Financiamento coletivo: o que é, como funciona e tipos

21 de julho de 2021, por Sidemar Castro

Tempo de leitura médio: 7 min, 58 seg


O financiamento coletivo, também conhecido como crowdfunding, é uma forma de arrecadar dinheiro para o desenvolvimento de diversos tipos de projetos, como a abertura de uma empresa, o lançamento de um livro ou iniciativas de interesse coletivo.

Nesse modelo, as pessoas contribuem com os projetos e, em troca, podem receber recompensas. Essa modalidade de captação de recursos é utilizada em diversos setores, como tecnologia, saúde, indústria e cultura.

Quer saber mais sobre financiamento coletivo e como usá-lo? Então, não pare de ler essa matéria!

O que é e como funciona o financiamento coletivo?

O financiamento coletivo é uma forma de arrecadar recursos através da contribuição de pessoas que acreditam em determinado projeto. O termo em inglês, “crowdfunding” deriva de “crowd”, que significa multidão, e “funding”, que é financiamento. Em português, chamamos isso de financiamento coletivo.

Nesse modelo de captação de recursos, as pessoas podem contribuir para que ideias saiam do papel e, em troca, elas recebem recompensas. Quem está buscando financiamento deve apresentar seu projeto e pedir a ajuda financeira de outras pessoas que se interessem pela ideia. Geralmente, as pessoas que recorrem ao financiamento coletivo são artistas, iniciativas filantrópicas e pequenos negócios.

Aqui estão os principais pontos sobre como funciona o financiamento coletivo:

  • Cadastro do Projeto: O dono do projeto cadastra sua ideia em uma das plataformas de financiamento coletivo. Essas plataformas digitais atuam como intermediárias entre as pessoas que desejam arrecadar recursos e aquelas que estão dispostas a contribuir.
  • Informações Relevantes: No cadastro, informações como o valor necessário, detalhes sobre como o projeto será desenvolvido e quais são as recompensas para os doadores devem ser disponibilizadas.
  • Contribuição da Comunidade: O projeto é visualizado por outras pessoas cadastradas na plataforma, que podem escolher entre contribuir ou não. Qualquer pessoa pode participar, mesmo com pequenas quantias de dinheiro.
  • Objetivos Diversos: O crowdfunding serve para levantar recursos para diversos tipos de projetos, como realização de eventos, apoio a causas sociais, criação de empresas, produção de filmes e muito mais.

Em resumo, o financiamento coletivo é uma maneira colaborativa e democrática de viabilizar ideias e projetos, unindo a comunidade em prol de objetivos comuns.

Quais são os tipos de financiamento coletivo?

Os financiamentos coletivos podem ser divididos em quatro tipos:

1. Recompensa

Este é o tipo de financiamento coletivo mais comum e amplamente utilizado. Nele, os contribuidores oferecem apoio financeiro a um projeto e, em troca, recebem recompensas previamente estabelecidas pelo criador do projeto.

Exemplos de recompensas incluem cópias do produto final, acesso antecipado, brindes exclusivos ou até mesmo participação em eventos relacionados ao projeto.

2. Participação societária (Equity)

Também chamada de Equity, esse tipo de crowdfunding é caracterizado como um investimento no capital de uma empresa. Em outras palavras, as pessoas vendem títulos da sua companhia para os investidores que acreditam na ideia do negócio.

Dessa maneira, a sociedade gestora oferece participação na empresa ou ações aos investidores. Logo, esses investidores se tornam parte da sociedade. Apesar de a participação societária servir como uma espécie de recompensa pela contribuição financeira, esse tipo de crowdfunding se diferencia do financiamento coletivo de recompensa.

Isso porque quem investe no crowdfunding de participação societária tem como objetivo obter retorno financeiro e crescer junto com o negócio. Esse tipo de arrecadação funciona da seguinte maneira: a pessoa cria a campanha e explica sobre a atuação da empresa, os planos para o negócio e qual será o retorno que os contribuintes irão receber.

É uma opção para startups e pequenas empresas que buscam financiamento e estão dispostas a compartilhar a propriedade com seus apoiadores.

3. Participação Financeira (Peer-to-Peer – P2P)

Também conhecido como peer-to-peer (P2P), as pessoas que investem no projeto recebem seu dinheiro de volta acrescido de juros. Ou seja, as pessoas podem emprestar seu dinheiro para um projeto que acreditam e posteriormente receber o dinheiro de volta com juros.

Assim, a modalidade permite que as pessoas obtenham empréstimos, sem a necessidade de recorrerem aos bancos tradicionais. O funcionamento ocorre da seguinte maneira: uma pessoa cria a campanha e explica qual o projeto, no que o dinheiro será investido, como o dinheiro será devolvido e quando será essa devolução. É semelhante a um empréstimo, mas ocorre diretamente entre indivíduos.

O P2P crowdfunding é usado para diversos fins, como empréstimos estudantis, financiamento imobiliário e apoio a projetos pessoais.

4. Doações

De maneira geral, os projetos de crowdfunding oferecem algum tipo de retorno para os contribuidores, seja por meio de recompensas, participação na empresa ou o recebimento do dinheiro de volta.

