Como pagar boleto com cartão de crédito?

26 de fevereiro de 2024, por Sidemar Castro

Tempo de leitura médio: 6 min, 56 seg


Pagar boletos com cartão de crédito é possível, utilizando diversos aplicativos de bancos e fintechs, como Nubank, PicPay, Mercado Pago e PagBank, entre outros.

Existem muitas prós para justificar isso, tais como praticidade e rapidez, e vantagens como por exemplo, o acúmulo de milhas nos cartões de crédito, além da possibilidade de parcelamento. Entre os contras, taxas e juros, limites de crédito e de endividamento que devem passar por um planejamento financeiro antes.

Como pagar boleto com cartão de crédito?

Para pagar um boleto com cartão de crédito, é possível utilizar aplicativos de pagamento, como PicPay, Nubank, PagBank, RecargaPay, Mercado Pago e Ame Digital, que oferecem essa opção para contas e gastos com código de barras, incluindo a possibilidade de parcelamento.

Alguns bancos também permitem que esse tipo de transação seja feita pelo Internet Banking ou aplicativo do banco. Para pagar o boleto com o cartão de crédito, é necessário acessar a área de pagamento, escolher a opção de cartão de crédito, preencher os campos solicitados e concluir a operação, digitando a senha ou o token.

É importante lembrar que o pagamento está sujeito à cobrança de juros e Imposto sobre Operações Financeiras, portanto, é necessário confirmar cada tarifa com o seu banco.

Além disso, é preciso avaliar se a conveniência compensa financeiramente, pois a incidência do Imposto por Operação Financeira (IOF) pode deixar mais cara a operação.

10 apps para você pagar boleto com cartão de crédito

1. PicPay

O PicPay permite que você escolha entre usar o saldo da sua conta PicPay ou um cartão de crédito cadastrado para quitar seus boletos.

Em outras palavras, é uma carteira digital que oferece diversos produtos e serviços em um só lugar. Permite que você, inclusive pagar contas de todos os tipos: Você pode quitar boletos, contas de água, luz, telefone e muito mais.

Além disso, se precisar, é possível parcelar boletos em até 12 vezes usando qualquer cartão de crédito. Basta baixar o aplicativo, criar uma conta gratuita e começar a aproveitar os serviços oferecidos. O PicPay é seguro e fácil de usar, e você pode resolver toda a sua vida financeira pelo celular.

2. Nubank

Através do aplicativo do Nubank, você pode explorar cartões de crédito, ferramentas de transferências, pagamentos, compras e soluções de segurança que ajudam no controle das suas finanças e das despesas da sua família.

O cartão é completo, moderno e gratuito, com anuidade zero. Além disso, você pode pagar ou parcelar em até 12 vezes seus boletos, e até mesmo parcelar compras à vista feitas em estabelecimentos físicos e virtuais diretamente no app do Nubank.

3. PagBank

O PagBank também permite pagar boletos com cartão de crédito. Essa é uma opção conveniente para quem deseja utilizar o crédito disponível no cartão para quitar contas. Aqui estão as etapas para fazer isso:

  1. Abra o app PagBank.
  2. Clique em “Pagar contas”.
  3. Selecione a opção “Pagar usando código de barras” para ler o código de barras com a câmera do celular ou digitar o número.
  4. Escolha o meio de pagamento.
  5. Selecione o cartão de crédito cadastrado.
  6. Escolha em quantas vezes quer parcelar, confirme o pagamento e pronto. Sua conta está paga.

4. RecargaPay

Com o RecargaPay, você pode fazer pagamentos de contas e boletos usando cartão de crédito em até 12x ou usando o saldo da carteira.

Os tipos de pagamentos incluem contas de consumo (água, luz, telefone, gás, internet, entre outras), impostos e tributos do Governo (multas, IPVA, IPTU, etc), boletos bancários de diversos bancos (Bradesco, Santander, Itaú, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, etc.).

Ao fazer o pagamento de contas e boletos, taxas diferentes são aplicadas para cada tipo de pagamento.

