Taxa básica de juros, o que é? Como é definida, funções e impactos

11 de fevereiro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 16 seg


A taxa básica de juros funciona como um parâmetro para as demais taxas de juros usadas nas operações financeiras, como por exemplo, os empréstimos. 

A taxa de juros usada no Brasil é chamada de Selic, e possui como principal função o controle da inflação. Além disso, ela influencia no rendimento de vários tipos de investimentos

A definição da taxa Selic ocorre a cada 45 dias, quando o Copom (Comitê de Política Monetária), levando em consideração as diretrizes e o cenário econômico nacional, estabelece o seu valor. 

O que é taxa básica de juros?

A taxa básica de juros é uma ferramenta usada pelos países em sua política monetária. Ela é considerada como base porque influencia as taxas de juros utilizadas nas operações financeiras, como financiamento e empréstimo. 

Taxa básica de juros, o que é? Como é definida, funções e impactos

Onze

No Brasil, nós temos a Selic – Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Sendo que, por meio da Selic, é possível estimular ou desestimular o mercado. Desse modo, através desta taxa é possível fazer o controle da inflação. 

Como é definida?

O Sistema Especial de Liquidação e Custódia é um programa virtual onde os títulos do tesouro nacional são negociados diariamente entre as instituições financeiras. Somente as instituições financeiras e o Banco Central do Brasil possuem autorização para negociar os títulos públicos neste ambiente. 

Taxa básica de juros, o que é? Como é definida, funções e impactos

Fecomercio

Diariamente é feito o cálculo da taxa média ponderada usada pelos bancos nesses títulos públicos. Esses cálculos determinam a Taxa Selic Over. A Selic Over é diferente da taxa Selic, usada como taxa básica de juros. Isso porque a taxa Selic é definida pelo Copom – Comitê de Política Monetária.

Em síntese, a cada 45 dias, o Copom se reúne e, levando em consideração as diretrizes econômicas do Brasil e o cenário econômico, define a taxa selic meta, que é a taxa básica de juros. 

Funções

A taxa básica de juros é uma ferramenta de controle usada pelos governos. Dessa maneira, as suas duas funções principais estão relacionadas aos investimentos e à inflação.

Investimentos

A taxa básica de juros influencia diretamente na rentabilidade de diversos tipos de investimentos, como por exemplo, a poupança. Nos investimentos em que a Selic não é usada de fato com base para o retorno, ela influencia os indexadores que serão usados, como por exemplo, o IPCA e o CDI

Taxa básica de juros, o que é? Como é definida, funções e impactos

Urbe.me

Inflação

Por meio do aumento ou diminuição da taxa Selic, o governo controla o consumo e, consequentemente, a inflação. Basicamente, quando o governo quer estimular a economia e o consumo, ele pode diminuir a taxa de juros.

Essa redução faz com que os juros praticados no mercado diminuam, o que significa que a população tem acesso ao crédito mais facilmente e compra mais. Com o aumento da demanda em relação à oferta, a tendência é que os preços aumentem, resultando na inflação. 

Em contrapartida, quando o governo quer desestimular o consumo, ele aumenta a taxa Selic, o que faz com que o acesso ao crédito seja dificultado e as pessoas gastem menos. Consequentemente, a oferta passa a ser maior do que a demanda, o que faz com que a inflação diminua. 

Taxa básica de juros, o que é? Como é definida, funções e impactos

Spacemoney

No Brasil, o IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo, é usado como indicador das variações de preços. Logo, o IPCA aponta o aumento de preços de bens e serviços, ou seja, a inflação. 

Impactos da taxa Selic

A Selic é importante sobretudo por ser um instrumento de controle da inflação, afinal, a Selic foi criada justamente para ser um mecanismo de controle de preços. Portanto, todas as alterações realizadas na taxa Selic resultam na queda ou na alta da inflação. 

Os investidores são impactados duplamente pela taxa Selic, já que ao mesmo tempo em que são consumidores também são investidores.

Em outras palavras, além de lidar com a inflação, os investidores precisam lidar com os impactos causados pela Selic no retorno dos investimentos. Os investimentos afetados são:

Trademap

1- Tesouro Selic

Esse tipo de tesouro direto tem a sua rentabilidade indexada à taxa Selic. Isso significa que o retorno do investimento corresponde à taxa Selic. Por exemplo, anos atrás a taxa estava em 8%, porém, atualmente ela está em 2%. Ou seja, a rentabilidade do investidor diminuiu de 8% para 2%. 

2- Poupança

A poupança também é bastante impactada pela Selic. Isso porque a regra para a sua rentabilidade é a seguinte:

  • Se a Selic estiver mais alta que 8,5%, o rendimento é: 0,5% ao mês + Taxa Referencial;
  • Se a Selic estiver abaixo ou igual a 8,5%, o rendimento será de: 70% da Selic + Taxa Referencial. 

Como a Selic está bem abaixo de 8,5% e a Taxa Referencial está zerada, o rendimento da poupança está bem baixo. 

E-investidor

3- Renda fixa

Diversos investimentos em renda fixa estão indexados ao CDI – Certificado de Depósito Interbancário. Em síntese, o CDI é o resultado da média de juros praticados nos empréstimos de curtíssimo prazo entre os bancos. 

Esses empréstimos ocorrem porque o Banco Central determina que os bancos devem sempre fechar o dia com saldo positivo. Quando um banco não consegue, ele pega um empréstimo com outro banco. 

O problema é que o CDI está sempre bem próximo à Selic. Sendo assim, sempre que a Selic diminui, o rendimento dos investimentos de renda fixa indexados ao CDI também diminuem. Alguns investimentos que usam o CDI são: CDB, LCA, LCI e LC

Uma opção para manter a rentabilidade nos investimentos mesmo com a baixa da Selic, é a renda variável. Para aprender a investir na bolsa de valores, veja o vídeo de Raul Sena:

Enfim, agora que você sabe qual é a taxa básica de juros e seus impactos, aproveite para entender melhor sobre o funcionamento do IPCA, o que é? Conceito, para que serve e relação com a inflação.

Fontes:  Nova escola, Nubank e Mais retorno

Imagens: Onze, Urbe.me, Fecomercio, Spacemoney, Veja, E-investidor e Trademap