A crise chegou | Selic a 14,25% a.a. – Onde investir?

A taxa Selic subiu novamente e chegou ao patamar de 14,25%. Será que ainda vale investir no Brasil, mesmo com essa taxa de juros?

10 de abril de 2025 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)


É oficial, taxa Selic a 14,25% a.a. e com isso se torna ainda mais difícil empreender, tomar crédito, o varejo não consegue vender e a economia fica sufocada. Temos aí um dos piores cenários recentes da economia brasileira. Mas ao menos, a inflação deve dar um tranquilizada nesse momento.

Mas a grande questão é: onde investir com a taxa Selic nessa patamar? Como encontrar boas oportunidades?

Veja também: Como escolher um título de renda fixa? Não caia nas armadilhas

Contrafluxo

A primeira coisa que você precisa entender é que o mercado financeiro já sabia dessa informação há muito tempo. Quando ela chega pra você, todo o mercado já está ciente disso.

Por isso, a taxa de juros dos CDBs, LCI, LCA, CRI E CRA já estavam reajustadas, porque todo mundo sabia que a taxa ia subir. Mas como ainda não se sabe se esse é o limite, temos agora uma nova margem que pode ir mais longe ainda.

Se você for olhar agora no painel da sua plataforma de investimentos, vai encontrar LCA pagando 88% do CDI, por exemplo. Mas, o erro é pegar esse tipo de título para o longo prazo. Isso porque você fica amarrado a esse valor.

E depois, quando começar a ter cortes na taxa de juros, você vai continuar com esse título que não terá um bom rendimento no futuro. Por isso, o ideal é você esperar a taxa abaixar para encontrar opções que pagam 120%, 125% do CDI. É outro patamar!

No momento agora, vale mais investir em pré-fixados de longo termo ou títulos de mercado secundário que estão pagando muito acima da média e que são de poucos dias.

Seu objetivo é encontrar títulos que vão te abastecer em outros momentos. Por isso, você tem que procurar títulos pré-fixados que estão travados em taxas maiores, o mais próximo da taxa atual. Isso porque quando a taxa Selic for cortada, você vai conseguir lucrar acima dela.

Não adianta pegar pré-fixado no momento que a taxa de juros está baixinha.

Marcação a mercado

Tem mais uma sacada que as pessoas não conseguem perceber. No tesouro tem algumas coisas muito interessantes, encontrei um pré-fixado com 14,25% a.a. qualquer outro que pague menos que isso, já não compensa. Mas o que isso significa? Se a Selic for cortada, você consegue fazer uma marcação a mercado.

Saiba mais: Como fazer marcação a mercado? Vantagens e cuidados ao especular

Renda fixa ainda vale a pena?

Apesar dos pesares, não tem motivo para ficar chateado. A renda fixa está apresentado ótimas oportunidades e a renda variável também vai entrar na promoção.

Atualmente, inclusive, a maior parte da minha carteira está em renda fixa e vou manter assim por enquanto. Vou me preocupar em alocar isso pra que? Só se surgir um CRI, CRA, LCI ou LCA bom.

Quer entender melhor sobre tudo isso que expliquei aqui? Então assista ao vídeo completo!

E se você quer aprender a fazer um bom contrafluxo e aproveitar as melhores oportunidades do momento, te convido a conhecer a AUVP, nossa escola de investimentos. Lá, você pode fazer sua análise de perfil e, se aprovado, terá acesso a um sistema inteligente de gestão de ativos, além de conteúdos para investir tanto no Brasil quanto no exterior.

E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinha e do perfil @oraulsena no Instagram.

Leia também: FIIs em queda – Lascou tudo? Vou comprar agora?

A crise chegou | Selic a 14,25% a.a. – Onde investir?

Chegou a hora de vender suas ações? Proteja seu dinheiro na próxima crise

Por que a taxa Selic em 14,25% é BOA para você?

Banco Master vai quebrar? Quem investiu em CDBs?