Viés do ponto cego: o que é, como funciona e exemplos

5 de setembro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 53 seg


O viés do ponto cego é um tipo de viés cognitivo. Guiado por este viés, uma pessoa tende a identificar os vieses cognitivos no comportamento das outras pessoas, mas não é capaz de fazer o mesmo em si própria.

Ou seja, você consegue notar quando um amigo está investindo com base no viés de custo afundado. Mas não percebe quando você está sendo guiado por algum viés como, por exemplo, o viés de excesso de confiança.

O que causa este viés é o desejo de se ver como um pensador racional e lógico. Quando, na verdade, nossas tomadas de decisões envolvem muitos processos mentais inconscientes.

Desse modo, a tendência é que não tenhamos consciência das heurísticas e vieses cognitivos que influenciam nossas tomadas de decisões.

O viés do ponto cego é prejudicial, pois pode fazer com que você tome decisões com base em outros vieses, sem que você perceba. Sendo que isso pode afetar a sua vida pessoal, financeira e profissional.

Como o viés do ponto cego funciona?

No geral, as pessoas acreditam que são menos tendenciosas do que os demais. Segundo um estudo publicado na revista Management Science, quase todas as pessoas sofrem de viés do ponto cego.

O estudo teve a participação de 661 pessoas e apenas 1 delas afirmou que era mais tendenciosa do que a média. Por outro lado, cerca de 85% acreditavam ser menos tendenciosos.

Vale destacar que a suscetibilidade ao viés do ponto cego não tem relação a capacidade de fazer julgamentos ou autoestima.

Na verdade, uma das razões para este viés é a pessoa desejar e crer que é mais inteligente do que os outros, o que resulta na tendência de acreditar que ela pensa de forma racional e lógica.

O que causa o viés do ponto cego?

A causa do viés do ponto cego é o desejo de se ver como um pensador racional e lógico. As pessoas sabem que ser tendencioso não é uma qualidade tão legal.

Portanto, elas enxergam suas próprias decisões como sendo o resultado de razão e lógica.

No entanto, o fato é que muitos dos processos mentais envolvidos nas tomadas de decisão são inconscientes.

Por isso, a tendência é que as pessoas não estejam cientes das heurísticas e vieses cognitivos que influenciam suas decisões.

Origem do viés do ponto cego

O viés do ponto cego é uma falha na forma com que o nosso cérebro processa o contexto que nos cerca. Portanto, qualquer pessoa pode ser afetada por este viés.

Em sua origem, a capacidade de julgar as pessoas ao nosso redor é um mecanismo de sobrevivência.

Isso porque, na vida selvagem, era preciso saber analisar os sujeitos que não faziam parte da tribo, os riscos e as vantagens de tê-los por perto.

Hoje em dia, saber julgar as pessoas é importante para que você selecione quem você deseja ter ao seu redor e evitar pessoas com características que você não gosta.

Em contrapartida, nós aprendemos a reprimir nossas imperfeições para que não sejam notadas pelos demais. Em outras palavras, nós escondemos nossos defeitos e destacamos nossas qualidades.

O resultado disso é que somos muito bons em defendermos nós mesmos, ao passo em que julgamos os outros facilmente.

Efeitos deste viés nas suas tomadas de decisões

Todos nós estamos sujeitos ao viés do ponto cego em algum momento da nossa vida. Por exemplo, no dia a dia é normal que o seu senso de comparação seja afetado por este viés.

Com isso, você pode se julgar bom enquanto as outras pessoas são más. Você pode ainda acreditar que você é inteligente e honesta enquanto as outras pessoas são despreparadas e corruptas.

Os pesquisadores que conduziram o estudo que eu mencionei que foi publicado na revista Management Science, também sugerem que o viés do ponto cego pode afetar nosso comportamento.

De acordo com Erin McCormick, uma das autoras do estudo:  “Quando os médicos recebem presentes de empresas farmacêuticas, eles podem alegar que os presentes não afetam suas decisões sobre qual remédio prescrever porque não têm lembrança dos presentes que influenciam suas prescrições.

Entretanto, se você perguntar se um presente pode inconscientemente influenciar as decisões de outros médicos, a maioria concordará que outros médicos são inconscientemente influenciados pelos presentes, enquanto continuam acreditando que suas próprias decisões não são.

Essa disparidade é o ponto cego do preconceito e ocorre para todos, para muitos tipos diferentes de julgamentos e decisões”.

O viés do ponto cego pode ser percebido também no mundo dos investimentos.

Por exemplo, um investidor pode achar que ele sabe analisar melhor uma ação do que todo mundo. Com isso, ele pode ignorar indicadores importantes e acabar tomando decisões ruins ao investir.

LEIA MAIS

Ilusão de superioridade: aprenda o que é e como funciona

Efeito de dotação: saiba o que é como lidar com ele

Efeito Dunning-Kruger, será que você sabe tanto mesmo?

Desconto hiperbólico, o que é e como te afeta?

Heurística da representatividade: o que é e como te afeta?

Efeito disposição: o que é, como funciona e como evitar

Efeito reflexão, o que é? Relação com os investimentos e como se livrar

Ilusão de controle, como não deixar que isso te atrapalhe

Fontes: Mais retorno, Psicoativo e The cap.

Bibliografia

  • Viés do Ponto Cego: Você está cego aos seus próprios preconceitos?. Psicoativo. Acesso em 02 de setembro de 2022.