5 maiores erros do pequeno empresário

Hoje, decidi revelar os 5 maiores erros dos pequenos empresários que acabam com o negócio e que, na maioria das vezes, eles nem percebem.

26 de julho de 2023 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)


Empreender na vida real não é uma tarefa fácil e quem está no campo todos os dias sabe bem do que estou falando. A realidade é que o pequeno empresário é um dos que mais sofre. Mas não precisa ser assim. Hoje, decidi revelar os 5 maiores (e piores) erros dos pequenos empresários que acabam com o negócio e que, na maioria das vezes, eles nem percebem.

Eu vou te ajudar a ter sucesso nos negócios, te mostrando coisas bem importantes que todo empreendedor precisa saber. Se você é um pequeno empresário ou um MEI (microempreendedor individual) e está passando por dificuldades, este artigo vai te ajudar, e muito, a mudar de rumo e começar a lucrar.

Vamos, então, conhecer os 5 maiores erros do pequeno empresário brasileiro:

1. Não valorizar os colaboradores

Essa é uma das principais falhas de quem monta um pequeno negócio, mas ainda não aprendeu a lidar com pessoas. Quase sempre, os funcionários são os principais responsáveis por fazer o negócio andar. Então, não seja um patrão chato, arrogante e exigente demais. Entenda que você está tratando com seres humanos que, quando incentivados e motivados, tendem a fazer muito mais pela sua empresa.

2. Não precificar bem o seu produto

Muita empresa quebra nos primeiros anos porque os produtos ou serviços são mais baratos do que deveriam. Acredite: você não precisa se importar tanto com a concorrência! Se você tem um produto bom, cobre o preço justo. O grande lance, aqui, é não se esquecer de colocar todos os custos e despesas na conta. Se um produto é vendido por R$ 200 e custa R$ 100, sua margem de lucro jamais será de 100%.

3. Não contratar na hora certa

O terceiro erro muito comum aos pequenos empresários é o de não delegar algumas funções. Muitas vezes, o negócio começa apenas com o dono e ele acaba não percebendo o quanto a empresa pode crescer e se expandir com a contratação de outras pessoas. Por mais competente que seja, você nunca vai conseguir abraçar o mundo. Aprenda a delegar e a contratar os melhores colaboradores.

4. Evitar a tecnologia

Em pleno 2023, temos uma infinidade de empreendedores que ainda não entenderam o poder da internet e das redes sociais. O problema é que todas as empresas que ignoram a tecnologia acabam quebrando. Evite que isso aconteça com o seu negócio. Crie e mantenha ativos seus perfis no Google, nas redes sociais e em todas as plataformas possíveis. Sua empresa precisa ser vista.

5. Misturar pessoa física e jurídica

Um outro probleminha extremamente comum aos empreendedores brasileiros é a confusão entre a pessoa física e a pessoa jurídica. Às vezes, o negócio até consegue ir bem e lucrar. Mas o empresário nunca vê o dinheiro porque faz tudo errado: paga contas pessoais com o cartão da empresa, paga impostos e despesas da “firma” usando a conta pessoal… e vira tudo uma grande bagunça.

Entenda de uma vez por todas: você e sua empresa são pessoas totalmente diferentes. Comece a mudar isso e você vai ter muito mais clareza com relação à saúde do seu negócio.

Por fim, eu preparei uma dica adicional que vai fazer você cuidar muito mais do dinheiro da sua empresa e aprender a planejar o futuro. Confira no vídeo abaixo (do canal Investidor Sardinha).

E então, gostou do conteúdo? Aproveite e já faça parte da nossa comunidade no Instagram (@oraulsena) pra ficar sempre por dentro dos investimentos e da Bolsa de Valores.

E não deixe de conferir, também: Como empreender com pouco dinheiro? 5 Passos para criar um negócio.

Investir em ações é burrice da classe média?

Americanas SUBINDO 300%, ainda dá tempo de COMPRAR? Análise

O que aconteceu com os NFTs? A bolha de bilhões de dólares

Ray Dalio: Um experimento que pode mudar de VEZ a sua rentabilidade