Como empreender com pouco dinheiro? 5 Passos para criar um negócio

2 de junho de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 19 seg


Investir na bolsa de valores é fundamental para que o seu dinheiro possa render. No entanto, o dinheiro para investir precisa vir de algum lugar e ninguém fica rico apenas investindo. Nesse sentido, uma opção é empreender, mesmo que com pouco dinheiro.

Empreender é uma das principais formas procuradas pelas pessoas que desejam enriquecer e ter mais dinheiro para investir. Afinal de contas, uma ideia pode resultar em um negócio milionário.

Lembrando que, apesar de falarmos sobre como empreender com pouco dinheiro e dicas para criar uma empresa online, este é um texto opinativo.

Antes de começar a empreender

Antes de começar um negócio, é importante que você tenha em mente três princípios:

1- Abra um negócio online: Se você tem pouco dinheiro para começar o seu negócio, a primeira coisa que você precisa compreender antes de abrir a empresa é que ela terá que ser online. Isso porque, no mercado digital, é mais fácil empreender e exige um investimento inicial menor do que os negócios físicos.

Quando você abre um negócio existem as chances dele dar certo ou errado. Se você tiver pego um empréstimo e a empresa não funcionar, você terá que arcar com a dívida. Portanto, ao invés de recorrer à empréstimos visando a abertura do seu negócio físico, é melhor escolher o meio digital e empreender com pouco dinheiro.

2- Não invista em ideias disruptivas: Pode ser tentador procurar por ideias de negócios inovadores. Mas se você se encaixa na média e nunca foi genial na vida, é melhor não tentar ser genial ao começar um negócio.

3- Você pode empreender e ter um emprego ao mesmo tempo: Muitas pessoas acreditam que não podem empreender, pois têm um trabalho. Contudo, você pode sim abrir um negócio online e trabalhar nele fora do horário de expediente. É claro que você vai ficar mais cansado, porém, é melhor não se dedicar apenas à empresa antes que o negócio tenha se estabelecido.

Como empreender com pouco dinheiro?

Para que você possa abrir uma empresa online, siga o passo a passo:

1- Defina o seu produto para começar um negócio

O primeiro passo para abrir uma empresa, é definir qual produto você deseja vender. Escolha um produto que você goste, que acredita que faz sentido e que é bom para as pessoas. A maioria das lojas trabalha com diversos produtos diferentes.

Entretanto, existem algumas vantagens em focar em apenas um produto. Primeiramente, a marca fica mais forte, já que ela vira referência em relação a determinado produto. Além disso, o custo para popularizar esse produto é mais barato.

como empreender com pouco dinheiro

Após escolher um produto, você pode estar se questionando se vender é viável, pois você não sabe como produzi-lo. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que a maior parte das empresas na internet não fabricam o próprio produto, elas apenas vendem.

Ou seja, os negócios online normalmente são empresas de marketing que fazem apenas a venda do produto. Sendo assim, após escolher o produto, você pode verificar quais são as empresas que produzem aquele item e ligar para o fabricante para fazer uma cotação de preços.

Por outro lado, se o produto que você deseja vender for internacional, você pode importar em grande quantidade pelo Aliexpress. Quando a empresa crescer, você pode contatar uma pessoa para comprar no exterior.

2- Estruturação de marca

Depois de definir o produto que você vai vender, é preciso estruturar sua marca. Para isso, pense em um nome. Ao escolher o nome, considere aspectos como: sonoridade, facilidade de digitar, tenha referência com o produto e seja simples. Após escolher o nome, encontre uma empresa online que cria logos.

como empreender com pouco dinheiro

3- Crie uma loja online para começar um negócio

Para abrir uma loja online você não precisa de um programador. Existem várias plataformas online que você pode criar de maneira rápida e fácil sua loja online, como, por exemplo, a Nuvem Shop, Loja Integrada e a Shopify. Lembrando que o aconselhável é que você registre o domínio da sua empresa.

4- Abertura de CNPJ

O quarto passo para começar um negócio é abrir o seu CNPJ. Esse é um passo fundamental, já que no Brasil é obrigatório a emissão de nota fiscal. O processo de abertura não é muito caro e você pode contratar um contador pela internet que irá te falar o passo a passo de como fazer a abertura.

5- Como vender

Depois que você tiver realizado todos os passos anteriores e estiver pronto para vender seu produto, pode surgir a dúvida de como exatamente fazer a venda. Como a sua loja é online, existem dois caminhos principais que você pode seguir:

Startupi

1- Anúncios: Uma forma de trazer clientes para a sua empresa é recorrendo ao Google ADS e ao Facebook ADS. Apesar de ser bastante utilizado, esse é o caminho longo e mais lento.

2- Influenciadores: O segundo caminho é investindo em pequenos influenciadores regionais, que possuam entre 7 mil e 20 mil seguidores de grande engajamento. Essa é uma alternativa que pode fazer sua loja vender com mais facilidade.

Inclusive, se você escolher influenciadores bem pequenos, que tenham cerca de 3 mil seguidores, você pode só enviar seu produto para essa pessoa e ela pode acabar citando sua marca espontaneamente, sem que você peça ou pague para isso.

Se essa postagem gratuita tiver tido uma boa conversão, você pode entrar em contato e negociar para que a pessoa fale sempre sobre a sua marca. Seja como for, é fundamental que esses influenciadores tenham compatibilidade com a sua marca. Veja o vídeo de Raul Sena e entenda mais sobre como vender o seu produto:

Durante todo o processo de abertura de empresa e crescimento da marca, não deixe de cuidar da sua carteira de investimentos e ler livros sobre o assunto.

Lembrando que o ideal é diversificar entre renda fixa e variável e investir todos os meses. Dessa maneira, ao empreender e investir, você poderá alcançar o seu Primeiro milhão – 7 passos para conseguir e o que vem depois

Imagens: Exame, Abril, Sumus, Wbs Brasil e Startupi