Investimento para iniciantes na Bolsa de Valores: alternativas

2 de agosto de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 43 seg


As pessoas quando descobrem a Bolsa de Valores, normalmente ficam meio perdidas por onde começar a investir. Pensando nisso, preparamos um texto com três opções de investimento para iniciantes na Bolsa.

As três alternativas apresentadas neste texto são interessantes para investidores iniciantes, pois, além de possibilitarem uma diversificação da carteira com pouco dinheiro, também permitem que você comece a entender sobre o funcionamento do mercado.

Apesar de falarmos sobre investimento para iniciantes na Bolsa de Valores, esse texto não deve ser considerado como uma recomendação de investimentos.

A Bolsa não vai te deixar rico

Antes de falarmos sobre as aplicações para iniciantes, vale lembrar que a bolsa não vai te deixar rico. Ou seja, não é recomendado que você veja a Bolsa como o local onde você vai ganhar muito dinheiro e ficará rico. Inicialmente o mercado financeiro parece um ambiente cheio de emoções e aventuras.

Mas a verdade é que o objetivo da Bolsa de Valores não é ser divertida ou te enriquecer. Ela serve para quem deseja construir um patrimônio no longo prazo. Dessa forma, a ideia é comprar ações que com o passar do tempo vão começar a te gerar renda e um dia você poderá até mesmo se aposentar e viver de renda.

Portanto, o investimento na Bolsa de Valores deve ser visto sempre como algo para o longo prazo e não para o curto prazo. Entretanto, se você se apaixonar pelo mercado financeiro, você pode realmente transformar a Bolsa em seu trabalho. Sendo que para isso você não precisa virar trader.

investimento para iniciantes na Bolsa

Paulo Roberto Leardi

Uma opção para trabalhar na Bolsa é se tornar especialista em investimentos. Além disso, você pode trabalhar em casas de análises ou ainda abrir um escritório de investimentos. Se este é o seu caso, é interessante estudar profundamente sobre investimentos e tirar algumas certificações da ANBIMA.

Investimentos para iniciantes na Bolsa

De maneira geral, quando as pessoas entram na Bolsa de valores, elas não sabem muito bem o que fazer para começar a investir. Elas abrem uma conta na corretora, mas não sabem quais são os ativos legais para iniciantes e não sabem analisar os riscos dos investimentos.

Neste texto vamos falar sobre algumas alternativas de aplicações para iniciantes na Bolsa de Valores, que podem te ajudar. Porém, se você nunca investiu, talvez seja mais interessante investir em alguns ativos de renda fixa primeiro. Algumas boas alternativas são CDBs e tesouro direto. Enfim, alguns investimentos interessantes para iniciantes são:

1- BOVX11

O BOVX11 é um ETF – Exchange Traded Fund. Em síntese, os ETFs são uma espécie de fundo de investimento que segue um índice. Sendo assim, o BOVX11 é um ETF que replica a carteira teórica do Ibovespa. A vantagem desse investimento para iniciantes é que com apenas uma cota, você já consegue se expor às maiores empresas da B3, tais como:

investimento para iniciantes na Bolsa

Os ETFs são aplicações interessantes para iniciantes na Bolsa, pois o investidor não precisa escolher sozinho as ações. Como o BOVX11 acompanha o Ibovespa, sua carteira irá oscilar de acordo com o índice.

Sendo que, como o índice costuma oscilar de forma menos violenta, você vai conseguir começar a entender como ele se comporta. O ideal é que com o tempo você estude sobre investimentos, aprenda a analisar os ativos e comece a escolher as ações e montar a sua própria carteira.

2- IFIX para investidores iniciantes na Bolsa

O IFIX também é um ETF de índice. A diferença entre ele e o BOVX11 é que o IFIX segue o índice dos fundos imobiliários. Basicamente os fundos imobiliários são fundos de investimento focados na aplicação em imóveis ou em títulos relacionados ao setor imobiliário.

Sendo assim, ao investir em IFIX você consegue diversificar sua carteira entre diversos fundos imobiliários. Além disso, você começa a entender sobre o funcionamento das aplicações no setor imobiliário e sentir as variações que o ETF passa. A carteira do IFIX é a seguinte:

investimento para iniciantes na Bolsa

O interessante é alocar apenas parte da sua carteira em IFIX e não todo o patrimônio. Também vale a pena começar a estudar sobre o funcionamento desse mercado e passar a escolher os fundos imobiliários que se encaixam no seu perfil e objetivos.

3- Ações conhecidas

Depois que você já tiver começado a investir nos fundos de índices, você pode começar a investir em empresas conhecidas. No Bolsa de Valores existem muitas companhias que provavelmente você nunca ouviu falar. Dessa maneira, se você começar pelas empresas que você já conhece, pode ser mais fácil estudar sobre elas.

Lembre-se que ao comprar ações dessas empresas, você deve ter uma mentalidade de sócio. Portanto, pesquise sobre a empresa, analise sua atuação e sua situação financeira. Ao escolher as ações, não se esqueça de considerar seu perfil de investidor, já que algumas ações são mais arriscadas do que outras.

Veja o vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha, e entenda mais sobre essas três alternativas de investimentos para investidores iniciantes na Bolsa de Valores:

E aí, gostou das opções de investimentos para iniciantes na Bolsa de Valores? Então aproveite para aprender Como investir? Passo a passo e alternativas por menos de 100 reais

Imagens: Paulo Roberto Leardi e Diário de um investidor