Nesse tipo, entretanto, os contribuidores fazem doações sem esperar recompensas materiais em troca. Eles apoiam causas sociais, projetos filantrópicos ou iniciativas sem fins lucrativos.

Esses projetos normalmente são realizados por grandes instituições de caridade. Desse modo, as pessoas que contribuem não estão esperando por nenhum item em troca, elas ajudam simplesmente por acreditarem na causa.

Sendo assim, o funcionamento ocorre da seguinte maneira: a pessoa cria uma campanha para arrecadar fundos na plataforma e explica o que será feito com o dinheiro levantado, qual a meta de arrecadação e porque ela merece receber a contribuição das pessoas. 

As doações podem ser para ajudar pessoas necessitadas, preservar o meio ambiente ou apoiar pesquisas científicas, por exemplo.

Dessa maneira, o financiamento coletivo pode ser uma maneira colaborativa e democrática de viabilizar ideias e projetos, unindo a comunidade em prol de objetivos comuns.

Como fazer um financiamento coletivo?

Para os contribuidores, o financiamento coletivo é uma forma de ajudar outras pessoas a realizarem seus sonhos ou desenvolverem projetos que contribuirão de alguma forma com a sociedade.

Além disso, os contribuidores geralmente recebem recompensas em troca da ajuda financeira, como participação societária na empresa.  Para fazer um financiamento coletivo, proceda da seguinte maneira:

Primeiro, selecione uma plataforma de financiamento coletivo. Existem várias opções disponíveis, cada uma com suas características. Entenda os custos envolvidos e os procedimentos da plataforma escolhida.

Existem diferentes tipos de crowdfunding, como recompensa, participação societária (equity) e participação financeira (peer-to-peer). Estude esses tipos e escolha o que melhor se adequa ao seu projeto.

Em seguida, cadastre sua ideia na plataforma escolhida. Forneça informações relevantes, como o valor necessário, detalhes sobre como o projeto será desenvolvido e quais recompensas serão oferecidas aos doadores.

A plataforma avaliará a viabilidade do seu projeto. Se aprovado, ele será apresentado na plataforma para que outras pessoas possam contribuir.

Quais são as vantagens do financiamento coletivo?

A principal vantagem do financiamento coletivo para os contribuidores, é a possibilidade de ajudar no desenvolvimento de projetos, contribuindo com um valor pequeno. Além disso, para as pessoas que desejam obter retornos financeiros, esse tipo de investimento pode ser uma maneira de diversificar a carteira e conseguir bons rendimentos. 

Aqui estão algumas das principais vantagens:

1. Acesso Rápido e Online

Com o financiamento coletivo, é possível arrecadar recursos sem a necessidade de recorrer a um investidor ou banco. As plataformas online facilitam o processo e permitem que pessoas de diferentes lugares contribuam com facilidade.

2. Possibilidade de Bons Retornos

Investir em projetos por meio do crowdfunding pode proporcionar retornos financeiros interessantes. Além de apoiar uma ideia, os contribuidores têm a chance de obter benefícios futuros, como participação nos lucros ou recompensas específicas.

3. Diversificação da Carteira de Investimentos

O financiamento coletivo permite diversificar os investimentos. Contribuir para diferentes projetos ajuda a espalhar os riscos e aumentar as oportunidades de retorno financeiro.

4. Rentabilização dos Recursos

Para quem deseja rentabilizar seus recursos, o crowdfunding é uma ótima alternativa. Mesmo com baixo investimento, é possível participar de projetos promissores e acompanhar seu desenvolvimento.

5. Ausência de Taxas Administrativas

Ao contrário de alguns investimentos tradicionais, o financiamento coletivo geralmente não envolve taxas administrativas. Isso torna o processo mais transparente e vantajoso para os contribuidores.

E as desvantagens?

Como tudo nessa vida, há também desvantagens.

1. Possibilidade de Fracasso

Nem todos os projetos alcançam o objetivo de arrecadação. Alguns podem não atrair a quantidade necessária de contribuidores, resultando no fracasso da campanha.

2. Taxas Administrativas

As plataformas de crowdfunding geralmente cobram taxas pelos serviços prestados. Essas taxas podem impactar o valor arrecadado e devem ser consideradas ao planejar uma campanha.

3. Demanda de Tempo e Recursos

Criar e gerenciar uma campanha de crowdfunding exige esforço e dedicação. É necessário preparar materiais, promover a campanha e responder às expectativas dos doadores. Isso pode ser trabalhoso e demandar tempo. Se o projeto não der certo, terá perdido tempo e esforços.

4. Pressão para Cumprir Prazos e Expectativas

Os doadores esperam que o projeto seja concluído conforme o prometido. A pressão para cumprir prazos e entregar recompensas pode ser grande, especialmente se houver atrasos ou imprevistos.

Lembre-se de avaliar cuidadosamente esses aspectos antes de iniciar uma campanha de financiamento coletivo. Cada projeto é único, e é importante considerar tanto as vantagens quanto as desvantagens.

Fontes: Sebrae, Guia de Fomento da Cultura, Conteúdos, Remessa online, Evoe