Pax Dollar: o que é, como funciona, vale a pena?

9 de fevereiro de 2023, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 3 min, 35 seg


A Pax Dollar (USDP) é uma criptomoeda que funciona como uma opção de pagamento descentralizado. Ela é uma stablecoin atrelada ao dólar norte-americano, e portanto não passa por tantas oscilações quanto outras criptos disponíveis no mercado.

A USDP conta com a vantagem de ser descentralizada e segura por causa da tecnologia blockchain, ao mesmo tempo em que é mais estável por ser atrelada à moeda americana. Neste texto, vamos te explicar como comprar essa cripto, além de te dizer como usar e se vale a pena ou não investir nela.

O que é a criptomoeda Pax Dollar?

A Pax Dollar (USDP) é um stablecoin atrelada ao dólar norte-americano, por isso cada moeda emitida tem um preço equivalente a US$ 1. Em outras palavras, cada moeda é garantida por depósitos equivalentes nas contas bancárias de propriedade da emissora Paxos.

O fato de ser uma stablecoin atrelada ao dólar faz com que essa cripto não passe por tantas oscilações de preço quanto outras. Criada em 2018, a USDP usa o sistema ERC20 e é emitida pela Paxos Trust, uma instituição financeira regulamentada, o que garante a segurança das operações. A Pax tem vários certificados e protocolos de segurança e está disponível em várias corretoras de criptomoedas, chamadas de exchange.

Como funciona?

A Pax Dollar funciona como uma stablecoin, uma moeda estável para que os usuários evitem os riscos de volatilidade, que são bem comuns nos mercados de criptomoedas. Portanto, a sua cotação fica sempre perto do dólar.

Isso significa que ela é uma moeda que conta com a transparência e segurança da tecnologia blockchain, ao mesmo tempo em que conta com a estabilidade proporcionada pelo dólar.

Por fim, é importante você saber que ela é uma criptomoeda regulada, que segue as normas e fiscalização do Departamento Financeiro de Nova Iorque nos EUA, o que contribui muito no quesito segurança.

Como ganhar/comprar a criptomoeda Pax Dollar?

A Pax Dollar está disponível em várias corretoras de criptomoedas. Sendo assim, para comprar essa cripto, você precisa, primeiramente, abrir uma conta em uma exchange. Mas saiba que, antes de abrir sua conta, você não deve se esquecer de verificar se a corretora em questão disponibiliza essa moeda.

Além disso, não deixe, também, de analisar se a corretora é segura, claro. Quanto a abertura da conta, costuma ser um processo bem simples, que exige telefone e alguns documentos pessoais como CPF e Identidade.

Após abrir a conta, faça uma transferência para a sua nova conta na corretora. Geralmente, as exchanges aceitam transferências bancárias, boleto, cartões de crédito e algumas já aceitam até pix. Por fim, com o dinheiro em conta, basta comprar as criptomoedas. Bem simples, né?1

Como usar?

A Pax Dollar é uma criptomoeda que você pode usar para realizar transferência de dinheiro, sem a intermediação de bancos ou instituições financeiras, o que faz com que as operações sejam mais baratas e seguras.

Portanto, você pode usá-la como uma opção de pagamento online sem intermediários.

Pax Dollar vale a pena?

A priori, existem grandes expectativas em relação a Pax Dollar. Dentre as vantagens dessa cripto, está o fato de que ela une a segurança e a descentralização da tecnologia blockchain, ao mesmo tempo em que conta com a estabilidade proporcionada pelo dólar.

Apesar dessa segurança, trata-se de uma criptomoeda, e que portanto não é recomendável para todos os perfis de investidores, mesmo não passando por tantas oscilações quanto outras criptos. Além disso, existe o fato de que as expectativas em relação à criptomoeda podem não se realizar, certo?

No fim das contas, o ideal, caro leitor, é que você analise bem o projeto da criptomoeda e verifique se ela é a melhor opção para os seus objetivos.

E aí, curtiu esse conteúdo? Então, aproveite que você já está aqui e confira também este outro texto sobre Pax Gold: o que é e como funciona essa criptomoeda?

Fontes: Mercado Bitcoin, Guia do investidor e Novadax.