LCA, o que é? Definição, como funciona, vantagens e desvantagens

30 de setembro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 50 seg


LCA significa Letra de Crédito do Agronegócio, sendo considerado como um investimento de renda fixa. Portanto, ao aplicar seu dinheiro em LCA, o investidor, na prática, está emprestando seu dinheiro para instituições financeiras que emitem esse título. 

As LCAs são tidas como investimento seguro, já que possuem a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Além disso, apresentam a grande atratividade da isenção do imposto de renda. 

Em resumo, investir em LCA é uma boa forma de diversificar a carteira de investimentos em renda fixa. Afinal, a diversificação é sempre uma boa estratégia. 

Brasil Minas

O que é LCA

A sigla LCA vem de Letra de Crédito do Agronegócio. As LCAs são consideradas como título de renda fixa e, basicamente, ao aplicar em LCA, o investidor está emprestando dinheiro para uma instituição financeira.

Sendo assim, pelo empréstimo, o investidor é recompensado com uma taxa de juros. 

LCA o que é? como funciona e como fazer o investimento em agronegócio

Agro campo

Este tipo de investimento é considerado como renda fixa, pois, no momento da aplicação, o investidor já consegue calcular qual será a sua rentabilidade. 

Como funcionam

Assim como o tesouro direto, onde o investidor empresta dinheiro ao governo, nas LCAs o investidor também está emprestando dinheiro, porém, neste caso, o dinheiro vai para as instituições financeiras, que podem ser públicas ou privadas.

Portanto, os emissores de LCA são os bancos e outras instituições financeiras, que devolvem o dinheiro do investidor acrescido de juros. 

O montante resultante da junção do dinheiro de todos os investidores que adquiriram LCA é redirecionado para projetos de agronegócio.

Portanto, esse tipo de o dinheiro pode ser usado, por exemplo, em atividades de comercialização, de industrialização ou na compra de máquinas. Em última instância, é como se o investidor estivesse realizando um investimento no agronegócio.

LCA - investimento em agronegócio

Olhar investidor

É claro que o banco cobra juros por financiar esses projetos. Então, quem resgata o empréstimo com o banco, pega uma taxa de juros superior à que o banco paga ao investidor.

Rentabilidade das LCAs

De maneira geral, os rendimentos são atrelados ao indexador CDI. O CDI significa Certificado de Depósito Bancário. Essa taxa vem de uma dinâmica dos bancos em que, para fechar o dia com um valor específico de dinheiro em caixa, por vezes, eles precisam pegar empréstimos de curtíssimo prazo.

Dessa forma, ao fazer o empréstimo, os bancos emitem esses títulos, sendo os CDIs uma espécie de garantia. A taxa de CDI é a média das taxas dos empréstimos entre os bancos.

Sendo assim, o CDI aparece junto com um valor em porcentagem, que pode ser, por exemplo, 90% do CDI. Isso significa que o rendimento corresponde à 90% do valor que estiver o CDI.

LCA o que é? como funciona e como fazer o investimento em agronegócio

O vale

O investimento no agronegócio pode ter sua rentabilidade de três maneiras diferentes, como:

Prefixado: Nesse tipo, o investidor já consegue calcular os rendimentos no momento da aplicação;

Pós-fixado: No pós-fixado, o resultado final pode variar dependendo da taxa indexadora, que na maioria das vezes é a CDI; 

Híbrido: Por fim, a híbrida é uma fusão entre pré-fixado e pós-fixado. Dessa forma, os rendimentos são baseados na taxa de indexação, que pode ser, por exemplo, o IPCA mais uma taxa de juros especificada no momento de investir. Esse tipo é o menos comum entre os três e, normalmente, exige um prazo maior. 

Riscos das LCAs

O investimento em LCA é considerado seguro, já que possui a proteção do FGC. Dessa forma, caso a instituição financeira que emitiu os títulos vá à falência, o investidor consegue resgatar total ou parcialmente seus investimentos.

Isso porque, o FGC devolve até R$ 250 mil por CPF e instituição. 

LCA o que é? como funciona e como fazer o investimento em agronegócio

Summit agro

Mesmo que a instituição financeira receba um calote, ainda assim o dinheiro é devolvido ao investidor. Ou seja, quanto a isso não existe risco.

Entretanto, é interessante diversificar as LCAs das instituições financeiras. Afinal, mesmo com a proteção do FGC, caso ocorra falência, o limite de devolução ainda é de apenas 250 mil reais por instituição.

Vantagens da LCA

A grande vantagem de se investir em LCA está na isenção de imposto de renda para pessoas físicas. Essa isenção é uma espécie de incentivo do governo para que os projetos de agronegócio possam ser financiados através do investimento em letra de crédito do agronegócio.

Além disso, o IOF – Imposto sobre Operações Financeiras – também não é cobrado. Em resumo, a isenção dos impostos é uma forma do governo incentivar o investimento em agronegócio.

LCA o que é? como funciona e como fazer o investimento em agronegócio

CBN Maringá

Outra vantagem se refere à rentabilidade, que, como segue o CDI, costuma ser bastante atrativa. Normalmente, os bancos menores oferecem melhores rentabilidades do que as grandes instituições.

Contudo, as empresas menores possuem maior risco de quebra do que as empresas já consolidadas. Por fim, mesmo que a instituição financeira quebre, investir em LCA é seguro, já que é protegido pelo FGC. 

Desvantagens da LCA

O prazo de carência das LCAs são uma desvantagem, por serem de 90 dias. Logo, caso o investidor precise resgatar o dinheiro antes da data estabelecida, não será possível.  

O valor mínimo pode ser considerado uma desvantagem, se comparado a outros investimentos que possuem um valor mínimo menor. Além disso, os valores variam entre as instituições.

LCA o que é? como funciona e como fazer o investimento em agronegócio

Agroportal

É claro que, quanto maior o investimento, maior será o prazo de aplicação e, consequentemente, maior a rentabilidade. Os prazos de aplicação também variam conforme as instituições.

Como investir em letra de crédito do agronegócio

Para investir em LCA, existem duas possibilidades. A primeira delas é ir até um banco e verificar as opções disponíveis. A segunda possibilidade é fazer o processo por meio de uma corretora.

A grande vantagem de investir através de corretoras é a possibilidade de diversificação e comparação. Isso porque, cada instituição financeira disponibiliza apenas as próprias letras de crédito do agronegócio. Porém, nas corretoras, existem diversas opções de instituições diferentes.

Mais conhecer

Dessa maneira, é possível, ainda, comparar os prazos e juros das LCAs das várias instituições disponíveis.

Para investir através de uma corretora, basta escolher uma dentre as várias disponíveis, abrir uma conta – que costuma ser gratuita -, analisar as opções e investir. 

Agora que você já sabe como funcionam as letras de crédito do agronegócio e o investimento em agronegócio aproveite e entenda como funcionam os  Juros, o que são? Definição, principais tipos e como funcionam

Fontes: Toro investimentos, Toro radar e Suno

Imagens: Olhar investidor, Brasil Minas, D e R negócios, Agro campo, O vale, Summit agro, CBN Maringá, Agroportal e Mais conhecer