu dinheiro. Neste momento o jovem teve que tomar uma atitude que mudou toda a sua trajetória profissional. A atitude tomada por ele foi conseguir um trabalho para se sustentar nos EUA, ao invés de simplesmente voltar para casa.

Os empregos que Robinson arranjava eram, por exemplo, de entregar pizza e lavar pratos. Com isso, o que começou como uma necessidade foi convertido pelo jovem em um aprendizado. Isso porque, ele soube aproveitar a necessidade do trabalho para aprender sobre o funcionamento das redes de fast-food. 

Foi então que Shiba percebeu a aceitabilidade desse tipo de negócio nos Estados Unidos e pensou como isso seria no Brasil. Assim, fazendo a análise das forças e fraquezas dos estabelecimentos em que trabalhava, Shiba foi criando as diretrizes que seriam as do seu próprio negócio. 

Carreira de Robinson Shiba

De volta ao Brasil, em 1988, Robinson terminou os estudos em odontologia, se casou com Márcia Shiba e virou pai no mesmo ano em que se formou. Apesar de já ter estudado as empresas de fast-food que deram certo nos EUA, Shiba não se precipitou na abertura do seu negócio.

Ao invés disso, ele passou mais quatro anos estudando e aprimorando a ideia de entregar comida chinesa em caixinhas. Por fim, após muita pesquisa e dedicação para o desenvolvimento do modelo de negócio, ele decidiu abrir a primeira unidade do China in Box.

Criação do China in Box

Para conseguir o montante para abrir o novo negócio, Robinson vendeu dois consultórios de odontologia e contou, também, com a ajuda da família, que vendeu um apartamento. Enfim, em 1992 a ideia do fast-food em caixinha tomou forma na empresa aberta na zona sul de São Paulo. 

No início, o próprio empresário distribuía os panfletos de divulgação do negócio. No entanto, todo estudo e dedicação deram certo, pois apenas um ano depois de aberta a primeira unidade, Robinson Shiba já estava abrindo a segunda loja. E em 1994, ele já dispunha de quatro lojas!

O sucesso da empresa foi enorme, afinal de contas, no Brasil, o único tipo de fast-food existente na época era o de entrega de pizza. Portanto, a China in Box veio não apenas para inovar no ramo de restaurantes, mas também para suprir uma demanda.

Desse modo, com apenas dois anos, Robinson já estava vendendo franquias e, no prazo de quatro anos, já existiam 60 restaurantes da China in Box. Com o desenvolvimento da empresa, Shiba, juntamente com o amigo Carlos Sadaki, fundou o Gendai, que tinha como diferencial um Sushi Bar, que foi a origem do conceito de restaurante fast causal.

O Gendai cresceu e abriu unidades em vários estados brasileiros. Enfim, com o sucesso dos seus empreendimentos, Robinson Shiba passou a ser conhecido em todo o Brasil. 

TrendFoods

Um importante diferencial da China in Box em relação às concorrentes é a cozinha aberta. Sendo assim, os clientes podem ver como o alimento está sendo preparado e as medidas de higiene do lugar. Essa medida foi tomada justamente para aplacar o estigma de que a comida chinesa é anti-higiênica. 

Em 2008, a China in Box se uniu â Gendai e, consequentemente, se tornou a maior rede de delivery de comidas orientais da América Latina. Então, para integrar a gestão das duas empresas, foi criado o Grupo TrendFoods. Poucos anos depois, em 2012, uma parte da empresa foi adquirida pelo fundo de investimento Laço Management. 

Além do China in Box e do Gendai, o Grupo Trendfoods controla também o Restaurante Owan, que é especializado em comida oriental e a rede de restaurantes Brevitá, especializada em culinária italiana. Inclusive, o Brevitá utiliza um sistema de delivery com embalagens plásticas reutilizáveis que podem ser levadas ao micro-ondas e a freezer.

Atualmente, a China in Box é a maior rede de fast-food de comida chinesa na América Latina. Dessa maneira, são 160 lojas franqueadas, estando presente em 22 estados, totalizando 70 cidades no Brasil.

Com isso, a empresa é responsável por empregar cerca de 4.500 funcionários. Além disso, a China in Box está presente, também, online e seus pedidos são feitos através de plataformas como ifood e por meio do aplicativo da própria China in Box. 

Todo o sucesso e fama de Robinson Shba se consolidou, quando ele participou, do programa Shark Tank Brasil, como um dos tubarões.

Shark Tank Brasil

Robinson Shiba participou como jurado do programa Shark Tank Brasil. O fundador da rede China In Box teve uma trajetória notável no mundo dos negócios e, a partir de 2016, da televisão. Aqui estão alguns pontos relevantes sobre sua participação e história:

Robinson Shiba foi um dos “tubarões” no programa de empreendedorismo e investimento Shark Tank Brasil. Nesse reality show, empreendedores apresentam suas ideias e projetos a um painel de investidores experientes, os “tubarões”, na esperança de obter financiamento para suas empresas.

Sua experiência como jurado no programa permitiu que ele compartilhasse insights valiosos com os participantes e avaliasse oportunidades de investimento.

Acidente

Em fevereiro de 2019, Robinson Shiba sofreu um grave acidente de moto em São Paulo. Ele chegou a ficar em coma e enfrentou um longo período de recuperação.

Após dois anos internado, Shiba reapareceu nas redes sociais em maio de 2021, anunciando seu retorno. Ele compartilhou uma foto no Instagram, onde aparece em uma cadeira de rodas, mas determinado a seguir em frente.

Na quarta temporada do Shark Tank Brasil, houve uma mudança significativa. Robinson Shiba não fazia mais parte do painel de jurados. Ele foi substituído por José Carlos Semenzato, outro especialista em franquias com vasta experiência no setor.

Uma frase dita por Shiba bem antes do acidente foi: A mensagem que eu deixo aqui é sobre acreditar. Eu sempre acreditei muito e, por isso, eu sempre dei o melhor de mim. Eu acredito e falo com convicção as minhas ideias. Acredite com fé naquilo que você vai fazer.

Podemos perceber na prática essa filosofia do empresário, já que por meio do seu  perfil nas redes sociais, acompanhamos sua dedicação e fé no processo de recuperação e sua constante evolução. 

Dicas de sucesso de Robinson Shiba

Como começou a empreender bem jovem, Robinson Shiba passou por diversos desafios e aprendeu muito com eles. Dessa forma, ele dá algumas dicas para quem quer empreender:

1) Você não precisa fazer tudo sozinho

É importante compartilhar seu sonhos e ideias com outras pessoas. Logo, com mais pessoas engajadas em um objetivo em comum, a probabilidade de dar certo é maior. 

2) Comemore cada conquista

Comemorar todas as conquistas, sejam elas pequenas ou grandes, é necessário para manter a motivação de si próprio e de toda a equipe.

3) Tenha confiança no seu time

É preciso confiar no time que você montou, já que ao delegar tarefas e funções, é preciso deixar as pessoas trabalharem do jeito delas.

4) A transpiração é tão importante quanto a inspiração

Muitas pessoas tem ótimas ideias, contudo, não as tiram do papel. Em outras palavras, não adianta se inspirar, mas não transpirar para tornar o sonho realidade. 

Fontes: Suno, IBC Coach online, Marketup, Voitto