25 de março de 2025 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Existem algumas informações e truques que os bancos não querem que você saiba e hoje, vou contar 5 deles pra você não correr o risco de cair! Além disso, com as dicas que vou compartilhar aqui, caso você tenha algum conflito com um banco, vai conseguir resolver isso de forma muito mais tranquila.
1. Portabilidade da previdência
Muitas vezes, você ou alguém da sua família fez uma previdência e pensa que não tem como cancelar, sem perder os benefícios conquistados. No entanto, o que as pessoas não sabem é que é possível fazer a portabilidade da previdência, sem que seja preciso sacar e pagar tributos por isso.
O banco sempre te diz que a única forma é sacando e pagando ali os tributos, mas isso não é verdade. Você pode fazer a portabilidade disso.
2. Portabilidade de financiamento
Não é porque você já fez um financiamento, que você não consegue levar ele pra outro banco. E, na verdade, isso é o que os bancos mais tem medo, da portabilidade de financiamento. No entanto, no momento atual talvez você não encontre boas, porque a taxa Selic está muito alta. Mas, você pode voltar daqui um tempo e analisar para ver se não encontra uma boa oportunidade.
3. Principalidade bancária
Quando você recebe seu salário por meio de um determinado banco, quando seu principal cartão é de lá, o banco tem você como um cliente que tem a principalidade ali. Não adianta nada ter 5 contas em bancos diferentes, aquele com quem você tem o melhor relacionamento, normalmente é o que vai te oferecer as melhores condições. Isso porque você deixou ele como seu banco principal.
Se você quiser testar um novo banco e descobrir o que ele te ofereceria, basta colocar suas contas no débito automático nesse novo banco e colocar para receber seu salário por ele. Você vai ver que no dia seguinte a forma como eles te tratam já vai mudar. Esse é o principal hack, não precisa ficar esperando anos e anos.
4. Registro de reclamação no Bacen
Vamos supor que você teve um problema sério com um banco, o que você faz? O caminho mais natural é abrir uma reclamação na ouvidoria ou no Reclame Aqui. Mas o banco não está nem aí para isso, não muda nada para eles. Agora, tem uma coisa que realmente causa medo, pavor nos bancos e é o registro de reclamação no Bacen.
Uma denúncia no Bacen, por menor que seja, é o que pode acontecer de mais grave para um banco. Gera demissão, inclusive. Então, se você teve algum problema sério, se o banco não está querendo dialogar com você, é só ir no Bacen. Em menos de 24 horas, pode ter certeza que eles vão entrar em contato com você.
5. Bacen das corretoras
E o que muitos podem não saber é que também existe uma espécie de Bacen, só que das corretoras, é a CVM. É como se fosse a polícia do mercado financeiro. Então, se alguém ou alguma corretora te sacaneou, pode procurar a CVM, porque esse é um órgão extremamente sério! Independente se é escritório de corretora, assessor independente, corretora, qualquer instituição financeira, pode procurar a CVM.
Mas claro, se você realmente tiver um problema sério para resolver e estiver com dificuldades para isso. Não use atoa, não saia acionando eles por qualquer motivo.
E se você quer entender melhor sobre esses truques que os bancos não querem que você saiba!
E se você quiser aprender a investir, independente dos bancos, te convido a conhecer a AUVP, nossa escola de investimentos. Lá, você pode fazer sua análise de perfil e, se aprovado, terá acesso a um sistema inteligente de gestão de ativos, além de conteúdos para investir tanto no Brasil quanto no exterior.
E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinha e do perfil @oraulsena no Instagram.
Leia também: Bancos comerciais: o que são, como funcionam e quais as funções