Economizar dinheiro – Dicas para poupar e onde investir seu dinheiro

4 de novembro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 7 min, 58 seg


A necessidade de economizar dinheiro pode surgir por diversos motivos. Seja por desejar realizar uma viagem, para comprar um item necessário ou, ainda, para atingir a liberdade financeira.

Para te ajudar nessa economia, existem diversas dicas fáceis de se colocar em prática, para que você possa poupar seu dinheiro e realizar seus objetivos. 

Portanto, preparamos uma lista completinha, com 27 dicas de como economizar dinheiro. No entanto, mais do que saber como poupar, é preciso também saber onde deixar esse dinheiro para que ele renda mais ainda.

Dicas para economizar dinheiro

Existem muitas dicas úteis para você que precisa poupar dinheiro, aqui vai uma lista completinha:

1- Controle de gastos

O primeiro passo para economizar dinheiro é anotar todos os seus gastos do dia a dia. Além disso, é interessante anotar se você gastou em dinheiro vivo, cartão ou cheque. Em resumo, o controle financeiro é importante para que você tenha consciência dos seus gastos e decida quais cortar para economizar. 

Economizar dinheiro - Dicas para poupar e onde deixar seu dinheiro

Uninorte

2- Planejamento para economizar dinheiro

Depois que você fizer uma lista com seu gastos, é preciso se planejar. Dessa maneira, estabeleça o quanto você quer economizar e quais são os gastos que você irá cortar.

Também determine em quanto tempo você vai conseguir poupar a quantia desejada. É importante ser realista nessa etapa. Se você criar metas inalcançáveis, pode acabar não conseguindo cumprir e ficar frustrado. 

3- Seja mais caseiro

Uma ótima alternativa para economizar dinheiro sem deixar a diversão de lado, é fazer programas caseiros.

Dessa forma, ao invés de gastar com uma saída para o barzinho, você faz uma resenha em casa. Se você fizer uma vaquinha então, e todos darem um pouco de dinheiro, a economia está garantida.  

Economirna

4- Economizar dinheiro comendo marmita

Cozinhar em casa e preparar uma marmita para o trabalho sai muito mais barato do que almoçar no restaurante todos os dias.

5- Alimentação balanceada

Uma boa alimentação ajuda na manutenção da saúde. Ou seja, comer bem pode te ajudar a economizar dinheiro com médicos. 

Exame

6- Descontos

Sempre que possível, busque comprar produtos que estejam com descontos ou, então, peça por descontos. Normalmente, em pagamentos feitos em dinheiro vivo, é mais fácil de conseguir um preço mais camarada. 

7- Lista de supermercado

Para economizar no supermercado, analise o que você tem na dispensa e faça uma lista com os itens que precisam ser comprados.

Economizar dinheiro - Dicas para poupar e onde deixar seu dinheiro

App renda fixa

Depois disso, se esforce para seguir a lista e não cair na tentação de sair comprando coisas por impulso. Outra dica é não fazer compra com fome, pois, dessa maneira, a probabilidade de você comprar mais coisas do que o necessário é grande. 

8- Economizar dinheiro com diversão

Para que você possa ter um pouco de lazer e diversão, não precisa desembolsar uma fortuna. Existem diversas opções de programas gratuitos, como parques, exposições de artes e, às vezes, até mesmo peças de teatro.

9- Pague suas contas

Assim que você receber seu salário, já pague as contas. Isso porque, na correria do dia a dia, pode ser que você acabe se esquecendo de pagar alguma conta e depois tenha que pagar juros. Ou seja, ao invés de economizar, você terá gasto além do necessário. 

Economizar dinheiro - Dicas para poupar e onde deixar seu dinheiro

Dsop

10- Economia de dinheiro em família

Se você possui um companheiro e filhos, deve conversar com eles sobre dinheiro. Essas conversas devem ser pautadas com os objetivos de vocês em relação ao dinheiro e maneiras de se ajudarem a realizar suas metas. 

11- Prefira pagamentos em dinheiro

Evite gastar no cartão de crédito, dê preferência ao dinheiro vivo. Além de conseguir mais descontos em compras pagas em dinheiro, você não fica com a falsa sensação que o cartão de crédito proporciona, de ter muito dinheiro para gastar. 

Live capital

12- Dinheiro contado

Outra ótima maneira de economizar é levar na carteira apenas o dinheiro que você pretende gastar. Desse modo, você vai estar mais consciente dos seus gastos e não vai conseguir gastar mais do que o planejado. Ah, e não vale apelar para o cartão de crédito quando o dinheiro acabar. Leve o dinheiro contado e deixe os cartões em casa. 

13- E-mails de ofertas

Se você recebe e-mails de lojas, abre as promoções e quando vê já fez uma compra, seja radical e não abra mais os e-mails. Se você não conseguir se controlar, vale marcar como spam. 

Economizar dinheiro - Dicas para poupar e onde deixar seu dinheiro

Finacials

14- Um dia para poupar dinheiro

Fique ao menos um dia por mês sem gastar absolutamente nada. A intenção, além da economia, é que você perceba que alguns gastos são completamente desnecessários, são apenas frutos do impulso. 

