Os 13 maiores inimigos do sucesso do investidor

10 de fevereiro de 2023, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 20 seg


Existem muitos inimigos do investidor que podem estar te atrapalhando a ter sucesso com os seus investimentos. Dentre os maiores, estão não apenas a falta de conhecimento do mercado financeiro, como também os hábitos e padrões de pensamento que prejudicam os investidores.

Saber quais são os maiores inimigos dos investidores pode te ajudar a lidar com eles e ter resultados melhores ao investir. Pensando nisso, fizemos uma lista desses dificultadores para que você saiba quais são eles e crie uma estratégia para lidar com esses elementos.

Os 13 maiores inimigos do sucesso do investidor

Os maiores inimigos dos investidores são:

1- Falta de conhecimento

A falta de conhecimento, sem dúvidas, é um dos maiores inimigos que um investidor pode ter. Sem conhecimento sobre o mercado financeiro, você pode tomar decisões de investimento totalmente erradas e acabar perdendo dinheiro.

Portanto, para deixar a ignorância de lado, se dedique a estudar sobre investimentos. Você pode fazer isso de várias formas como, por exemplo, por meio de cursos sobre investimentos.

2- Viés da ancoragem

Os vieses cognitivos funcionam como erros de julgamento, que podem te levar a tomar decisões erradas. O viés da ancoragem, em específico, faz com que você dê maior peso para uma informação inicial, ignorando outras informações contrárias.

Por exemplo, você pode ouvir do seu amigo que a ação X é uma boa oportunidade de investimentos. Ao analisar a ação, você descobre que a empresa está com vários problemas, mesmo assim, você toma como base a informação do seu amigo e investe na empresa.

3- Inimigos do investidor: Efeito Bandwagon

O Efeito Bandwagon consiste na tendência de uma pessoa adotar uma crença com base no número de pessoas que concordam com ela. Sendo assim, este viés faz com que o investidor siga uma tendência de comportamento só porque muitas pessoas estão fazendo a mesma coisa, é o típico pensamento de manada.

Por exemplo, se você ouve várias pessoas falando bem da ação X, você tem a tendência de passar a acreditar que aquela ação é boa, só porque muitas pessoas estão falando bem dela.

4- Medo

O medo é um importante indicativo de perigo e serve para nos ajudar a sobreviver. No entanto, o medo em excesso pode acabar sendo prejudicial, pois ele paralisa.

Por exemplo, não existe nenhum investimento sem risco. Existem os ativos menos arriscados, mas totalmente sem risco não existe. Você pode ser mais conservador e evitar os riscos. Mas mesmo assim, você terá que assumir algum nível de risco e lidar com o medo de perder dinheiro.

5- Ganância

A ganância é a vontade de conseguir dinheiro rápido e fácil. É por causa da ganância que muitos investidores começam a investir. Mas é também por causa dela que muitos perdem dinheiro!

Evite buscar formas de ganhar dinheiro rápido e fácil. Ao invés disso, foque em investir no longo prazo para construir um patrimônio sólido.

6- Inimigos do investidor: Torcida

Outro inimigo do investidor é a atitude de torcida, ou seja, ficar torcendo pelos investimentos. A melhor atitude a se tomar é investir em boas empresas e focar no longo prazo. Dessa forma, as oscilações no curto prazo deixam de ser tão relevantes.

7- Viés de confirmação

Em resumo, o viés da confirmação é a tendência de buscar por informações que confirmem suas crenças, ignorando as informações que vão contra.

Com essa tendência, você pode procurar por informações que apenas confirmem a sua ideia de que certa empresa é boa, ignorando os dados que indicam que ela não é uma boa opção de investimento. Sendo assim, você pode acabar tendo prejuízos ao investir em empresas ruins.

8- Não saber o objetivo ao investir

Ao investir, você deve ter em mente qual é o seu objetivo. Isso porque o melhor ativo vai depender de qual é a sua intenção com a aplicação. Por isso, defina quais são os seus objetivos e não invista só por investir, pois você pode acabar escolhendo os ativos errados.

9- Inimigos do investidor: Preguiça

A preguiça é um grande inimigo não apenas dos investidores mas, nesse caso específico, ela pode acabar causando prejuízos financeiros. Portanto, ao investir deixe um pouco a preguiça de lado e faça uma boa análise do ativo antes de aplicar o seu dinheiro nele.

10- Expectativas exageradas

Não invista com expectativas exageradas, esperando resultados incríveis. Tenha em mente que investir é algo para o longo prazo, onde você vai construindo o seu patrimônio aos poucos. Não adianta ter a expectativa de investir em um único ativo e ficar milionário.

11- Pessimismo

O pessimismo pode atrapalhar bastante quem está começando a investir. Isso porque você pode ficar com a sensação de que nada está dando certo e de que não compensa continuar investindo.

No fim das contas, você pode acabar perdendo oportunidades ou saindo de uma posição que poderia ser vantajosa. Portanto, seja um pouco mais otimista e tente ver a vida de uma forma mais leve.

12- Inimigos do investidor: Viés do ponto cego

Assim como vários outros vieses cognitivos, o viés do ponto cego pode te induzir a julgamentos errôneos que podem atrapalhar seus investimentos. Afinal, esse viés faz com que você identifique os vieses cognitivos no comportamento das outras pessoas, mas não é capaz de fazer o mesmo em si próprio.

Então você pode estar sendo guiado por vários vieses ao tomar decisões de investimentos mas, por causa do viés do ponto cego, você não é capaz de perceber isso. Ou seja, esse viés costuma agir em conjunto com outros vieses.

13- Falta de disciplina

Por fim, outro inimigo dos investidores é a falta de disciplina. A disciplina é essencial em vários momentos da vida do investidor. Por exemplo, sem disciplina, você pode acabar deixando oportunidades passar e investindo em ativos que não são tão bons.

Fontes: Investnews, Infomoney e, por fim, Finance one.