FPSO Carioca da Petrobras é a primeira e única a operar em 2021

24 de agosto de 2021, por Pedro Martoly

Tempo de leitura médio: 2 min, 26 seg


A Petrobras começou, ontem (23), com a fabricação de petróleo e gás da Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Transferência (FPSO) Carioca. Sendo assim, é a primeira e única plataforma no campo de Sépia a entrar em operação em 2021. Além disso, está localizada no pré-sal da Bacia de Santos. A sigla FPSO é de origem inglesa e significa Floating, Production, Storage and Offloading.

A Petrobras também revelou a localização exata do FPSO Carioca. Portanto, pode ser encontrada a 200 quilômetros da costa do Estado do Rio de Janeiro. Ademais, tem a habilidade de realizar a produção de cerca de 180 mil barris de óleo e comprimir aproximadamente 6 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.

Por enquanto, esta é única FPSO Carioca. Contudo, a expectativa da Petrobras para o próximo ano é de que mais duas unidades também sejam instaladas nos campos de Mero e Búzios. Portanto, respectivamente localizadas no pré-sal da Bacia de Santos.

Mas oque é FPSO?

FPSO Carioca da Petrobras é a primeira e única a operar em 2021

Off Shore Energy

A Unidade Estacionária de Produção (UEP) é um dos principais meios para o processo de produção de óleo e gás para a Petrobras. Assim, uma FPSO é uma das unidades produtivas que não podem faltar no uso de águas profundas e ultra profundas.

Função da FPSO

Mar de Curiosidades

Uma das principais funções da Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Transferência (FPSO)  é o tratamento vital do petróleo que é extraído do reservatório. Sendo assim, o óleo é separado do gás natural e de vários contaminantes. São separados, por exemplo, água oleosa e gases tóxicos. Depois dessa divisão é feito o depósito do óleo gerado em tanques e, em seguida, transferido para um navio aliviador.

Como é construída uma FPSO no Brasil

FPSO Carioca da Petrobras é a primeira e única a operar em 2021

Sindipetro LP

As Operadoras de Óleo e Gás (O&G) no Brasil fazem um contrato como uma espécie de locação de 20 a 30 anos em média com uma companhia perita em contratações. Depois disso, essa empresa contrata uma equipe responsável para projetar e construir a FPSO.

No caso da Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Transferência Carioca foi em parceira com a Modec. Portanto, deve possuir um formato EPCI, que no inglês significa Engeneering, Procurement, Construction and Integration. Ou seja, precisa atender os critérios do contrato de afretamento e oferecer as respostas e recursos essenciais para seus clientes.

Vale ressaltar, que os O&Gs jamais são encarregados de realizar a construção dessas plataformas.

Leia também sobre Aprovação de Política de Compra Sustentável de Grãos!

Fontes: Negócios, RBNA Consult

Imagem: Propulsor Marítimo, Off Shore Energy, Mar de Curiosidades, Sindipetro LP