Thiago Nigro: conheça a vida e trajetória do Primo Rico

14 de agosto de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 9 min, 13 seg


O Primo Rico, cujo nome de batismo é Thiago Nigro, é o criador do canal do YouTube Primo Rico, que tem como intuito levar educação financeira para as pessoas.

Mas o que começou como um canal de finanças logo se expandiu, tornando-se o Grupo Primo, que atualmente conta com marcas como: Bruno Perini e Joel Jota. Além disso, o Grupo possui duas plataformas que oferecem cursos: a Staage e a Finclass.

Quem é Thiago Nigro?

Thiago Lolkus Nigro nasceu no dia 07 de outubro de 1990, em São Paulo. Thiago é mais conhecido como Primo Rico, nome do seu canal no YouTube que tem como objetivo levar educação financeira para as pessoas.

O que começou como um canal no YouTube cresceu e se tornou o Grupo Primo, que conta com várias empresas e atua em diferentes vertentes educacionais.

Por exemplo, o Grupo Primo tem a Staage, uma plataforma de marketing com cursos de vários profissionais que são referência no mercado. Além disso, o Grupo lançou também a Finclass, uma plataforma de aulas sobre finanças e investimentos. Inclusive, Thiago considera a Finclass o projeto da sua vida.

Carreira do Primo Rico

1- Formação

Thiago Nigro se formou em relações internacionais pela ESPM, mas antes mesmo de terminar a graduação já estava interessado no mundo dos investimentos.

O primeiro contato de Thiago com os investimentos foi aos 18 anos, quando ele ganhou 5 mil reais de aniversário. Seus pais vinham juntando esse dinheiro desde o seu nascimento. Na época, Thiago já se interessava por investimentos, sobretudo por causa dos filmes que tinha visto.

Sendo assim, Thiago investiu o dinheiro na bolsa de valores e, depois de uma semana, já tinha perdido tudo. O próprio Primo Rico afirma que perdeu esse dinheiro porque investiu movido pela ganância, sem procurar conhecer mais sobre o funcionamento do mercado.

Além disso, ele fez uma confusão: investiu em opções da Petrobras, achando que tinha comprado as ações da empresa. Esse simples erro significou a perda de todo o dinheiro que seus pais passaram anos juntando.

No entanto, após investir mal, o jovem não se deixou abalar. Ao contrário, ele tomou a sábia decisão de estudar sobre investimentos. Como resultado dessa decisão, Thiago fez alguns cursos, como, por exemplo:

  • Agente Autônomo de Investimentos (ANCORD);

  • Operador no Mercado de Ações (ANCORD);

  • Educar Master (BM&FBOVESPA);

  • CPA-20 (ANBIMA);

  • Treinamento Mega Bolsa (BM&FBOVESPA).

2- Mercado financeiro

Com todas essas certificações, Thiago teoricamente estava muito mais preparado para atuar no mercado financeiro do que outros profissionais. Entretanto, ele ainda estava no campo da teoria, era preciso colocar os conhecimentos em prática.

Dessa forma, Thiago procurou um emprego na área. Como não encontrou o que queria, chegou até mesmo a trabalhar como garçom. Apesar disso, não desistiu. Enfim, um dia surgiu uma vaga de assessor de investimentos, que não oferecia salário fixo e nem direitos trabalhistas.

Ou seja, o salário de Thiago seria decorrente dos lucros obtidos, o que significa que tudo dependia da sua atuação no mercado. Sem perder tempo, Thiago aproveitou a oportunidade. Por meio do trabalho de assessor de investimentos, Thiago Nigro entrou de fato no mercado financeiro.

No começo o salário não era alto, mas a experiência prática foi essencial para que ele pudesse abrir seu próprio negócio. Com a experiência adquirida como assessor, Thiago abriu, em 2015, a M. Nigro Investimentos, seu próprio escritório de assessoria de investimentos.

Ele também passou a gerir o dinheiro dos familiares e amigos. Durante o período em que foi sócio, a empresa cresceu e a equipe passou a ter 55 pessoas. Além disso, o número de clientes atingiu a marca de 5 mil, o que totalizava cerca de R$ 2 bilhões de patrimônio.

Por fim, em 2017, Thiago vendeu sua parte na empresa e, com o valor obtido, alcançou, aos 26 anos, o primeiro milhão.

3- Canal Primo Rico

Enquanto trabalhava no escritório, um acontecimento tocou Thiago profundamente. Em síntese, um dos seus clientes morreu de câncer e, por isso, não conseguiu atingir o patrimônio que sonhava. Ou seja, ele trabalhou a vida toda e, quando estava perto de realizar o sonho, faleceu.

Tocado pelo o que aconteceu com seu cliente, Thiago Nigro decidiu fazer algo para contribuir com a educação financeira nacional e assim surgiu o canal do YouTube Primo Rico. Nesse sentido, o principal objetivo do canal era compartilhar educação financeira e ajudar as pessoas a atingir a tão sonhada liberdade financeira

O canal no YouTube recebeu o nome de Primo Rico por representar um parente próximo. Portanto, após ter acesso aos conteúdos disponíveis na plataforma do YouTube, qualquer pessoa pode se tornar um primo rico.

Então o Primo Rico, que começou como um canal no YouTube visando ajudar as pessoas a ficarem ricas no menor tempo possível, se expandiu para outros veículos. Atualmente, o Primo Rico está presente em podcasts, palestras, treinamentos, lives no Instagram, cursos online e até mesmo através de livros.

Em maio de 2020 Thiago assinou, junto a plataforma Spotify, um contrato de exclusividade pelo seu podcast, denominado Primocast. Já em 2021, ele lançou a Finclass.

