Hot wallet: o que é, como funciona e como escolher?

26 de outubro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 52 seg


Hot wallet em português significa carteira quente. Em resumo, esse é um tipo de carteira de criptomoedas que fica conectada na internet.

Na prática, essas carteiras funcionam de forma parecida com as contas bancárias tradicionais. Isso porque, para acessar, a pessoa deve colocar os dados de login no canal da web ou app para ter acesso aos recursos.

Uma das características desse tipo de carteira, é a praticidade no gerenciamento de fundos. Como elas ficam conectadas à rede, o usuário tem facilidade de usar os serviços oferecidos pela carteira.

Inclusive, por causa da facilidade, praticidade e agilidade, esse tipo de carteira é muito usado por quem faz operações com frequência.

No entanto, esse tipo de carteira tem certo nível de risco, já que ela pode sofrer ataques hackers.

É por isso que quem tem um patrimônio muito grande e não faz operações com frequência pode preferir uma cold wallet, isto é, uma carteira fria.

Quais os tipos de hot wallet?

Existem vários tipos de hot wallet, que podem ser baixadas e configuradas de forma fácil.

Além disso, várias carteiras são voltadas para um sistema operacional ou navegador específico como, por exemplo, Android ou Firefox.

Existem ainda as carteiras que funcionam apenas para um tipo de criptomoeda.

Alguns exemplos de hot wallets são: Coinbase Wallet, Edge Wallet, Exodus, Nexo, MetaMask e Trust Wallet.

Esse tipo de carteira é seguro?

Depende. Essas carteiras costumam contar com mecanismos visando a proteção das operações. No entanto, trata-se de uma carteira que fica conectada na internet.

Sendo assim, você pode sofrer um ataque hacker e perder as suas criptomoedas. Uma dica para aumentar a segurança, é ter um dispositivo separado, apenas para o uso da carteira.

A ideia é evitar entrar em sites e afins, usando o dispositivo apenas para as operações. Outra medida de segurança, é não compartilhar seus dados de acesso com ninguém.

Você pode ainda deixar as suas criptomoedas em uma cold wallet e transferir para a hot wallet apenas quando for operar.

Por fim, se você for usar uma hot wallet, não deixe de instalar um antivírus eficiente e atualizado para manter seus dispositivos livres de malwares e vírus.

Quais são as vantagens e desvantagens?

Uma das maiores vantagens das hot wallets, é a praticidade de acesso aos criptoativos. Além disso, com esse tipo de carteira o recebimento e envio de criptos é mais fácil.

Por outro lado, como desvantagem temos o risco de ataques hackers. Sendo assim, você pode perder todas as suas criptos se você for hackeado.

Diferenças entre hot wallet e cold wallet

A grande diferença entre os dois tipos de wallets é que a hot wallet fica conectada na internet e a cold wallet não.

Ou seja, para funcionar uma hot wallet precisa estar conectada na internet. Por outro lado, a cold wallet opera offline.

A partir dessa diferença principal, algumas outras diferenças surgem. Por exemplo, a hot wallet é mais usada por pessoas que fazem operações com frequência.

Em contrapartida, a cold wallet é mais usada por pessoas que aplicam em criptos com foco no longo prazo. Isso porque, como o foco é de longo prazo, elas não precisam acessar os recursos com grande frequência.

Por fim, elas se diferem ainda em relação à segurança. Em resumo, a cold wallet é mais segura, já que não fica conectada na internet. Já a hot wallet tem o risco de ataque hacker.

Como escolher uma carteira de criptomoeda?

Para escolher uma carteira de criptomoeda, você precisa levar em conta os seus objetivos e tipos de operações a serem realizadas.

Por exemplo, se você vai usar as criptos para operações de especulação, então a hot wallet pode ser uma opção melhor. Afinal de contas, se o seu objetivo é a especulação, você precisará ter acesso fácil e rápido aos ativos.

Por outro lado, se você quer investir em criptos com o intuito de lucrar no longo prazo com a valorização da moeda, então as cold wallets podem ser melhor.

Além disso, é preciso levar em conta o risco de você está disposto a assumir. Isso porque, as cold wallets são mais seguras, ao passo em que as hot wallets têm o risco de ataque hacker.

Enfim, ao escolher uma carteira você deve levar em conta fatores como:

  • Tipos de operações a serem feitas;

  • Prazo das operações;

  • Risco que você está disposto a assumir.

A hot wallet vale a pena?

Depende. Se você faz muitas operações e precisa dos benefícios que uma hot wallet oferece, então sim, ela pode valer a pena.

Mas vale lembrar que existe o risco de ataque hacker. Por isso, é preciso tomar cuidados para aumentar a segurança como, por exemplo, usar antivírus para manter seus dispositivos livres de malwares e vírus.

Além disso, sempre guarde as chaves privadas e dados de acesso em locais seguros e não compartilhe isso com ninguém.

Contudo, se você for fazer operações de longo prazo, as carteiras frias podem ser mais vantajosas, já que são mais seguras.

LEIA MAIS

Carteiras para Bitcoin: tipos e melhores alternativas

Carteiras para ADA Cardano – Como escolher e 7 opções de carteiras

Como funciona o empréstimo de criptomoedas?

É possível fazer dinheiro com criptomoedas?

Como funcionam os fundos de criptomoedas?

Vale a pena comprar Bitcoin e Ethereum no Nubank?

Carteira virtual, o que? Como funciona, tipos, vantagens e desvantagens

Quais são as principais criptomoedas do mercado e como funcionam?

Como ganhar dinheiro com criptomoedas? 6 formas!

Fontes: Exame, I-dinheiro e Academy.