15- Cupons de desconto para poupar dinheiro

Existem diversos sites que disponibilizam cupons para programas culturais, restaurantes e, até mesmo, viagens. Cupons de desconto são uma ótima alternativa para fazer coisas de você gosta, como um tratamento estético, mas com a vantagem de possuir desconto. 

Economizar dinheiro - Dicas para poupar e onde deixar seu dinheiro

Dsop

16- Diga não e economize dinheiro

Se você fez um compromisso consigo mesmo de economizar dinheiro, então é necessário dizer não para os gastos desnecessários.

17- Academia

Se você paga a mensalidade da academia, apenas para ficar na esteira 3 dias por semana, por 30 minutos, talvez esse gasto possa ser evitado. Uma alternativa para a mensalidade da academia é fazer caminhada no seu bairro ou em algum parque próximo à sua casa.

Alto astral

18- Pequenos gastos

Os pequenos gastos também devem ser considerados e alguns cortados. Afinal, mesmo que seus valores sejam pequenos, eles podem representar uma parcela considerável do seu salário sem que você perceba. 

19- Assinaturas

Existem diversos programas de assinaturas que parecem custar baratinho, como por exemplo, canais de TV, sites de streaming, assinatura de jornais e revistas.

Se vira mundo

Entretanto, se somados, esses serviços podem custar uma fortuna. Portanto, para economizar dinheiro, busque alternativas como cancelar as assinaturas que você não usar e em alguns casos, dividir a conta com um amigo. 

20- Dívidas

Se você tiver dívidas, é fundamental que você se organize para quitar todas. Se possível, realize o pagamento à vista, assim você economiza dinheiro. 

21- Dinheiro extra

Procurar meios de conseguir um dinheiro extra é uma ótima opção para poupar o dinheiro que você deseja. Mas atenção, nada de receber uma renda extra e gastar, lembre-se sempre que o seu objetivo é economizar dinheiro. 

Economizar dinheiro - Dicas para poupar e onde deixar seu dinheiro

Bv

22- Saúde para economizar dinheiro

Os gastos com planos de saúde e exames periódicos não devem ser cortados. Dessa forma, ao manter a saúde em dia você está evitando um gasto maior ainda no futuro. 

23- Economizar dinheiro com a conta de energia

O gasto com energia elétrica é inevitável. Mas alguns pequenos gestos podem contribuir com a sua economia. O primeiro é desligar a luz quando não tiver ninguém no cômodo.

Economizar dinheiro - Dicas para poupar e onde deixar seu dinheiro

Tempersonalizados

Outra dica é deixar desligados os aparelhos que você usa pouco. Por exemplo, o micro-ondas, se você só o utiliza à noite, então não tem necessidade de deixá-lo na tomada o dia todo. 

24- Atacado

Fazer compras em atacados pode representar uma verdadeira economia nas compras do mês. Lembre-se sempre de pesquisar entre os atacados qual o que oferece os melhores preços.

25- Filtro de água

Para economizar dinheiro o gasto nos galões de água mineral, dê preferência aos filtros. Você pode economizar bastante comprando um filtro de barro, ou pode optar pelos mais modernos, que filtram e ainda gelam a água. 

Poupar e viver

26- Roupas no varal

Outra maneira de economizar dinheiro é secando as roupas no varal, da maneira tradicional. Desse modo, você deixa o sol fazer o trabalho de secar a roupa e economiza energia. 

27- Economizar dinheiro com itens emprestados

Se você vai precisar de um item apenas uma vez na vida, você pode recorrer à amigos e familiares, ao invés de gastar dinheiro com ele. Por exemplo, um vestido para um evento elegante.

Ao invés de comprar um vestido que provavelmente você não vai querer usar de novo no próximo evento, porque não pegar emprestado?

Economizar dinheiro - Dicas para poupar e onde deixar seu dinheiro

Mooui

Cortei gastos, e agora?

Se você seguir boa parte das dicas acima, é provável que consiga economizar uma boa quantia de dinheiro. Contudo, tão importante quanto economizar é saber onde deixar seu dinheiro.

Afinal, se você deixa seu dinheiro guardado em casa, na verdade, você vai estar perdendo dinheiro. Isso porque, com a inflação, seu dinheiro vai perdendo o poder de compra. 

Economizar dinheiro - Dicas para poupar e onde deixar seu dinheiro

Exame

Em síntese, o ideal é que você invista esse dinheiro. Os investimentos mais indicados irão variar de acordo com seus objetivos. Desse modo, algumas opções são: tesouro direto, certificado de depósito bancário e fundos de renda fixa. Só não vale colocar suas economias no cofrinho. 

Enfim, se você ainda não está acostumado a investir, mas quer fazer seu dinheiro render, veja as dicas para Investidores iniciantes – 5 passos para investir e opções de aplicações

Fontes: Serasa,  Guia bolso e Nubank

Imagens: Catraca livre, Organizze, Uninorte, Economirna, Exame, App renda fixa, Dsop, Live capital, Finacials, Dsop, Alto astral, Se vira mundo, Bv, Tempersonalizados, Poupar e viver, Mooui e Exame