Como gerar um boleto: aprenda o passo a passo

27 de março de 2024, por Sidemar Castro

Tempo de leitura médio: 11 min, 7 seg


Você sabe gerar um boleto? Um boleto bancário é um título de cobrança utilizado para realizar pagamentos, emitido por pessoas físicas, jurídicas ou instituições financeiras.

Para gerar um boleto, você pode seguir estes passos comuns: escolher uma plataforma de emissão, reunir os dados do cliente e do pagamento, seguir os passos de geração da ferramenta utilizada, salvar o boleto em PDF e enviá-lo eletronicamente ou imprimi-lo fisicamente, controlar os pagamentos e atualizar prazos se necessário.

Quer saber mais, e que aplicativos usar? Então, continue a leitura.

O que é e para que serve um boleto?

O boleto bancário é um tipo de documento de cobrança emitido por empresas ou pessoas físicas através de uma instituição financeira que tenha carteira de cobrança. Ele é composto por código de barras, informações do beneficiário e o valor a ser pago.

Diferentemente de um cartão de crédito, o boleto não exige os dados de quem irá pagar, tornando-o um dos meios de pagamento mais seguros no país.

O beneficiário insere todas as informações necessárias no boleto, e o sacado (quem pagará o valor) não precisa fornecer informações pessoais. O pagamento pode ser feito em qualquer banco, desde que o sacado tenha o valor ou crédito correspondente.

O boleto é dividido em duas partes. A primeira é o recibo do sacado, que contém informações como agência ou código do cedente, nome do beneficiário, nome do sacado, valor do boleto e data de vencimento. A segunda, é a ficha de compensação, que fica com com o banco quando o título é pago.

O uso do boleto tem diversas vantagens, como a transferência de dinheiro sem fornecer informações confidenciais, como número de cartão. Também é bastante acessível, pois não requer conta bancária para efetuar o pagamento.
A desvantagem é que ele não permite parcelamento automático. E pode haver atrasos na compensação, dependendo do banco.

Em síntese, o boleto bancário é uma forma prática e segura de operar cobranças e pagamentos, sem a necessidade de divulgar dados sensíveis.

Passo a passo de como gerar um boleto

Gerar um boleto bancário pode ser útil para diversas finalidades, como cobranças, depósitos ou pagamento de faturas. Vamos explicar o processo passo a passo e mencionar algumas opções disponíveis:

Em uma instituição financeira

  1. Abra uma conta corrente em um banco ou instituição financeira.
  2. Acesse o sistema online da instituição.
  3. Procure a opção para gerar boletos.
  4. Preencha os dados necessários, como nome, CPF ou CNPJ do cliente, preço e data limite de pagamento.
  5. O boleto será registrado pela Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP) e estará pronto para ser enviado ao cliente.

Em plataformas especializadas

  • Existem serviços online que permitem gerar boletos sem precisar ter conta em banco.
  • Alguns bancos digitais, como o Nubank, por exemplo, permitem que você emita boletos de depósito com sua conta pessoal.
  • Esses boletos são preenchidos automaticamente e podem ser usados para receber pagamentos de terceiros.

É importante ressaltar que todos os boletos precisam ser registrados por uma instituição financeira ou de pagamento. Desde 2018, não existem mais boletos simples que não passem pelo sistema bancário. Portanto, é necessário ter uma conta em banco para gerar boletos e receber os pagamentos automaticamente.

Quais são os tipos de boletos?

Existem diferentes tipos de boletos bancários, cada um com suas características e finalidades específicas. Os principais tipos são:

1) Boleto Avulso

O boleto avulso é um documento gerado para realizar cobranças únicas, pagas à vista. Diferentemente de mensalidades ou carnês, onde há regularidade nas cobranças, o boleto avulso é utilizado quando a compra de um produto ou serviço deve ser paga em uma única vez.

Ele é uma opção prática para receber pagamentos de forma segura e eficiente, especialmente para pequenos empreendedores. O boleto avulso é ideal para serviços esporádicos ou vendas à vista, proporcionando menos burocracia e mais acessibilidade financeira do que outras formas de pagamento, como cartão de crédito.

2) Boleto Carnê

O boleto bancário em carnê é adequado para empresas que realizam vendas parceladas ou possuem cobranças recorrentes. Esse tipo de boleto é útil para facilitar o pagamento em várias parcelas.