4- Finclass

A Finclass é uma plataforma de educação financeira. Thiago investiu cerca de R$ 20 milhões nela. Inclusive, um dos documentários mais caros do Brasil, co-produzido por Pietro Krauss e com entrevista de Yuval Harari, o autor de Sapiens, foi realizado justamente para a Finclass.

Desse modo, o acesso ao conteúdo da plataforma ocorre por meio da assinatura mensal e existem duas categorias para os assinantes, a Finfocs e a Finbooks.

Grupo Primo

O que começou como um simples canal no YouTube se tornou o Grupo Primo e, em seguida, Thiago adquiriu 20% do canal Jovens de Negócios. Esta aquisição custou 1 milhão de reais. Com o passar do tempo, o Grupo Primo agregou as seguintes marcas e plataformas:

  1. Staage

  2. Finclass

  3. O Primo Rico

  4. Bruno Perini

  5. Joel Jota

Além disso, no processo de expansão do Grupo Primo, foram compradas 3 empresas:

  • TopInvest

  • Edufinance

  • Paradigma Education

Em síntese, a TopInvest é uma empresa de educação com foco na formação de profissionais do mercado financeiro. Já a Edufinance é focada em valuations e a Paradigma Education é uma casa de análise voltada para o mercado de criptomoedas.

Livros do Primo Rico

1- Do mil ao milhão sem cortar o cafezinho

Em 2018, Thiago lançou o livro Do Mil ao Milhão, sem cortar o cafezinho, pela HarperColling Brasil. Em resumo, o Primo Rico traz 3 fundamentos básicos para ajudar as pessoas a atingir a liberdade financeira.

Dessa maneira, seguindo as orientações do livro é necessário, em primeiro lugar, gastar bem, posteriormente, investir de forma acertada, e encontrar formas de ganhar mais.

Na parte de “gastar bem”, o Primo Rico explica que não é cortando os pequenos gastos, como o cafezinho, que uma pessoa irá enriquecer. Na segunda parte do livro, Thiago fala sobre a relação entre risco, rendimento e liquidez.

Por fim, em “ganhar mais” o autor explica a importância de ter mais de uma fonte de renda e dá algumas sugestões de como fazer isso.

Além de lançar o livro Do Mil ao Milhão, Thiago também está presente no universo literário infantil. Isso porque, em uma parceria com Mauricio de Souza, o Primo Rico se tornou um dos personagens da Turma da Mônica e está presente no gibi intitulado Como Cuidar do seu Dinheiro.

2- Sementes da Liberdade

Sementes da Liberdade é um livro escrito por Thiago Nigro, que fala sobre mentalidade financeira atrelada a valores humanos. No livro, Thiago faz uma analogia entre a semeadura e o mundo dos negócios e investimentos.

Desse modo, ele traz vários ensinamentos para a mudança de mindset para que, por meio de pequenos investimentos, no longo prazo você consiga atingir a independência financeira. No entanto, o livro é exclusivo para os alunos da mentoria com o Primo Rico.

Enfim, nos seus livros Thiago indica, ainda, outros que considera capazes de mudar a mente das pessoas e, consequentemente, ajudar em seus investimentos. Desse modo, os livros indicados por ele são:

  • Os segredos da mente milionária de T. Harv Eker;

  • A lei do Triunfo de Napoleon Hill;

Princípios do Thiago Nigro

Como resultado de anos de experiência em investimentos, Thiago tem alguns princípios norteadores dos quais não abre mão. Ao todo, são doze princípios, como:

  1. Dinheiro nunca é um fim, é um meio.

  2. Nunca perca dinheiro.

  3. Cuidado com a ganância, medo e impaciência.

  4. Pague-se primeiro. Não espere sobrar dinheiro para investir.

  5. O dinheiro não é a raiz de todo o mal.

  6. Se você não tem dinheiro, não use.

  7. Plante agora para colher amanhã.

  8. Comece agora.

  9. Foque nos aportes, pense no longo prazo e tenha disciplina.

  10. Ganhar dinheiro não é olhar bola de cristal.

  11. Economizar no cafezinho não vai te deixar rico.

  12. Compre ativos. Nunca compre passivos.

Lives no Instagram

Em 2019, Thiago Nigro lançou um desafio no Instagram: durante o período de 21 dias, ele faria lives às 05h06 da manhã. O objetivo era mostrar para os seguidores qual o caminho a se trilhar para alcançar a independência financeira.

Portanto, Thiago forneceu estratégias, dicas e ensinamentos para todas as pessoas que almejam atingir o sucesso pessoal e financeiro. Em troca dos ensinamentos, o preço que os seguidores teriam que pagar seria acordar bem cedo para acompanhar as lives. Já que elas não ficariam gravadas.

Mesmo tão cedo, a quantidade de pessoas acompanhando foi expressiva. Dessa maneira, as lives ocorriam de domingo a domingo e chegou a ter mais de 70 mil visualizações simultâneas.

Rumo ao bilhão

No começo do canal, Thiago criou o quadro Rumo ao Milhão, onde mostrava no YouTube quais os investimentos ele estava realizando. Sendo assim, ele se propôs a mostrar publicamente a evolução da sua carteira, retorno e quais os ativos foram comprados ou vendidos.

Depois de se tornar milionário, ele reformulou o quadro e deu o nome de Rumo ao Bilhão. Desse modo, a proposta do Rumo ao Bilhão é compartilhar seus investimentos e a evolução da carteira até atingir 1 bilhão investidos.

Fontes: Idiomus, OPR, Suno, Segredos do mundo, Linkedin, Infomoney, Jovem i., E-i., Metrópoles, Linkedin, Infomoney e neofeed