Suitability, o que é? Importância e quais são os perfis de investidores

9 de março de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 26 seg


Conhecido também como avaliação do perfil do investidor, o suitability é um processo que busca identificar o grau de tolerância ao risco do investidor. Desse modo, o objetivo é que a carteira de investimentos seja criada tendo como base os ativos que se encaixam em cada perfil. 

Os três principais tipos de perfil de investidor são: conservador (não gosta de riscos), moderado (aceita um pouco de risco) e arrojado (gosta de correr riscos em troca da possibilidade de altos retornos financeiros).

Conhecer e respeitar o perfil de investidor é importante para todos os níveis de experiência como investidor. No entanto, para os novatos no mundo dos investimentos, o perfil de investidor é ainda mais importante, pois evita a perda de dinheiro e frustrações por realizar aplicações nos ativos que não são recomendados para o seu perfil. 

O que é suitability?

O termo suitability pode ser traduzido, de maneira literal para o português, como aptidão. Nesse sentido, suitability é o processo de análise para identificação do perfil de investidor. O intuito é que o perfil sirva como guia na criação de uma carteira de investimentos adequada à tolerância ao risco de cada investidor. 

Weldes campos

Para que as corretoras possam ofertar os ativos mais indicados e os investidores possam montar uma carteira condizente com seus objetivos e grau de aversão ao risco, o questionário de suitability costuma ser aplicado ao abrir uma conta em uma corretora.

Sendo que ele pode ser refeito sempre que o investidor sentir necessidade.

Importância do suitability?

O suitability é extremamente importante, pois serve como norte na escolha dos ativos que irão compor a carteira.

Isso porque os ativos possuem graus de riscos diferentes, que se enquadram em perfis diferentes. Portanto, ao montar uma carteira de acordo com seu perfil, é mais provável que o investidor consiga atingir seus objetivos.

Suitability, o que é? Importância e quais são os perfis de investidores

Legislação e mercados

Como o ser humano está em constante mudança, o seu perfil de investidor pode mudar com o tempo. Por exemplo, uma pessoa que acabou de começar a investir pode ser mais conservadora e, com o tempo, mudar para o perfil moderado.

O contrário também pode acontecer e uma pessoa que tolerava muitos riscos, pode se tornar mais conservadora por medo de perder o dinheiro que investiu durante muitos anos. Por isso, é recomendado que, periodicamente, você refaça o teste do perfil de investidor. 

Como funciona o questionário de suitability?

Devido à sua importância, o suitability é uma etapa obrigatória na abertura de contas em corretoras de valores. Essa obrigatoriedade entrou em vigor com a instrução CVM 539 de 2013 da Comissão de Valores Imobiliários (CVM). 

Sendo assim, no processo de avaliação do perfil de investidor, são feitas perguntas relacionadas à situação financeira, experiência e conhecimento sobre investimentos e tolerância ao risco.

Contábeis

Alguns questionários possuem em torno de 30 perguntas, o que demora um pouco para ser respondido. Entretanto, como se trata de uma etapa muito importante, é necessário que o investidor responda o questionário de maneira sincera. Algumas perguntas exemplos de perguntas são:

  • Qual a sua experiência com o mercado financeiro?
  • Como está distribuído o seu patrimônio?
  • Se seus ativos se desvalorizassem, o que você faria?
  • Por quanto tempo pretende deixar seu dinheiro investido?

Perfis de investidor

Existem três principais tipos de perfis de investidor:

1- Conservador

O perfil de investidor conservador é aquele que não gosta de correr riscos, por isso ele prefere aplicar em ativos que tenham maior segurança. Todos os investimentos possuem uma relação entre risco e retorno. Isso significa que, quanto mais arriscado um ativo, maior a probabilidade de alto retorno financeiro e vice-versa.

Dessa maneira, ao optar por investimentos menos arriscados, os investidores conservadores conseguem uma rentabilidade menor do que os perfis moderado e arrojado.

 Os ativos mais escolhidos pelos investidores conservadores são os de renda fixa. Dessa forma, algumas opções de investimentos são: tesouro direto, CDB, LCI e LCA

Suitability, o que é? Importância e quais são os perfis de investidores

Paraná banco

2- Moderado

O investidor moderado é aquele que gosta de segurança, porém tolera uma certa dose de risco calculado para obter uma rentabilidade melhor. Ou seja, parte da sua carteira está alocada em ativos mais seguros e outra parte está aplicada em ativos mais arriscados. 

A carteira de investimentos montada por esses investidores, normalmente, compreende ativos de renda fixa, como tesouro direto e CDB e alguns ativos de renda variável como fundos de investimentos.

3- Arrojado

Também chamado de perfil agressivo, é aquele investidor que aceita correr grandes riscos em troca da possibilidade de altos retornos. Portanto, normalmente essas pessoas possuem um grande conhecimento do mercado e estão dispostas a aplicar um valor maior.  

Suitability, o que é? Importância e quais são os perfis de investidores

Ibccoaching

Existem diversos tipos de investimentos de risco que o investidor arrojado pode aplicar, como por exemplo: ações, fundos de investimentos mais arriscados e mercado futuro

Enfim, agora que você conhece os perfis existentes, que tal fazer um teste de perfil? descubra aqui: Que tipo de investidor você é? Quiz

Fontes: Clear, Portal do investidor e Capital research

Imagens: Legislação e mercados, Clube do valor, Paraná banco,  Weldes campos, ContábeisIbccoaching