5. Mercado Pago

Mercado Pago é uma plataforma financeira digital desenvolvida pelos proprietários da varejista argentina Mercado Livre. Ela oferece recursos muito parecidos com os de um banco digital, proporcionando praticidade e segurança para compradores e vendedores.

É um banco digital, através do qual você pode ter Pix, realizar transferências instantâneas e pagar boletos com o cartão de crédito, entre outras atividades.

6. Ame Digital

O Ame Digital é uma carteira digital disponível para celulares Android e iPhone (iOS). Foi desenvolvido pelo grupo B2W, que reúne algumas das maiores lojas de varejo do Brasil, como Americanas, Submarino, Shoptime e Sou Barato.

Você pode usar o saldo da conta Ame ou um cartão de crédito cadastrado no aplicativo para efetuar os pagamentos.

Além disso, o Ame oferece a opção de cashback, que devolve parte do valor gasto em compras selecionadas.

7. Vamos Parcelar

A Vamos Parcelar é uma instituição de pagamento certificada que atua em parceria com as principais bandeiras de cartões de crédito. Ela oferece soluções de parcelamento para os usuários, especialmente no pagamento de contas, multas e documentos como o IPVA.

A empresa desenvolveu um marketplace integrado com os principais órgãos de trânsito e setores do governo, permitindo o parcelamento de alguns débitos em até 12 vezes no cartão de crédito.

8. 99Pay

Você pode utilizar o saldo em conta na carteira para efetuar pagamentos de corridas na 99 e de pedidos de delivery no 99Food. O app 99Pay também pode ser usado para pagar boletos de cartão de crédito.

É possível pagar e parcelar boletos de cartão de crédito, entre outras funcionalidades como investir e realizar transferências.

9. Iti

O Iti é um aplicativo desenvolvido pelo Banco Itaú que funciona como uma carteira digital. Pode ser utilizado tanto por clientes do banco quanto por pessoas que não têm conta no Itaú. O objetivo do app é facilitar os pagamentos entre os usuários.

Através do aplicativo Iti, é possível realizar o pagamento de boletos de forma rápida e prática. No entanto, se optar por pagar com cartão de crédito, haverá uma taxa de 2,49% para cartões Iti e 3,99% para outros cartões de crédito.

10. Carteira Digital Serasa

A Carteira Digital Serasa é uma solução oferecida pela Serasa Experian que permite realizar pagamentos de forma rápida e segura.

Ela aceita o pagamento de diversos tipos de boletos, incluindo contas de água, luz, internet, telefone, aluguel, fatura do cartão de crédito e recarga de celular.

Vale a pena pagar boleto com cartão de crédito?

Dentre os pontos positivos, destaca-se a praticidade. Pagar boletos com cartão de crédito é conveniente e rápido. Você não precisa ir ao banco ou lotérica para efetuar o pagamento.

Outro, é o acúmulo de pontos e milhas. Alguns cartões de crédito oferecem programas de recompensas. Se você usa o cartão com frequência e paga a fatura integralmente, pode aproveitar esses benefícios.

Finalmente, o parcelamento: Se você está passando por um mês apertado, pagar o boleto com o cartão permite parcelar o valor e aliviar o impacto no seu orçamento.

Também devem ser considerados os pontos negativos. Geralmente, há cobrança de taxas e juros para essa operação. O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) também é aplicado.

Outra questão é o endividamento: Se você não pagar a fatura integralmente, pode entrar em uma dívida de juros altos. É importante ter disciplina para não acumular dívidas.

Também é importante verificar se o limite do seu cartão é suficiente para cobrir o valor do boleto. Caso contrário, você pode ficar com parte do pagamento pendente.

Além disso, em situações emergenciais, pagar com o cartão pode ser uma solução rápida. Se você tem controle sobre suas finanças e sabe que conseguirá pagar a fatura integralmente, pode ser uma opção.

Fontes: Canaltech, eInvestidor, Serasa, Remessa Online, Santander