Melhores bancos do Brasil: os 15 melhores bancos nacionais de 2021

28 de julho de 2021, por Bárbara Ackerman

Tempo de leitura médio: 3 min, 16 seg


Atualmente, o mundo passa por graves problemas gerados pela pandemia. Dessa forma, a revista Forbes listou os melhores bancos do Brasil e do mundo, baseado em um ano onde o sistema bancário foi essencial nesse momento.

Nesse sentido, o Brasil entrou na lista, como um dos 28 países citados, com o total de 15 instituições financeiras. Em comparação ao ano passado, onde foram listadas 10 instituições nacionais.

A empresa responsável por fazer o levantamento foi a Statista, empresa alemã de estatística. Assim, mais de 500 bancos foram analisados para serem escolhidos os melhores. Então, segundo a própria revista, esse relatório difere dos 100 maiores bancos de capital aberto dos EUA. Afinal, a avaliação é feita baseada em balanços e declarações de lucros e perdas.

Nesse sentido, o relatório de melhores bancos pesquisou a opinião de cerca de 43 mil pessoas, sobre seu relacionamento com a instituição.

Dessa forma, para a formação da lista, foram considerados critérios como a satisfação do usuário em relação à confiança, taxas, serviços digitais e consultoria. Assim, os melhores bancos do Brasil são classificados conforme a média de todos esses critérios.

Bancos Brasileiros

Melhores bancos do Brasil: os 15 melhores bancos nacionais de 2021

Monetus

Primeiramente, vem o Nubank liderando a lista dos melhores bancos do Brasil pelo terceiro ano consecutivo, depois da sua grande inauguração em 2019.

Anteriormente, no mês de janeiro, o banco levantou US$ 400 milhões na sétima rodada de financiamento. Assim, essa operação avaliou o Nubank como uma das cinco maiores instituições financeiras de toda a América Latina.

Por outro lado, há estreantes na lista também, como o C6 Bank, que alcançou o terceiro lugar dos melhores bancos brasileiros, reforçando o grande potencial dos bancos digitais.

Porém, outros bancos menos expressivos e tradicionais também conseguiram o posto pela primeira vez, como Sicredi, BMG, Banrisul e Sicoob. Assim, o Banco Inter manteve sua vice-liderança e o PagBank o seu quarto lugar.

Por outro lado, o banco Neon perdeu duas posições e ficou em quinto. Já os grandes bancos tradicionais também encontraram lugar na lista de melhores bancos do Brasil, como o Itaú Unibanco, Bradesco e Santander, porém perderam duas posições cada.

Economia Mundial

Melhores bancos do Brasil: os 15 melhores bancos nacionais de 2021

Jornal do Comércio

A economia mundial, sem dúvida, interfere diretamente na economia brasileira e, consequentemente, nos bancos nacionais. Apesar de que a situação pandêmica ainda traz muita instabilidade e incerteza, alguns países estão voltando a ter fôlego para retomar o cenário econômico.

Assim, a economia global está preparada para esse grande retorno, liderada principalmente pelos EUA. Afinal, o PIB local deve crescer por volta de 5%. Dessa forma, o desemprego está caindo, com a criação de quase 1 milhão de empregos.

Então, os consumidores estão começando a voltar a comprar, e os mercados de ações e transações imobiliárias, por exemplo, estão crescendo. Isso movimenta a economia no geral, incluindo a dos bancos brasileiros, principalmente os bancos nacionais digitais, que comumente apresentam taxas menores e muitas vezes gratuitas.

Além disso, a facilidade de se fazer transações a qualquer momento sem precisar se deslocar, ou sair de casa, é outra grande vantagem.

15 Melhores Bancos do Brasil

FINPAVI

Os 15 melhores bancos brasileiros de acordo com os clientes são:

  1. Nubank;
  2. Banco Inter;
  3. C6 Bank;
  4. PagSeguro;
  5. Neon;
  6. Next;
  7. Sicredi;
  8. Itaú;
  9. Banco BMG;
  10. Caixa;
  11. Santander;
  12. Bradesco;
  13. Banco Original;
  14. Sicoob;
  15. Banrisul.

Sem dúvida os bancos digitais estão ganhando cada vez mais espaço e dominando aos poucos o mercado financeiro, saiba quais são os Melhores bancos digitais: como analisar e principais opções

Fontes: Forbes; Invest News e FDR.

Imagens: Free Game Guide, FEEB Paraná; Jornal do Comércio; FINPAVI e Monetus.