É uma forma de pagamento que combina as características do boleto bancário e do carnê, permitindo ao consumidor efetuar pagamentos de forma parcelada. Essa modalidade de pagamento oferece a praticidade e segurança do boleto, com a possibilidade de parcelamento típica de um carnê.

3) Boleto Recorrente

O boleto recorrente é uma solução de pagamento que automatiza a cobrança de valores fixos em intervalos regulares, como mensalidades ou assinaturas.

Diferente do boleto tradicional, que precisa ser gerado e enviado a cada ciclo de pagamento, o boleto recorrente é emitido automaticamente de acordo com uma programação pré-definida, facilitando o processo tanto para o empresário quanto para o cliente.

10 plataformas para gerar boletos

1) Asaas

O Asaas tem como objetivo aumentar a produtividade do empreendedor automatizando processos secundários, como o tempo desperdiçado com ligações para cobrar clientes. A plataforma atende desde pequenos empreendedores e autônomos a grandes empresas com um sistema que cria, agenda, envia e faz a gestão dos boletos.

Um dos maiores benefícios do Asaas é que a emissão do boleto bancário é gratuita e rápida: não demora mais do que 30 segundos. Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem emitir cobranças na plataforma, e o pagamento pelo serviço se faz necessário apenas ao receber o valor da cobrança (quando o cliente efetivamente paga). A plataforma também permite a emissão de Notas Fiscais de Serviço Eletrônicas (NFS-e).

2) Boleto Bancário

O aplicativo Boleto Bancário é uma solução que permite a emissão e gerenciamento de boletos de forma prática e automatizada. Ele facilita o processo de cobrança, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, oferecendo recursos intuitivos para a criação e acompanhamento dos boletos.

Com esse aplicativo, é possível emitir boletos diretamente para os clientes, controlar o status dos pagamentos e garantir uma gestão eficiente das transações financeiras.

3) iugu

Iugu é uma plataforma intuitiva voltada para empresas, com foco em cobranças para marketplaces e lojas online, oferecendo relatórios detalhados e automação de processos.

A plataforma iugu oferece um gateway de pagamento que permite validar e autorizar transações financeiras, incluindo boletos bancários.

Ao realizar uma compra online, os dados do consumidor são criptografados e enviados ao gateway, que verifica a veracidade dos dados e a disponibilidade de fundos junto ao banco. Se tudo estiver correto, a transação é liberada, o cliente é notificado e o valor é transferido. A iugu simplifica a gestão de recebimentos, centralizando as operações em um só lugar e potencializando o crescimento das empresas com tecnologia, flexibilidade e segurança.

4) Kobana

Uma plataforma intuitiva voltada para empresas, com foco em cobranças para marketplaces e lojas online, oferecendo relatórios detalhados e automação de processos.

A plataforma iugu oferece um gateway de pagamento que permite validar e autorizar transações financeiras, incluindo boletos bancários.

Ao realizar uma compra online, os dados do consumidor são criptografados e enviados ao gateway, que verifica a veracidade dos dados e a disponibilidade de fundos junto ao banco. Se tudo estiver correto, a transação é liberada, o cliente é notificado e o valor é transferido. A iugu simplifica a gestão de recebimentos, centralizando as operações em um só lugar e potencializando o crescimento das empresas com tecnologia, flexibilidade e segurança.

5) Gerencianet

O Gerencianet é uma plataforma versátil para gerar boletos, permitindo a emissão rápida e fácil de documentos de cobrança.

O aplicativo oferece um plano gratuito que permite a emissão de boletos com beneficiários ilimitados. É uma opção interessante para quem busca simplicidade e flexibilidade na geração de boletos.

6) Galax Pay

O Galax Pay oferece uma solução de pagamento recorrente por boleto bancário, permitindo que clientes que não possuem limite disponível no cartão de crédito possam efetuar pagamentos mensais, trimestrais, semestrais ou anuais de forma prática e conveniente.

Essa modalidade de pagamento recorrente por boleto bancário é uma alternativa valiosa para empresas que desejam oferecer opções de pagamento flexíveis aos seus clientes, garantindo a continuidade dos serviços ou produtos mesmo para aqueles que não possuem cartão de crédito disponível.

