31 de agosto de 2021 - por Pedro Martoly
Foi lançado hoje (31) pela Vitreo o fundo multimercado, que visa o mercado internacional Vitreo Money Rider 4 All FIA BDR Nível I. O projeto tem uma aplicação mínima com o início de R$100. Sendo assim, o investidor possui uma carteira com junção de rendimentos através de ações de grandes multinacionais, Fundos de Índices (ETFs), fundos imobiliários, ouro e prata.
O Fundo multimercado internacional, Money Rider 4 All, possui uma pequena taxa de 2% ao ano para questões administrativas. Além disso, as atividades dentro da plataforma não são cobradas. A coleta dos lucros podem ser realizadas a cada 30 dias. O Fundo multimercado internacional também tem a capacidade cambial de moedas e já está disponível pela Vitreo e pelo BTG.
Segundo o sócio e chefe de gestão da Vitreo, George Wachsmann, investir em ativos é tão importante quanto aplicar também fora do Brasil. Dessa forma, a carteira se potencializa. Ademais, a versão anterior da Money Rider 4 All, conhecida como Money Rider Hedge Fund FIM IE, era permitida somente para investidores qualificados. Diferente da nova plataforma, contou Wachsmann.
ETF.COM.VC
A B3 lançou, nesta terça-feira (24), com a BlackRock, Hashdex, Itaú Asset, Investo, QR Asset Management e XP uma ferramenta que auxilia o investidor com noções sobre fundos de índices (ETFs). O nome da plataforma é ETF.com.vc. O portal favorece para que os investidores tenham um acesso rápido e de qualquer lugar ao mercado de ações, setor imobiliário, commodities, criptomoedas e renda fixa.
A ideia dessa parceria entre a B3 e as outras 6 empresas, é trazer temas de forma didática para qualquer tipo de investidor. Sendo ele um novato ou experiente. Ou seja, as dicas irão variar de acordo com o nível de conhecimento dos investidores.
Portanto, podem encontrar orientações na hora de optar por uma corretora ou um recurso de comparação que ajude a decidir pelo melhor ETF.
ETFs, oque são?
ETF vem do inglês Exchange Traded Funds e são fundos de investimento negociados na bolsa de valores e no mercado que funcionam com base em índices do mercado. Como, por exemplo, o Ibovespa.
Os fundos de índices permitem uma maneira lucrativa de investimentos revelando vários setores, países e moedas diferentes. Por isso, os investidores ampliam a esfera de instituições financeiras.
No primeiro semestre deste ano, por exemplo, houve um aumento de 83% no número de investidores brasileiros em ETFs. A quantidade subiu de 242 mil para cerca de 440 mil. Resultado disso, foi uma faturação aproximada de R$1,4 bilhão por dia em 2021.
Como as ETFs funcionam?
Elas são usadas como referência ao administrador do fundo. Assim, expõe o índice e o desenvolvimento. O propósito de um ETF é o investimento fácil, claro e a capacidade de trazer variedades para o investidor. Além disso, a diferença dela para outras espécies de fundos, que precisa de uma aplicação, ETFs propõe negociações na bolsa de valores.
Para investir
O processo é idêntico ao método de investimento em ações. Isso significa que é possível investir através de qualquer corretora de aplicações. O procedimento é basicamente da mesma forma:
- Uma análise aprofundada do ETF;
- Pesquisa de desempenho;
- Ordem de compra e venda.
Fontes: Valor Investe, Poupar Dinheiro, B3, BTG Pactual Digital
Imagens: Yahoo!, Trend Online, TehranTimes, Finance for Dummies, Capital Now