7) Cora

O aplicativo Cora oferece a funcionalidade de pagamentos de boletos bancários, permitindo aos usuários emitir boletos, personalizar cobranças, configurar juros e multas por atraso, fazer transferências ilimitadas e gratuitas para outros bancos, receber dinheiro via transferência, pagar contas de consumo, impostos e títulos de forma rápida e online.

Além disso, a Cora disponibiliza a opção de emitir boletos com QR Code Pix, facilitando os recebimentos via boleto bancário.

8) Boleto Fácil

O Boleto Fácil é um sistema de cobrança que oferece facilidades na emissão e gerenciamento de boletos bancários, permitindo a automatização e profissionalização do processo de cobrança. Com o Boleto Fácil, é possível gerar boletos registrados e customizados com a marca da empresa, facilitando a recorrência e o pagamento de parcelas de forma simplificada.

Além disso, o sistema oferece indicativos inteligentes para auxiliar na gestão financeira e na tomada de decisões, como a evolução das vendas e a inadimplência. A plataforma também possibilita a ativação da cobrança recorrente no cartão de crédito, a inclusão de identificação em contratos e o recebimento automático de Notas Fiscais após o pagamento ser realizado.

9) Pagar.me

O Pagar.me é uma plataforma de pagamentos online que oferece uma solução completa para receber pagamentos e gerenciar vendas de forma eficiente. Com o Pagar.me, é possível vender na internet com alta conversão e segurança, aceitando pagamentos por cartão de crédito e boleto bancário.

A plataforma proporciona uma experiência unificada para os usuários, combinando soluções da Mundipagg para oferecer uma plataforma financeira completa, facilitando a gestão financeira e o crescimento dos negócios online.

10) Boleto Cloud

Uma plataforma gratuita para gestão de boletos registrados, que facilita o processo de emissão, envio e acompanhamento de documentos de cobrança.

O Boleto Cloud permite emissão, envio, processamento e acompanhamento de boletos bancários. Com ele, é possível trabalhar de forma manual através da interface gráfica do site, integrar sistemas com a API para geração manual de boletos ou automatizar todo o processo de emissão e recebimento de pagamentos.

A plataforma também permite a negociação de taxas diretamente com o banco, o registro automático dos boletos, a identificação automática dos pagamentos, o histórico das cobranças, o envio de lembretes automáticos e a disponibilização da segunda via do boleto atualizada.

Como selecionar a melhor plataforma para emitir boletos?

As principais vantagens de uma plataforma de emissão de boletos incluem:

1) Controle Financeiro

Uma plataforma eficiente permite um maior controle dos vencimentos e recebimentos, automatizando tarefas manuais e facilitando a gestão financeira da empresa.

2) Facilidade de Gestão e Praticidade

A emissão de boletos de forma automática e a possibilidade de personalizar multas e juros tornam o processo mais simples e ágil, poupando tempo e dinheiro.

A utilização de um sistema integrado de gestão para a emissão de boletos permite um controle mais eficaz dos prazos e recebimentos, facilitando o planejamento financeiro da empresa e proporcionando uma organização mais eficiente dos processos relacionados aos pagamentos.

3) Segurança e Conformidade

Plataformas que seguem rigorosamente as regras do Banco Central, emitindo boletos registrados que podem ser protestados normalmente, garantindo segurança e conformidade para a empresa e seus clientes.

Os sistemas de gestão oferecem maior segurança na emissão dos boletos, eliminando a necessidade de arquivos de remessa e reduzindo a possibilidade de fraudes. Além disso, garantem a conformidade legal, uma vez que todos os boletos são registrados.

4) Ampla Aceitação de Pagamentos

Oferecer a opção de pagamento via boleto amplia as formas de pagamento disponíveis para os clientes, atendendo às preferências de pagamento de diferentes públicos e expandindo as possibilidades de compra.

5) Economia e Transparência

Plataformas que oferecem a emissão de boletos grátis ou a um custo acessível, sem cobrança de mensalidades ou taxas extras, proporcionando economia para a empresa. Além disso, a transparência no processo de emissão e pagamento dos boletos evita prejuízos em caso de inadimplência.

Fontes: Nuvem Shop, Cora, Conta Azul, Contabilizei, Canaltech, Enotas, Seja EFI, Nubank